O segredo para fazer o seu produto ser melhor percebido pelos clientes

Quem trabalha com vendas sabe que a todo momento precisa entregar valor para os clientes, mostrar o valor da solução para o cliente, criar valor para o cliente e outras expressões semelhantes. Mas você já parou para pensar no que elas significam na prática?

Na verdade, todas essas expressões remetem a um único significado: hoje em dia se você quiser que o seu produto ou serviço seja melhor percebido pelos seus clientes, precisa agregar algum valor a ele. Isso parece até um tanto óbvio, mas a maioria das empresas hoje vende apenas produtos e não os benefícios que eles geram e esse é o segredo ou o pulo do gato!

Vou te dar um exemplo mais próximo. Um dentista que tenha um consultório e que pretende divulgar os seus procedimentos. Geralmente ele planeja toda a sua comunicação voltada apenas para os serviços que ele oferece em si, mas dificilmente concentra suas ações de marketing e de comunicação para mostrar os benefícios desses procedimentos, como um lindo e perfeito sorriso, por exemplo. Acontece que é isso o que as pessoas procuram. Ninguém quer se lembrar da dor que pode sentir ao ir ao dentista, mas se ele for convencido de que sairá de lá com um sorriso ainda mais bonito, imediatamente essa dor será substituída. Ponto para quem pensou nisso!

Philip Kotler, considerado o “pai do Marketing”, disse: “Marketing não é encontrar maneiras de empurrar produtos para clientes. Marketing é a arte de criar valor genuíno aos clientes”. Perfeito!

Mas você talvez se pergunte: “Como fazer isso?”

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Conheça o seu público

O primeiro passo é conhecer o seu público consumidor. Saber quem ele é, quais são os seus hábitos, gostos, dores e necessidades é fundamental. Assim você vai conseguir identificar de que forma o seu produto ou serviço poderá realmente ser útil para ele.

Evidencie as qualidades intrínsecas do seu produto

Ao se comunicar com o seu público, procure evidenciar os valores intrínsecos do seu produto. Atributos como preço, modelo e capacidade, são importantes, mas nem sempre definem a compra. Um exemplo disso é a gigante Apple, que vende seus smartphones a preços muito acima dos concorrentes, embora seus produtos na prática sejam bem semelhantes. O que a difere, na verdade, é o conceito por trás do produto, que remete à exclusividade, modernidade e estilo de vida.

Então, você já tem provas suficientes para perceber que precisa evidenciar os benefícios dos seus produtos se quiser fidelizar seus clientes. E nada melhor do que uma boa campanha de marketing para atingir esse objetivo.

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Quem não é visto, não é lembrado

A premissa é verdadeira então não adianta você ter um produto super bacana ou revolucionário, destacar todos os benefícios dele, mas não divulgá-lo da maneira correta. Aqui você tem que fazer o papel de vendedor mesmo e, através das ferramentas certas, divulgar o seu produto ou serviço.

Uma maneira rápida, efetiva e com um custo relativamente baixo para fazer isso é por meio do marketing digital. Traçar uma boa estratégia de marketing digital que inclua ações de inbound marketing, redes sociais e mídia paga é a melhor maneira de divulgar o seu produto ou sua marca. Além do que, a mensuração dos resultados dessas ferramentas também se torna muito mais dinâmica, permitindo ajustes necessários para otimizar suas campanhas.

Mas nada impede que você invista também em materiais off-line como anúncios de revistas, outdoors, folders e outros materiais. Tudo depende da estratégia de comunicação que a sua agência ou profissional de comunicação traçou.

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Lembre-se da regra de ouro

Em marketing digital existe uma regra para fidelizar os seus clientes que consiste em: atrair, engajar e converter. Várias pesquisas já mostraram que o custo para uma empresa atrair novos clientes é 7 vezes maior do que engajar os que já existem. Então pense em estratégias de comunicação que lhe permitam atrair, engajar e converter leads. Assim, esses leads engajados serão na verdade, mensageiros da sua marca, disseminando-a para outras pessoas. E vamos concordar: todo mundo indica um produto ou serviço quando a sua experiência foi positiva.

Então a sua missão daqui pra frente é não apenas vender os seus produtos ou serviços, mas proporcionar cada vez mais experiências únicas e positivas para os seus clientes. Como?

O marketing digital pode te ajudar nisso. 😉

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Sobre o autor

Gabriela Nogueira

Barbaridade! Essa Gabriela não é de cravo e canela, mas sua vida também daria um livro. Jornalista por formação e bartender nas horas vagas, adora compartilhar conhecimento e pão doce com a equipe.

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