Prepara! Que agora é a hora de uma aula de marketing com Anitta

Prepare-se! Hoje vamos ter uma aula de marketing com Anitta.

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A paradinha ah ah ah ah ?

Gostando ou não, quem não é IMPACTADO com a Anitta? Aqui na agência, nem todo mundo gosta, mas é só dar a primeira nota musical que o coro vai saindo pelas salas, e não é pra menos.

Desde que ela decidiu tomar as rédeas da própria carreira, ela está em todo lugar, cantando com todo mundo e vendendo de tudo: desde comida até carro.

Com ações de marketing bem alinhadas e com um plano de branding em execução, a “marca” Anitta está sempre em alta. Com lançamentos frequentes e parcerias que trazem curiosas misturas musicais, a cantora consegue inovar e se manter como “assunto” dos sites de notícias e fofocas.

E aí, você deve estar se perguntando:

Mas o que a minha marca tem a ver com a Anira?
(OBS.: Anira é a versão internacional da Anitta)

Versatilidade

O que ela faz: No mundo artístico nasceu como cantora de funk, mas canta bossa, pop, sertanejo… Passeando por diferentes estilos, Anitta consegue se reinventar a cada nova produção, e além de trazer um produto novo ao público, consegue abrir novos caminhos para sua ‘marca’.

O que Anitta faz é dar a mensagem ao mercado que é uma artista que aceita novos desafios, aberta a novas influências e que almeja atingir um público ainda maior.

O que aprendemos: Estar atento as necessidades do mercado, propor soluções e encantar os clientes não são meros ensinamentos teóricos do marketing.

As marcas que tem feito isso, tem estado muito bem, obrigado, pois mais do que a venda de um produto ou serviço, elas conseguem gerar reconhecimento, criando um vínculo emocional com as pessoas.

Is That For Me GIF by Big Beat Records - Find & Share on GIPHY

Co-branding

O que ela faz: No último ano, Anitta lançou sete singles, com nomes de peso na música: J Balvin, Maluma, Nego do Borel, Weslley Safadão, Simone & Simaria, Major Lazer, Pabllo Vittar e Iggy Azalea. Com essa estratégia, ao lançar cada single, Anitta conseguia unir dois diferentes públicos, disparando os índices de audiência no streaming, e se mostrando ao público teoricamente “concorrente”.

O que aprendemos: Sabe aquele ditado que ninguém é bom em tudo o tempo todo? Pois então, que tal unir forças com parcerias que podem trazer benefícios para sua empresa e para o mercado?

Ovomaltine no McDonalds, Versace para Riachuelo, Riahanna para Puma, Ipiranga e Rock in Rio são alguns exemplos de empresas que uniram suas marcas estrategicamente para expandir seu mercado.

Ou seja, ao invés de implantar um novo setor, você pode terceirizar ou contratar uma mão de obra especializada para serviços que vão além do universo da sua empresa.

É aí que entra a parceria que pode ser estabelecida entre sua empresa e uma agência de comunicação. Você pode contar com um time de especialistas em diversas áreas para potencializar os resultados do seu negócio.

Multiplataforma

O que ela faz: Anitta sabe explorar as mídias sociais como poucos! Em seu último projeto chamado ‘Check Mate’, a cantora explorou estratégias off e on line como parte das estratégia de divulgação.

Peças de xadrez foram espalhadas em algumas capitais do país, ao mesmo tempo em que teasers eram postados nas redes da cantora juntamente com a ajuda de influenciadores digitais, até o lançamento dos singles criados em parceria com cantores nacionais e internacionais eram divulgados mês a mês.

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O que aprendemos: Não somente os hábitos de consumo mudaram, como a forma com que as marcas se comunicam com o público. Do anúncio, passando pela embalagem, a experiência de compra, a resposta de chatbot… o cliente tem vários pontos de contato com a sua marca.

Por isso você precisa estar atento a todos esses pontos de contato e investir onde dá resultado e onde consegue atingir o público da marca. Ou seja, criar uma estratégia baseada em pesquisas de mercado e comportamento do consumidor.

Constância – Não sai de voga

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O que ela faz: Almejando carreira internacional, Anitta teve aparições em programas de TV nos Estados Unidos e México, fez ações de vendas, sendo garota propaganda da Samsung, Cheetos, Johnson & Johnson, Claro, C&A, iFood, Renault entre outras, e cada novo comercial, ou parceria, é acompanhada de uma série de estratégias nas redes sociais da cantora.

O que aprendemos: Estabeleça um diálogo com o seu público, aproveite da melhor forma seus canais de contato e cerque-se de informações relevantes. Desta forma você consegue sempre estar em contato.

Hoje, com o mundo digital, tudo é questão de timing, e de ser visto. Afinal, o bordão “Quem não é visto não é lembrado” nunca foi tão verídico.

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Um e-mail marketing sozinho não consegue resolver o problema de um estoque parado por exemplo. Peças isoladas não tem força quando se tem um problema maior a ser resolvido. Mas uma campanha bem estruturada consegue resultados mais expressivos.

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Palavras do editor
A ideia dessa pauta diferente surgiu porque o próprio Dado criou um método de avaliação profissional com uma “escala Anitta” (Larissa: amadora e sem experiência / Bang: atirando para todos os lados / Paradinha: estagnação / Malandra: já virou expert). Pra falar a verdade nem escuto muito cof, cof, mas aí a gente linkou a Anitta com o seu negócio e saiu essa matéria lindona.

Sobre o autor

Adroaldo Foletto

Criativo, antenado, ambicioso e com um belo toque de sarcasmo, esse diretor de arte faz os nossos dias ficarem mais divertidos - e estilosos!

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