Seu cliente é outra empresa? Confira as melhores estratégias de comunicação B2B!

No imaginário geral, quando se fala em comunicação com o cliente, se pensa naquele anúncio que fala direto com o consumidor final que está lá na casa dele assistindo a algum comercial. Mas existe uma área do marketing focada na comunicação B2B (business to business), especializada em estabelecer um diálogo entre empresas que fornecem para outras empresas.

b2b

A comunicação B2B é feita de maneira diferente, pois ela não é focada diretamente no consumidor final e, embora busque os mesmos resultados da publicidade tradicional, exige outras estratégias de abordagem.

Vamos conhecê-las?

É comum, na comunicação B2B, a apresentação de dados e informações técnicas para convencer o cliente de que seu produto é a melhor opção para a empresa dele. Porém, mesmo se tratando de um diálogo corporativo, é preciso lembrar que há uma pessoa no final dessa linha – por isso, é importante não deixar de se comunicar emocionalmente, mesmo de forma mais comedida. Uma linguagem mais leve e informal é permitida, e a frequência da comunicação deve seguir o mesmo ritmo da B2C.

Outro ponto: descobrir onde está seu público-alvo é essencial para o êxito da estratégia de marketing. No caso da comunicação B2B, a probabilidade de atingir o cliente através do Linkedin é muito maior do que através do Facebook, por exemplo. O disparo de e-mails marketing costuma funcionar melhor do que anúncios no Instagram –  essa distinção irá evitar o desperdício de recursos.

Mas o que compartilhar com o cliente?

Produza um material que irá fortalecer o relacionamento com seu cliente, transmitindo a ideia de especialização. E-books, palestras online, blogs constantemente alimentados, newsletters e outras ferramentas de marketing de conteúdo mostram que você domina a área em que atua e gera confiança em quem vai comprar de você. Catálogos e manuais técnicos também fazem parte dessa área do marketing e, apesar de técnicos, devem transmitir a informação de forma vendável e comercial.

Se você tem dúvidas sobre o alinhamento da sua estratégia de marketing e precisa de uma agência especializada, converse com a gente! A Woop possui expertise no assunto e sabe que a indústria busca benefícios e vantagens diferentes do consumidor final. Temos profissionais qualificados para avaliar o posicionamento de cada cliente e explorar seu diferencial, promovendo o diálogo certo entre ele e seu público. Manda um e-mail 😊

 

 

Sobre o autor

Francielle Buzzi

Jornalista, crossfiteira e mãe, ela é redatora do núcleo Intelbras aqui da Woop :)

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