8 lições para melhorar negócios e influenciar pessoas

Se tem uma coisa que eu posso falar com certeza é que eu aprendi muito nesse evento. Sobre pessoas, relacionamentos, vendas, marketing e sucesso. Por isso vou compartilhar com vocês as 8 lições que eu trouxe do RD para a minha vida.

Sabe quando você encontra energia e motivação para continuar explorando, descobrindo e inovando? Quero que ao final desse post você decida que quer ser ótimo, audacioso, inusitado e ÉPICO.

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LIÇÃO 1 – Você quer viver ou quer durar?

Já parou para pensar se as coisas que você executa todos os dias fazem você viver ou apenas durar? Tanto no âmbito pessoal quanto profissional, a gente pode tomar atitudes que nos tragam mais saúde, sucesso, longevidade ou que sejam apenas tapa-buracos.

Precisamos refletir sobre qual o nosso propósito, meta, sonho e correr atrás disso até o fim. Ao invés de simplesmente executar o que nos é oferecido.

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LIÇÃO 2 – Sinto, logo existo.

A citação correta, seria “Penso, logo existo”, sim, mas o novo paradigma é de que primeiro sentimos e depois pensamos. As experiências tem sido muito mais relevantes para a tomada de decisões. O cérebro é constantemente sequestrado pelo coração.

Não é à toa que, na Disney, as lojas de brinquedos ficam localizadas ao final da atração, quando a pessoa está encantada e emocionalmente mais suscetível a querer levar para casa um pouco da experiência que viveu.

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LIÇÃO 3 – Fracassar é um dos melhores professores.

Essa dica pode ser batida para alguns, mas ser relembrado de que é permitido errar, desde que você aprenda com os seus erros e cresça com eles, me fez pensar em quantas vezes eu deixei de fazer alguma coisa por medo de dar errado.

Acredito que você também já passou por isso, pelo menos alguma vez na vida. Desde coisas simples como cozinhar e achar que pode queimar, estragar ou simplesmente não funcionar, até decisões de investimento. Mas a gente pode reaprender a ser corajoso e a não temer o novo ou o incerto. Um pouco de adrenalina faz bem!

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LIÇÃO 4 – Comunicação é simplificação.

Contar uma história, falar com o cliente, tirar uma dúvida, anunciar uma mudança ou um novo produto, tudo isso deve ser simples, claro e objetivo. Estamos com cada vez menos tempo para informações subjetivas e irreais. Precisamos tornar a conversa com o cliente o mais simples possível. Agilidade também melhora performance.

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LIÇÃO 5 – Aprenda a fazer boas perguntas.

Fazer perguntas que dão margens para respostas abertas é uma técnica de entrevista que os jornalistas, por exemplo, utilizam há muito tempo, e você pode adotá-la durante o networking.

Assim, no lugar de fazer questões que levam a réplicas objetivas, como “de onde você é?” e “no que se formou na faculdade?”, pergunte “por que escolheu essa carreira?”, “por que motivo sua empresa seguiu pelo caminho x e não pelo z?”.

Isso torna a comunicação mais natural e profunda, e não deixa a conversa com cara de entrevista pingue-pongue.

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LIÇÃO 6 – Crie uma fazendinha de neurônios.

Você sabia que podemos multiplicar nossos neurônios? Fazer atividades novas como aprender uma língua ou aprender a tocar um novo instrumento ativam novas áreas no cérebro, criando novas sinapses. Não é maluco?

Ou seja, podemos ampliar nossa capacidade mental, literalmente, ao darmos oportunidade para novas atividades e desafios na nossa vida. #ficaadica

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LIÇÃO 7 – Gamifique!

Comprovadamente, a competição estimula – e muito!- as pessoas a saírem da zona de conforto. Então, sempre que possível, gamifique! Isso quer dizer que criar competições saudáveis dentro do trabalho, de casa e consigo mesmo é um ótimo estimulante para não ficar parado.

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LIÇÃO 8 – Decida o que é importante

Temos milhares de coisas para fazer todos os dias, mas precisamos priorizar a nossa lista de afazeres e desafogar nossa mente, colocando as ideias no papel, ou nos aplicativos. Existem vários apps de organização e To Do List disponíveis para nos ajudar a organizar o dia a dia.

Assim, conseguimos focar em cada momento vivido e evitamos gastar energia com coisas que não são tão importantes.

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E essas foram as lições que aprendi no evento. Entendeu agora por que eu voltei inspirado do RD Summit 2017? Espero ter conseguido motivar vocês a serem melhores também. Vamos ser épicos!

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Sobre o autor

Jackson Moreira

Sócio da Woop, trouxe o know how de muitos anos de trabalho na WEG para a agência de comunicação.

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