A importância de fazer uma apresentação comercial eficiente

Já diz o ditado que a primeira impressão é a que fica. Hoje, vender um produto, uma ideia ou um serviço vai muito além de uma boa conversa, e a apresentação comercial está aí para ajudar.

Assim como as lojas arrumam suas vitrines para mostrar seu estilo e produtos, as empresas também precisam “se vender”.  E a apresentação comercial funciona como uma ferramenta para divulgação de ideias e venda de conceitos, além de posicionar sua marca no mercado.

apresentação comercial

Uma boa apresentação pode ser um grande diferencial para seu cliente. Ela gera credibilidade para o trabalho que está sendo apresentado, pois proporciona uma leitura muito mais agradável do conteúdo. No entanto, é essencial que elas sejam desenvolvidas com cuidado e sempre pensando nas características do público-alvo.

Mas como fazer uma apresentação comercial?

Para ter sucesso com uma apresentação comercial é muito importante passar por alguns pontos, como por exemplo o planejamento. Ali, você define o que quer criar, a mensagem que gostaria de passar e seus objetivos.

apresentação comercial

Outro ponto muito importante é a criação de uma identidade visual que esteja alinhada com o manual da marca e seus materiais previamente realizados. Além do design, as informações precisam ser concisas e de qualidade, sempre focando no público que deseja atrair.

Para alcançar esse objetivo, é necessário envolver mais de uma pessoa na elaboração da apresentação comercial ou até mesmo buscar ajuda profissional terceirizada. Você já busca ajuda de terceiros para outras ações de comunicação e marketing, então para a apresentação de sua empresa não pode ser diferente.

apresentação comercial

Por isso, esteja atento ao seu mercado, público, concorrentes e tenha um objetivo bem definido para conduzir o desenvolvimento deste material. Só assim será possível atingir as expectativas de sua audiência e construir autoridade através da apresentação comercial.

Case

A Unidade WEG Automação, por exemplo, possui diversas apresentações comerciais. Tanto específicas para alguns produtos ou lançamentos, quanto para diretoria e showroom, que foram produzidas pela nossa equipe aqui na Woop Comunicação. Sempre respeitando a identidade visual da marca e as coordenadas passadas através do briefing, o trabalho é realizado com total atenção ao objetivo do cliente.

apresentação comercial

Segundo a Camila Kappaun, que trabalha na área de Marketing da WEG Automação, “A apresentação comercial tornou a comunicação mais clara e atrativa, facilitando o entendimento do conteúdo pelo púbico, além de dinamizar os nossos treinamentos, workshops e demais eventos em parceria com clientes.”

Se você quiser se destacar no mercado e mostrar o seu diferencial através de apresentações comerciais, fale com a gente!

Sobre o autor

Luanna Hedler

Jornalista por formação, Social Media por profissão e Dançarina por paixão. Tem uma risada muito engraçada e olhos da cor do céu.

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.