4 coisas que não aprendi nas palestras do RD Summit 2017

Há vários resumos incríveis das palestras do evento por aí, mas você não está aqui para ver um resumo, não é mesmo? A verdade é que, quando você participa de um evento como esse, várias percepções vão além dos slides e das palavras. Você começa a assimilar conteúdos incríveis e se perguntar:

O que estou fazendo com a minha vida?

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Se você nunca participou de um evento que mexeu com seu psicológico dessa forma, eu fortemente sugiro que você participe do RD Summit do ano que vem (que já tem inclusive data para acontecer).

Mas chega de introdução, vamos ao que realmente interessa, o que eu senti e vivi no RD Summit 2017 que somente os resumos das palestras não vão te oferecer?

Consumidor quer experiência

Alguns palestrantes tocaram nesse tópico, sim, porém, se você não esteve imerso durante os 3 dias de RD Summit, você realmente não vai saber do que eu estou falando.

Em alguns tweets e stories do instagram, comentei que o evento foi a “Disney do Marketing Digital” para mim. E foi mesmo. Mais de 8 mil pessoas conectadas, filmando e fotografando sem parar em frente a telões incríveis e mega coloridos logo na entrada.

Cada detalhe do evento te fazia suspirar. Cada estande tinha uma experiência diferente, um jeito de interagir com pessoas e marcas. Eu, por exemplo, queria todas as camisetas da Rock Content com tema de séries (Game of Content gente!), mas não ganhei nenhuma. Tamanho foi o cuidado que eles trouxeram um mestre de cerimônias especial, o inexorável Marcio Ballas!

Tinha Fruit Station, café feito na hora, gente pronta para te ajudar independentemente do seu problema ou dúvida e tudo, TUDO, funcionava impecavelmente bem. De maneira tão fluida que eu mal sentia os dias chegando no fim quando eles começavam a servir o chope para todos, de graça.

Para finalizar esse tópico, vale dizer que virei fã girl da marca RD e com certeza, irei novamente no ano que vem (além de fazer propaganda para todo mundo). Eles investiram em experiência, e ganharam uma cliente para vida <3

OK, vale dizer que trazer a Gretchen nos 30 segundos do último tempo também me deu um mini ataque cardíaco e só tornou a experiência mais memorável. Será que você está fazendo o mesmo para os seus clientes?

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Você pode falar muito em apenas 40 minutos

A maioria dos palestrantes tinham exatamente 40 minutos para abordar os temas mais complexos. E eles tinham que entregar a mensagem. Eles tinham que fazer com que a audiência entendesse o assunto e saísse dali cheia de energia e questionamentos.

Às vezes, a gente perde muito mais tempo que isso em uma reunião ou um feedback e ainda não conseguimos entregar nossa mensagem.

Mas porque será que isso acontece?

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Se eu pudesse responder de maneira mais simples possível, eu diria que nos falta planejamento. Todo palestrante havia se planejado e sabia EXATAMENTE o que queria falar.

Eles haviam elaborado a mensagem, para que ficasse clara. Alguns usaram som, outros imagens, outros ainda somente conversaram com sua audiência. De qualquer forma, fica a dica: prepare sua mensagem com calma, que você irá entrega-la de maneira mais efetiva, em menos tempo.

Bom conteúdo (e design) podem estar em qualquer lugar

Ok, e o que alguém de criação e de design, pode aprender num evento como esse, de marketing digital? Muito e tudo, se você me perguntar.
Ann Hadley, uma das primeiras palestrantes a discursar no RD Summit 2017, falou sobre conteúdo “bigger, braver and bolder”. Ela comentou que bom conteúdo pode estar em qualquer lugar, dando valor a sua marca.

E ela estava certa. E o RD fez sua lição de casa e aplicou sua identidade visual, com conteúdo esperto, inteligente e matador em cada cantinho do evento. Desde as testeiras até os textos informativos.

Aqui, separamos alguns exemplos de fotos que tiramos nos dias. Tinha uma testeira incrível que dizia “Fez fila? Faça networking” e assim vai.

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O que Ann Hadley sugeria é que, se sua marca saísse de cena, seu conteúdo ainda deveria te representar. E cara, o conteúdo do RD no evento com certeza os representou MUITO!

Será que você está dando o devido valor ao seu conteúdo e sua identidade visual? Afinal, cada espaço que você tem é uma oportunidade de dar valor a sua marca.

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Para finalizar, lembre-se da frase que estava plotada em todos os cantos do evento:
Seja tão bom que eles não poderão te ignorar.

E mais, que tal ser TÃO VOCÊ, que eles não poderão te ignorar?

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Sobre o autor

Anne Mello

Diretora de Arte, trabalha na Woop há 5 anos e é apaixonada por gatos, feeds, design e marketing digital.

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