A maior lição do RD Summit: somos humanos

A inteligência artificial, IA ou AI, remete ao cenário onde homens e robôs atuam de forma cooperada para resultados exponenciais tanto em produtividade como em qualidade de vida. Até 2050 um desses androids ou gynoids (versão feminina) vai escrever um best-seller, segundo a Martha Gabriel.

Em um aspecto, porém, as máquinas inteligentes não vão se igualar a nós, seres de carne e osso: a emoção. Somado a isso, a empatia e a ética também são – e continuarão sendo – exclusividades nossas, diz a top máster das áreas de inovação e interatividade no país, autora do livro Você, eu e os robôs.

E adivinha o que o Fabio Ricotta sugere para melhorar os resultados?

O Mapa da EM-PA-TI-A.  O fazer marketing deve se preocupar em sanar as dores e necessidades do cliente. Por isso a dica de um dos maiores especialistas em estratégias de SEO e Inbound Marketing do Brasil é perguntar, sempre: qual seu principal problema? Foco nas pessoas. A venda é consequência!

RD Summit

Crazy feelings

As emoções, sentimentos e memórias afetivas apareceram nos três dias do RD Sumitt, de forma subliminar, ou bem direta, como fez Ricardo Amorim. Para demonstrar a evolução tecnológica, o economista descreveu (e mostrou) suas próprias experiências a partir da infância, onde em um tempo pouco distante as coisas eram, de verdade, muito diferentes.

Até sua avó serviu de exemplo na apresentação, traçando um paralelo para demonstrar as transformações absolutamente impactantes em um contexto histórico tão curto.

Na mesma toada, com imagens dos principais momentos da sua trajetória, Marcelo Tas foi direto ao ponto: “a vida muda de verdade com redes de carne e osso, com as pessoas que estão ao nosso lado”.

Esquerda anarquista no DCE acadêmico a la Tas, ou direita liberal a la Amorim, doesn’t matter. Eles deixaram claro que a comunicação, o marketing e as vendas só fazem sentido para melhorar a vida das pessoas. Que o digital serve um mundo que é bem real!

I’m only human after all

Pessoas remetem à emoção e emoção remete à música. Simmmm, ela esteve presente, e não só nos intervalos com o divertidíssimo Murilo Gun. O empresário holandês Jacco Vanderkooij abriu o segundo dia de palestras proporcionando um turbilhão de sentimentos. Foi “contagiantemente” incrível com sua energia e, cá entre nós, suas dancinhas embaladas por grandes hits. Sobe o som!

 

O principal recado do “guru do marketing do Vale do Silício” foi:  faça! A mensagem era no sentido de estimular iniciativas individuais e, principalmente, as empresas a investirem no capital humano, criando oportunidades de crescimento para suas equipes e colhendo resultados muito melhores com um ambiente cercado de gente empolgada e feliz.

Videomarketing

E quanto aos vídeos, o que eles precisam ter? Camilo Coutinho chamou de os 3 P’s: pessoas, propósito e plataforma. Em outras palavras, para quem, por quê e para onde. A regra é clara:

RD Summit

O que dizer da Glória Maria???

Aleluia, minha gente!!!

Sua palestra-show girou em torno das superações na sua carreira, em como os desafios criaram oportunidades de desenvolvimento, pessoal e profissional. “Os problemas existem para a gente pensar na solução, não no problema em si”, ensina a jornalista, deixando muitas outras lições.

“O exercício da felicidade deve ser cultivado. Não adianta buscar no outro. Faço disso a minha bandeira. Do contrário, a gente não caminha”. E ela faz isso como ninguém, rindo das experiências que viraram os melhores memes, a exemplo de sua incursão a Jamaica.

RD Summit

 

Felicidade mora aqui

Para fechar com chave de ouro, ele, Guga simpático Kuerten. Um dos maiores exemplos não só na história do esporte brasileiro e mundial, mas um SER humano de primeira linha. Não bastasse estar ali, a poucos metros da plateia, preferiu entrar no vuco-vuco, segundo ele, para sentir mais de perto a energia da galera. Olha onde ele parou!

RD Summit

Sobre o que Guga falou? “Olhe para o lado, para quem está próximo”. Precisa dizer mais alguma coisa? <3

Batendo a casa dos 4 mil caracteres, é bom parar por aqui. Nem vou falar do happy hour regado a chope free e música ao vivo todo dia. Vale mesmo é se ater ao lema do RD Summit 2018, “Build Connections, Sell Success”. Construa conexões e o resultado será um sucesso!

RD Summit

 

 

Sobre o autor

Carolina Tomaselli

Jornalista com J maiúsculo, ela tem o espírito investigativo na veia. Senso de humor e histórias malucas andam junto com essa mulher que, acredite, foi em todos os shows do universo!

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.