Personas: o que são, para que servem, por que são importantes?

Se você trabalha com marketing ou publicidade, ou já se envolveu com essas áreas, com certeza já ouviu falar dos 4 P’s do marketing, conceito criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler.

Um desses importantes P’s é o público-alvo, fundamental não apenas para o desenvolvimento de produtos, mas também para toda estratégia de marketing, o que inclui a produção de conteúdo.
Aqui na Woop Comunicação, toda produção de conteúdo para blog, redes sociais, material rico e e-mails marketing são direcionados através da criação de Personas. A Persona pode ser definida como os tipos de clientes que possuem as principais características dos compradores da sua empresa.

Mas essa é uma definição bastante abrangente e que se confunde com o público-alvo. Então vamos melhorar essa explicação!

O que são Personas?

Uma Persona deve representar o seu cliente ideal, baseada em dados reais dos seus clientes. Para criar uma Persona, é preciso desenhar suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

É importante entender que Persona e público-alvo não são sinônimos. O público-alvo é muito mais abrangente, afinal, ele é uma amostra de toda sua base de clientes. A Persona é uma representação de UM cliente.

Basicamente, a descrição do público-alvo seria assim:
Homens e mulheres, de 30 a 45 anos, casados, graduados em engenharia elétrica, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar seu conhecimento para crescer no seu emprego.

A Persona seria bem diferente. Veja:

Simone tem 36 anos, é engenheira elétrica e trabalha há 15 anos na mesma empresa. Está buscando conhecimento específico em robótica e gestão de equipes para melhorar seu desempenho profissional e ser promovida de coordenadora a gerente de seu setor.

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Ok, mas meu público-alvo é gigante! Como posso criar apenas uma Persona para representa-lo? Na verdade, é comum que as empresas tenham mais do que uma Persona. Porém, é importante não criar muitas Personas também, pois isso dificulta a execução das estratégias.

Idealmente, é preciso encontrar os pontos semelhantes dentre os seus clientes, para criar poucas Personas, porém que representem bem os diferentes segmentos em que você atua (ou pretende atuar).

Para que serve e por que são importantes?

Como comentamos anteriormente, toda estratégia de produção de conteúdo é baseada em Personas. A criação delas é um passo fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital de resultados.

Com a criação de Personas conseguimos definir desafios e motivações e descobrir o que falar, e quando falar, para as pessoas certas! Sem uma Persona, você pode acabar oferecendo materiais muito simples (ou muito aprofundados) para seus clientes.

Lembra da Simone? Ela quer receber materiais de gestão de pessoas, e não artigos que falem sobre como surgiu a engenharia elétrica. Percebeu a importância da criação de personas para seu negócio?

Elas irão definir o tom e o estilo de seu conteúdo. Se suas Personas são pessoas adultas, com uma faixa etária maior, provavelmente você não vai querer encher suas postagens com memes e gírias

As Personas também são essenciais na definição dos tópicos sobre os quais você deve escrever e ajudam a criar um vínculo com seus clientes, fazendo com que eles percebem o valor de seu produto ou serviço.

Quer ajuda para definição de suas Estratégias Digitais e para criação de Personas para o seu negócio? Fale com a gente! 

Sobre o autor

Anne Mello

Diretora de Arte, trabalha na Woop há 5 anos e é apaixonada por gatos, feeds, design e marketing digital.

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