Descubra como funciona o fluxo de jobs em uma agência

Estamos de volta!

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Talvez você seja um estudante da área, ou quem sabe um cliente entusiasmado querendo saber como funciona o dia a dia de uma agência de publicidade.

Por isso, decidimos dar o start em 2019 saciando a sua curiosidade. Isso mesmo, querido leitor: nesse post você vai descobrir como é o cotidiano aqui da Woop, uma agência especializada em comunicação para indústrias e negócios.

Siga com a leitura que prometemos saciar sua ardente sede de saber.

Na Woop, nossa turma é dividida em núcleos: tem o pessoal do Atendimento, os designers da Criação e a equipe do Núcleo Digital, criado especialmente para atender as áreas de inbound marketing e mídias sociais. Também temos a sala da Conferência: nenhum job sai da agência sem antes passar pela avaliação dos nossos analistas. Nem pense em interromper o expediente deles: a galera lá é mega concentrada.

Uma vez a agência pegou fogo e eles nem viram.

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Tá, brincadeira essa parte.

Mas levamos a conferência muita a sério. É ela que assegura a qualidade dos materiais que produzimos aqui dentro.

Bem, essa é a nossa estrutura interna. Agora vamos explicar como um job aterrissa por aqui e quais as etapas que ele enfrenta até ser devolvido para o cliente e ser aprovado sem alterações (um sonho)! 😉

Bora lá!

Saiba como funciona o processo de naming

Se organizar bem, todo mundo trabalha

Quem faz o relacionamento com os clientes dentro de uma agência é o Atendimento. Quando a marca decide, por exemplo, criar um novo catálogo do seu portfólio, ele apresenta à agência a sua necessidade. O Atendimento recolhe todas as informações através do briefing.

Aqui abrimos um parênteses para explicar o que é um briefing:

É um documento muito, mas muito importante para que haja sucesso na parceria entre agência e cliente. Ele contém tudo que interessa para que o job seja entendido e executado pelos criativos. Precisa incluir, obrigatoriamente, detalhes sobre o produto ou serviço desejado, como é o perfil do público-alvo desse cliente e quais os objetivos que precisam ser alcançados com a divulgação da peça produzida.

Fecha parêntenses.

Quando o briefing  está ok, vem o passo seguinte: a abertura de pauta para as equipes que irão executar o trabalho. Aqui na Woop é tudo bem organizado. Um sistema compartilhado registra todas as etapas do processo; assim, sabemos quem é responsável pelo o quê, evitando atrasos e gente perdida.

Quando o criativo senta em sua confortável cadeira para iniciar o dia, ele abre a sua agenda e sabe exatamente quais são as suas prioridades e seus prazos.

Usualmente, rola muita troca de infos entre a equipe responsável pelo projeto. Redator e designer precisam alinhar suas ideias e trabalhar juntos para decidirem a melhor estratégia para atingir a persona (consumidor-alvo) do cliente e atender o que foi proposto.

Depois da conclusão dessa fase, a peça parte para a seção de conferência, onde é rigidamente analisada. Se forem necessárias, são feitas as alterações solicitadas internamente. Caso contrário, o cliente vai receber o trabalho para avaliar se está de acordo com o que foi previamente pedido.

A partir daí o atendimento aguarda o retorno para saber se foi aprovado (yey!) ou se a peça volta para dentro da agência para a refação.

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Nosso compromisso é sempre apresentar as melhores soluções de acordo com as principais tendências da comunicação estratégica. Por isso, temos as facas mais afiadas do mercado e estamos preparadíssimos para descascar os maiores abacaxis já cultivados. Duvida? Entre em contato com a nossa equipe e confirme essa hipérbole 😉

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Sobre o autor

Francielle Buzzi

Jornalista, crossfiteira e mãe, ela é redatora do Núcleo Digital aqui da Woop :)

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