Naming: como criar o nome de uma marca, produto ou serviço

Criar ou recriar um nome para uma empresa, para um produto ou para um serviço é um trabalho conhecido, dentro do mundo do marketing, como naming. O resultado desse processo, por vezes bastante exigente, pode ser o motivo do sucesso ou da falha do seu negócio.

São inúmeros os casos de ótimos produtos ou serviços que não decolaram porque a marca não transmitia seu posicionamento, sua visão e ideia central através do nome. Por isso, planejá-lo é um desafio estratégico, que deve ser capaz de conquistar clientes e potencializar novos negócios. E demanda muito estudo e apoio de profissionais.

Como funciona

Nas agências, o naming segue uma metodologia, para aumentar as possibilidades de êxito e proporcionar a participação do cliente na escolha. Cada passo busca reforçar um atributo principal ou um diferencial – o primeiro deles é investigar, momento em que o mercado e a concorrência são avaliados.

O brainstorming é o encontro entre agência e cliente, quando as opções são colocadas na mesa, sem economia de ideias.

No passo seguinte, a filtragem, há um estudo de viabilidade e as opções que não direcionam para o objetivo pretendido são descartadas.

A sondagem é uma consulta ao público-alvo com as ideias principais para verificar a aceitação da nova marca, embora uma amostragem do público em geral seja importante para testar questões como a pronúncia, por exemplo.

Através de uma base de dados com estas informações, ao menos três nomes devem ser considerados para a apresentação ao cliente, que terá fundamentos para fazer o batismo da marca/produto/serviço.

Você sabe quais as regras de ouro de um bom nome?

Existem algumas regras que podem ser observadas para que não haja equívocos: o nome deve ser curto e fácil de falar ou escrever. Também deve ser testada a sua pronúncia e significado em outros idiomas, e que ele seja neutro a problemas sociais e culturais e adequado ao que pretende vender. Deve fugir de redundâncias, como ser descritivo, e muito menos ser contraditório. Outro ponto: verificar sua disponibilidade, seja online ou off-line, e respeitar a legislação vigente.

Case

Recentemente, fomos procurados por uma empresa de pregos e arames recozidos em processo de criação, que desejava se posicionar no setor da construção civil. Embora idealizada para atender a demanda de clientes pelo segmento específico, a nova marca deveria ser originada de forma que um cenário de expansão da linha fosse considerado – assim, foram descartados nomes que indicassem expressamente os produtos oferecidos.

Demos início à pesquisa, buscamos por referências, colocamos em ação o benchmarking e apresentamos um nome que expressa força, durabilidade, resistência e solidez. Falke, falcão em alemão, é uma palavra potente e simboliza determinação e tradição, pontos fortes para quem quer alçar voos e se estabelecer em um novo mercado.

naming

Se você quer criar uma marca, mudá-la, abrir um negócio ou se reposicionar no mercado, nós podemos te ajudar! Ficou interessado? Manda um e-mail pra gente 😉

 

 

Sobre o autor

Francielle Buzzi

Jornalista, crossfiteira e mãe, ela é redatora do núcleo Intelbras aqui da Woop :)

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