Como aumentar as vendas com ajuda da comunicação

Criar uma comunicação estratégica para a sua empresa pode não ser uma tarefa fácil, mas se bem realizada, o resultado é recompensador. O mesmo vale para a equipe comercial conseguir gerar valor percebido nos produtos e aumentar as vendas. Aliás, são desafios muito comuns para as equipes comerciais e marketing, afinal, como aumentar as vendas de produto com a ajuda da comunicação? Pois bem, é sobre isso que falamos neste artigo.

Muitas empresas ainda defendem que o diferencial do seu produto é a qualidade. Não é raro conversar com a equipe que desenvolveu um produto ou serviço e questionar sobre o principal destaque do produto. E a resposta? “A qualidade. Ele é muito superior aos outros do mercado”.

Sim, é ótimo criar um item que seja de fato bom. O problema é que hoje, esse não é mais um diferencial competitivo para o mercado, seja o seu negócio B2B ou B2C. Os consumidores não acreditam mais nesse tipo de discurso, tampouco prestam atenção nele quando a diferença entre o que você e o concorrente oferecem é apenas preço.

Principalmente porque muitas vezes a qualidade é subjetiva, se tornando imperceptível ou de difícil valor ao seu público-alvo. Ou seja: para quem desenvolveu é fácil identificar a qualidade, porém, para quem irá consumir, ela poderá não ser um fator de decisão de compra. Faz sentido para você?

Cry Crying GIF by truTV’s Adam Ruins Everything - Find & Share on GIPHY

Então, faça o exercício: além da qualidade, quais os outros benefícios dos seus produtos? Pode ser que isso ajude você a enxergar sob novas perspectivas 😉

Como gerar valor ao produto e aumentar as vendas?

Se existisse uma fórmula do sucesso, com certeza essa seria muito procurada. Afinal, que empresa não quer gerar mais valor aos produtos e ter sucesso nas vendas? Mas acredite, não é tão difícil assim.

Aproveite e baixe o e-book com 5 maneiras práticas de aumentar as vendas.

Planejamento e investimento
O primeiro –e mais complexo- passo é definir qual ou quais produtos e serviços precisam ter maior valor percebido no mercado. Ou seja, aquele que não se vende sozinho, que deve despertar a necessidade do público-alvo. Em outras palavras, que precisa gerar demanda.

A partir daí a equipe precisa alinhar o quanto está disposta a investir, ou seja, definir a verba que será disponibilizada para a campanha de comunicação destes itens.

Com isso em mãos, é preciso fazer um planejamento estratégico, que irá traçar o objetivo e metas, mapear o público (e entender seus hábitos, maneira de compra, necessidades e muito mais), propor os pontos de contato a serem trabalhos com maior eficiência, conceito, tom da comunicação e período de ativação.

via GIPHY

Apresentação do produto
Como você apresenta seu produto ou serviço? Esse é um item que precisa estar muito bem elaborado e desenvolvido. Independente se ele é vendido no PDV (ponto de venda) e precisa de uma embalagem ou, se onde ele é armazenado não faz diferença para quem irá consumí-lo, é fundamental ter uma apresentação impactante.

Se o principal ponto de contato com o comprador é a embalagem, você precisa investir em um modelo que contenha as informações essenciais sobre o produto e que claro, ajudem a escolher a sua e não a concorrente.

Unboxing Freakout GIF by Lamarr Wilson - Find & Share on GIPHY

Na indústria B2B, a embalagem não impacta o comprador. No entanto, a apresentação do produto sim. Ou seja, você também precisa criar um material que exiba os diferenciais, vantagens ou benefícios, método de aplicação ou uso e o que é essencial para influenciar o seu cliente.

Portanto, evite economizar nesta etapa. Pode ser um material impresso ou digital, existem inúmeras possibilidades, que variam de acordo com o comportamento do seu público.

Materiais de apoio à venda
Essencial para a equipe comercial ter mais argumentos de venda e claro, entender o produto, os materiais de apoio costumam dar muitos resultados positivos.

Eles exercem o papel educativo para os representantes entenderem mais sobre o tema, como funcionamento, características, benefícios, assim como ajudam a ter mais conteúdo para abordar durante uma negociação.

via GIPHY

Não há um modelo definido para ser seguido, pode ser uma cartilha, um e-book, vídeo, catálogo interativo ou até mesmo conteúdo de blog. Cada formato possui sua eficiência, basta avaliar qual o perfil agrada mais a equipe comercial.

Informações acessíveis sempre
Se uma pessoa decidir procurar agora sobre um produto seu, ela encontrará facilmente as informações sobre ele? Segundo um relatório divulgado pela UNCTAD, o Brasil tem cerca de 120 milhões de pessoas conectadas à internet, que comprova o novo comportamento do consumidor, que está o tempo todo conectado. E claro, buscando conhecimento sobre produtos, analisando os concorrentes e consumindo informação para ajudá-lo na decisão de compra.

via GIPHY

Isso significa que se a sua empresa quer aumentar as vendas e ganhar credibilidade, precisa deixar as informações disponíveis on-line, para serem rapidamente encontradas e facilitem o entendimento sobre os produtos. Quanto mais você oferecer, estará educando seu consumidor e influenciando-o positivamente.

Comprovação de resultados
Como em todo planejamento de comunicação, é essencial estipular metas para conseguir medir os resultados, para avaliar se elas atingiram a expectativa e comprovar o ROI.  Essa é uma etapa de muita análise, que permitirá analisar o que deu certo, agradou ao público e ajudou a aumentar as vendas.

E do contrário também, para entender cada vez mais o que seu consumidor espera da sua marca ou empresa. Para a equipe de marketing e comercial é também um ótimo argumento para conseguir defender investimentos futuros.

Qual o melhor caminho a seguir?
O ideal é contar com o apoio de profissionais que orientem as melhores ações, com planejamento e soluções que ajudem a resolver o seu problema.

Porque nem sempre a ação que funcionou para um produto irá funcionar para outro e assim por diante. Por isso, sempre que possível, peça ajuda de pessoas experientes no assunto e que tenham conhecimento de mercado e de comunicação.

 

Aproveite e veja como fazer o seu produto ser melhor percebido pelos clientes.

 

 

Sobre o autor

Gabriela Nogueira

Barbaridade! Essa Gabriela não é de cravo e canela, mas sua vida também daria um livro. Jornalista por formação e bartender nas horas vagas, adora compartilhar conhecimento e pão doce com a equipe.

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.