Como conquistar resultados com o marketing digital no B2B

O marketing digital não é mais uma estratégia reservada apenas para envolver e influenciar clientes B2C (Business to Customers). Os comerciantes e vendedores B2B (Business to Business) também estão usando canais de mídia social, e-mail marketing e Inbound Marketing para nutrir relacionamentos e impulsionar as vendas.

Quando se trata de sucesso no B2B, as mídias online oferecem grandes oportunidades, mas os profissionais de marketing e vendas precisam estar conscientes de que existe um mundo de oportunidades fora do marketing tradicional.

Isso porque, tendências digitais impactam diretamente no comportamento do consumidor e o mercado precisa se adaptar. Mas não basta criar uma página em alguma rede social que você goste e publicar qualquer conteúdo.

Para conseguir resultados, é necessário conhecer e entender o seu público-alvo para conversar com ele na plataforma onde ele estiver. Afinal, o cliente deve ser o foco das empresas tanto na vida real quanto digital.

marketingdigital-woop

 

Tenha um plano bem delineado

O marketing digital inclui uma série de estratégias para apresentar sua marca, atrair leads, se relacionar com prospects e levar as pessoas a tomarem decisões de “baixar”, “acessar”, “comprar”, “saber mais” e outros. Essas ações devem ser definidas de acordo com as metas da empresa para um determinado conteúdo (promoção, blog, e-book, cadastro…).

Sempre alinhadas com um bom planejamento, essas ações beneficiam o seu negócio porque atraem os potenciais consumidores, que demonstraram interesse em consumir o seu produto ou serviço. Eles são levados para o seu site, blog ou landing page e a partir do momento que entram na sua página, preenchem formulários que alimentam sua base de dados.

Quanto maior e mais segmentada sua base, maior o seu alcance e chance de conversões. Isso porque você alimenta esse relacionamento via fluxos de e-mail marketing, com conteúdos específicos, que movimentam as pessoas dentro do funil de vendas em direção à conversão.

woop-mkt-digital

 

Torne o consumidor sua prioridade

O fato de você interagir com o público e o modo como você se interessa e responde essas interações é o que define seu sucesso ou fracasso. Porque essa é também uma vitrine da sua empresa para o mundo, uma forma de se apresentar para os consumidores conectados.

“Mas os meus clientes não estão no digital”, você pode dizer. Será? Os acessos mobile já superam os acessos via desktop, e de acordo com estudos recentes do Hootsuite, mais de um terço dos tomadores de decisão acreditam que a venda social vai se tornar a maneira padrão de se envolver com futuros compradores.

Fique atento ao que os seus clientes pedem ou dizem nos feedbacks. Faça pesquisas de satisfação com o seu consumidor pelo menos duas vezes ao ano para saber exatamente como o seu produto ou serviço está sendo percebido pelo seu cliente. Você precisa entregar o que promete através da comunicação para criar um relacionamento duradouro com seus clientes.

Resultados a perder de vista

Para comprovar como o planejamento de marketing digital dá resultados, separamos alguns resultados conquistados pela Flexível Soluções em Poliuretanos em apenas 2 meses de estratégias colocadas em prática.

Quando a empresa entrou aqui na agência, fizemos uma proposta para criar novo site e blog, adotar o Inbound Marketing, Mídias Sociais e Automação de Marketing. Isso para atender aos objetivos específicos deste cliente de:

– gerar leads qualificados;
– diminuir custos de aquisição de clientes;
– posicionar a marca nos meios digitais;
– fidelizar clientes.

case-flexilvel-woop

 

Com isso, em pouco tempo conseguimos:

– aumentar em mais de 200% a sua base de contatos e seguidores;
– melhorar o posicionamento orgânico da marca e dos produtos;
– aumentar as oportunidades de negócio em 100% e;
– diminuir os custos por aquisição.

Perspectiva

Daqui para frente, as expectativas das pessoas em relação às marcas só vão aumentar, porque as pessoas estão exigindo cada vez mais atenção, informação e soluções imediatas, resultando em boas experiências.

Mas criar boas experiências de consumo no digital, não é apenas um desafio de produto ou de marketing, é uma oportunidade de negócio. E aqueles que investirem na criação de experiências memoráveis conquistarão os corações, as mentes e o dinheiro dos usuários.

Continue lendo sobre marketing digital, veja por que a automação de marketing pode aumentar as vendas da sua empresa.

Sobre o autor

Luanna Hedler

Jornalista por formação, Social Media por profissão e Dançarina por paixão. Tem uma risada muito engraçada e olhos da cor do céu.

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.