5 desafios que os profissionais de marketing enfrentam

Quem trabalha com marketing, sabe como essa profissão é desafiadora. Afinal, há muitas empresas que hoje ainda consideram o marketing como um custo e não como um investimento.
Para nós aqui da agência, que trabalhamos em contato diretamente com diversos profissionais de marketing, dos mais variados setores, alguns desses desafios são bem claros. Se você também faz parte desse time, provavelmente irá se identificar com esses 5 desafios que profissionais de marketing enfrentam.

Desafio #1: Planejar

Tudo no marketing começa com um bom planejamento, desde as ações mais simples até as campanhas mais complexas. Assim, todo profissional dessa área sabe das dificuldades em se elaborar um plano de marketing eficiente.

Os desafios vão desde identificar as personas e objetivos, até ter informações suficientes para elaborar um planejamento completo. Muitas vezes, faltam informações das outras áreas, como Produto e Desenvolvimento e vendas.

Nestes casos, é essencial que o marketing consiga criar um relacionamento próximo com as outras áreas, para garantir uma comunicação clara e eficiente.

Desafio #2: Gerar conteúdo

Engana-se quem acredita que gerar conteúdo vale apenas para quem trabalha com marketing digital. Todo conteúdo gerado pela empresa, seja ele de um catálogo, site, vídeo, ou mesmo as placas de identificação da empresa, devem ser vistos como conteúdo importante.

Isso porque, qualquer ponto de contato é uma oportunidade para encantar clientes e gerar valor de marca. Quem consegue entender isso, consegue enxergar um mundo muito maior de possibilidades para gestão da marca.

Fornecer conteúdo relevante, autêntico e envolvente é um desafio para muitos profissionais de marketing. Isso também tem relação com as outras áreas da empresa, que necessitam muitas vezes replicar informações para construção desse conteúdo. Novamente, vemos a importância da comunicação entre os diversos setores da empresa.

Outras dicas para quem está passando por esse desafio são:

– Crie conteúdo épico em vários formatos. Aproveite as informações que você já tem para replicar e informar o maior número possível de leads;

– Distribua conteúdo personalizado através dos vários canais da marca e em diversos estágios do funil de venda;

– Engaje a empresa toda, inclusive os representantes e vendedores, a utilizar o conteúdo rico e aproveitar o que a marca está criando para auxiliar nas vendas!

Desafio #3: Assegurar verba de marketing

Quem nunca se deparou com as seguintes afirmações:

– Não tenho verba;

– Não sei dizer qual a verba;

– A verba para esse job é muito limitada.

Infelizmente, verba inexistente ou limitada é a realidade para muitos profissionais de marketing. Isso acontece, muitas vezes, pela falta de recursos para comprovar ROI. Assim, é difícil mensurar resultados e comprovar se o marketing está sendo ou não um bom investimento para empresa.

Para acompanhar a evolução de suas ações e mensurar o impacto real de suas estratégias, comece sempre definindo metas e objetivos claros, desde o planejamento. Desta forma, você terá muitos casos de sucesso para comprovar a eficácia do marketing.

O que você irá medir, vai depender muito do objetivo da campanha e do que a empresa espera como resultado. Alinhe essas metas e objetivos com sua agência de comunicação e, com certeza, logo você estará mudando essa realidade.

Desafio #4: Treinar o time

Se você não é um “eu marketing”, há uma grande chance de você contar com uma equipe composta de pessoas que precisam de treinamento. E não estamos falando apenas de treinamento para exercer funções operacionais.

Qualquer profissional de marketing sabe que, para continuar atualizado e trazendo resultados para empresa, é necessário um aprendizado constante. Hoje, poucos profissionais têm conhecimento das novas técnicas de marketing.

Para treinar o time, é interessante considerar a utilização de recursos como vídeos, checklists e guias. Assim, você estará criando o conteúdo do treinamento uma única vez e ele poderá ser utilizado muito mais vezes.

Considere também formar um time coeso e sólido. A terceirização de algumas de suas tarefas pode ser uma saída para evitar o acúmulo de funções e a falta de treinamento quando você não conseguir agregar pessoas ao seu time.

Desafio #5: Quebrar paradigmas

É inevitável que algumas empresas ainda estejam presas a conceitos de marketing datados. Um dos maiores paradigmas, que muitas empresas ainda enfrentam, é focar mais no produto do que no consumidor.

Ainda é comum encontrarmos empresas que pensam somente em divulgar seus produtos e serviços, sem pensar na entrega de valor. Nesta ocasião, vale o olhar do profissional de marketing sobre o planejamento e a estratégia que devem ser abordadas.

Mas isso quer dizer que não vamos falar de produto ou serviço? Não. Isso quer dizer que determinados canais e públicos pedem estratégias diferentes. Às vezes, é preciso primeiro criar a necessidade no consumidor, antes de oferecer o produto.

Temos certeza que, se você é um profissional de marketing lendo esse texto, deve ter se identificado com um ou vários destes desafios, não é mesmo!? Lembre-se que, se você estiver precisando de ajuda com qualquer um destes pontos, nossa equipe está pronta e à disposição para te ajudar 🙂

 

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Sobre o autor

Anne Mello

Diretora de Arte, trabalha na Woop há 5 anos e é apaixonada por gatos, feeds, design e marketing digital.

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