Por que ter um catálogo digital de produtos ou serviços?

O catálogo digital nada mais é do que uma versão adaptada do seu catálogo impresso de produtos e serviços. Mas por que eu preciso ter esse conteúdo online se ele já está impresso?

Quando não existia esse mundo online e toda relação comercial acontecia no mundo real, o catálogo impresso era o principal material de apoio para apresentar os produtos ou serviços de uma empresa para o mercado consumidor.

Mas com todo mundo conectado, está mais que na hora de ter uma adaptação dos seus catálogos, até porque, a presença virtual tem muitas vantagens! Quer saber por quê? Nós vamos compartilhar com você 4 razões para ter um catálogo digital.

1) Informação acessível

O catálogo é o tipo de material essencial de uma empresa. Afinal, ele é o mostruário no qual o cliente tem acesso a informações e características dos produtos ou de serviços de forma sistematizada, e que igualmente serve de material de apoio para a equipe de vendas. Sem contar outros atributos, como reforço e posicionamento da marca.

2) Economia de recursos

Principalmente para empresas que atualizam seus materiais com maior frequência, por conta de novidades no portfólio, por exemplo, o catálogo digital representa uma economia considerável, já que as impressões deste tipo de material têm custos significativos, variando conforme o número de páginas e tipo de papel.

3) Sustentabilidade

Além da economia financeira, propriamente, a economia gerada é também de matéria-prima. Pesquise e descubra quantas árvores são necessárias para produzir folhas de papel. Assim, quanto mais reduzir a quantidade de impressões, menos impacto para o meio ambiente. Se a sustentabilidade é um dos valores em sua empresa, o catálogo digital é mais uma medida nesta direção.

4) Maior abrangência

Diferente do catálogo impresso, que depende de questões logísticas, a versão eletrônica permite o acesso ilimitado de leitores, ampliando o potencial de vendas entre clientes e prospects. Inclusive tem a possibilidade de baixar e salvar para ser visualizado quando o internauta estiver off-line.

Sua empresa já tem catálogo?

A versão digital é desenvolvida com base no catálogo que sua empresa já tem.  Assim, o formato e informações são adaptados em um novo layout para a disponibilização em sites, blogs e envio por aplicativos, e-mails e redes sociais.

O catálogo digital também permite a interatividade, com a inserção de links para outros canais e materiais, além de contatos diretos e quase que imediatos com o cliente.

Veja este catálogo digital que a Woop desenvolveu para a empresa Intelbras, e inspire-se.

catalogo-digital-1

Ficou interessado? Vamos conversar!

Sobre o autor

Carolina Tomaselli

Jornalista com J maiúsculo, ela tem o espírito investigativo na veia. Senso de humor e histórias malucas andam junto com essa mulher que, acredite, foi em todos os shows do universo!

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.