Como combater os maiores desafios do marketing digital

O marketing digital é um horizonte bem amplo. Afinal, é um tema que está em constante transformação e que traz mudanças significativas para o mercado. Seja com ferramentas, métodos ou estratégias, ele é uma oportunidade de aumentar seus resultados. Mas esse universo não é tão perfeito assim. Existem diversos desafios do marketing digital que podem dificultar ou impossibilitar a garantia de resultados.

Então quer dizer que investir nesse mercado é ruim?

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Não! Bem pelo contrário, já vimos aqui e aqui algumas vantagens de apostar no marketing digital. Porém, ao entrar nesse universo é importante ter um panorama das situações comuns e incomuns, que podem causar impacto negativo nos resultados ao longo do caminho.

Ao estar ciente dos possíveis problemas, você e a sua equipe de marketing ficam preparados para combater um mau resultado com as dicas abaixo.

Desafio 1: Falta de preparo

A partir do momento que é tomada a decisão de investir, é preciso avaliar se a empresa está preparada para atender as demandas que irão surgir com o marketing digital.

O investimento inicial exige a dedicação de ao menos um profissional para entender sobre o tema, compreender o andamento das ações, acompanhar resultados com propriedade e o principal: conseguir atender as demandas que surgem.

Para começar, é necessário entender melhor o seu próprio cliente, enxergar suas dores e descobrir como a empresa pode ajudá-lo. Quantas vezes você já conversou com seu cliente sobre os desafios que ele enfrenta no dia a dia? Geralmente é a equipe comercial que detém essa informação, mas que não é compartilhada com o restante da empresa. Com essas informações são criadas as personas e o planejamento estratégico, que define as ações do marketing digital.

Depois que a parte inicial de setup estiver concluída, prepare-se para acompanhar os resultados e o atendimento dos leads. De nada adianta ter um número alto de oportunidades mensais, se não existe uma estrutura comercial preparada para atender a demanda.

Imagine que você está interessado em um determinado produto ou serviço, foi impactado por diversos materiais interessantes da marca, aí você entra em contato pedindo orçamento ou fazendo um pedido e essa resposta demora a chegar ou nunca chega. Além de ser chato, dá mais um motivo para ele procurar seu concorrente.

Desafio 2: Não estar preparado para investir $$

É verdade que em relação ao marketing tradicional, o digital é mais relevante se compararmos custo, comprovação de resultados e ROI. Mas isso não significa que o investimento seja tão baixo assim, pois envolve muitas etapas.

Para iniciar um trabalho é necessário criar um planejamento conciso, contratar ferramentas/plataformas, investir em mídia paga, ajustar site ou até mesmo criar um novo e o principal: gerar conteúdo relevante e original. E tudo isso exige aplicação de recursos financeiros.

Desafio 3: Não treinar equipe técnica

Sem dúvidas, esse é um desafio e tanto. Para se diferenciar entre tantos outros concorrentes, é essencial gerar conteúdo exclusivo e relevante, que atenda aos desejos e dúvidas da(s) persona(s). E muitas dessas informações somente o cliente possui conhecimento, que nós transformamos em conteúdo.

Por isso, o trabalho precisa ser uma parceria entre agência e empresa, para transformar a informação em conteúdo. Afinal, dados sobre o mercado, o comercial, o cliente e o seu produto são muito importantes para a produção de conteúdo e realização das ações estratégicas com mais consistência.

Pode ser uma pessoa da equipe técnica, engenharia, desenvolvimento de produto, comercial, enfim, o essencial é entender a importância de aproveitar o conhecimento e transformá-lo em conteúdo enriquecedor.

Desafio 4: Não está no momento certo

É importante lembrar que o digital gera resultados, mas não faz milagre. Existem casos em que a empresa não possui um produto bem definido, estrutura comercial organizada, não definiu seu posicionamento de marca, enfim, uma série de situações que deixam claro a necessidade de investir em um planejamento de marketing, para estruturar a comunicação da empresa antes de investir em marketing digital.

Desafio 5: Não enxergar a agência como parceira

Acredite, isso faz toda a diferença! O marketing digital só gera resultados quando todas as ações são executadas de maneira correta do início ao fim. Da criação do conteúdo, acesso às informações, aprovação e acompanhamento até a mensuração dos resultados.

E para que tudo isso aconteça, a sua empresa e a agência precisam estar unidas em prol de um único objetivo: sucesso. Se não há integração, parceria e trabalho em equipe, o processo pode até se inviabilizar. Quando equipes se unem e alcançam bons resultados em vendas, é muito bom comemorar juntos!

E aí, você acha que está preparado para começar a trabalhar com marketing digital? Se quiser aprender um pouco mais sobre essas estratégias e possibilidades, acesse nossos materiais gratuitos aqui.

Sobre o autor

Bianca Bittelbrunn

Redatora, planner e curiosa por natureza. Ela é tão fofa que nem anda, ela flutua.

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