Uma marca sob medida para uma empresa (muito!) inovadora

“Uma marca que atinge a mente produz uma reação. Uma marca que atinge o coração cria um compromisso”. Foi com essa frase de Andy Stalman, expert em branding e identidade visual, que começamos a apresentação do redesign da marca Flexível.

Hoje, as marcas não precisam somente ocupar um espaço na mente do consumidor, elas precisam se relacionar com o mercado. Não estamos falando de repetidos comerciais para fixação de marca, estamos falando de branding com coração, com propósito.

E para começar a conversa, da marca com o mercado, tudo começa com um diagnóstico. Para isso, a Woop mergulhou no negócio do cliente para entender todos os pontos de vista e onde a Flexível, empresa de tecnologias em poliuretanos, de Jaraguá do Sul (SC), quer chegar.

Por que precisamos olhar para o futuro?

Porque precisamos prever aonde os clientes vão e parar na frente deles, como já dizia Philip Kotler. Nessa imersão, capturamos a essência da mudança da empresa e o seu novo posicionamento. Assim, chegamos aos pontos principais para construção da identidade:

– Tecnologia: criar tecnologias melhores, para marcas e produtos melhores;
– Visão de futuro: antecipar necessidades;
– Novo: inovar e criar tecnologias únicas;
– Foco: essencial para empresa e para o cliente.

Estratégia

A partir do diagnóstico, começamos um segundo trabalho de pesquisa, que envolveu benchmarking de concorrência e segmento, para entender como outras marcas se posicionam e desenvolvem sua identidade.

Além disso, também trouxemos à tona tendências de design, como uso de marcas responsivas, conceito do designer Joe Harrison, pensando no futuro e na necessidade da marca de se adaptar aos meios digitais.

Estudamos outros projetos de redesign de marca, exploramos o universo da marca, seu propósito e, então, depois de muitas reuniões e trocas, chegamos na terceira etapa do projeto: a criação da nova identidade visual da Flexível.

Identidade

Todo conceito da nova identidade foi trabalhado em conjunto, com a participação de vários criativos da agência. Um trabalho como esse precisa ser compartilhado e discutido, para chegar no melhor resultado para o cliente.

O primeiro ponto trabalhado foi o conceito textual, representado pelo tagline e slogan. Antes, a empresa adotava o tagline “Soluções em Poliuretanos”, porém, o termo “soluções” não correspondia com o posicionamento da marca.

Solução significa aquilo que “resolve”, mas a Flexível não apenas resolve um problema do cliente, ela ajuda a desenvolver tecnologias melhores. O termo tecnologia significa a técnica de um domínio particular, nesse caso, do poliuretano.

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Então, sabíamos que a primeira mudança seria esta, trocar o tagline para “Tecnologias em Poliuretano”.

Slogan

O slogan é uma promessa da marca para o mercado. É algo sério. Tem relação íntima com o propósito da marca. E o que o mercado espera da Flexível? Ela espera que a marca seja inovadora, que consiga ajudá-lo a criar tecnologias sob medida.

Daí surgiu o slogan “sob medida para marcas inovadoras”. Discurso que acompanha não apenas a marca, mas está sendo difundido entre os colaboradores, através de uma campanha criada exclusivamente com esse propósito.

Marca

Quando chegamos no desenho do logo, sabíamos que não seria possível continuar com os mesmos traços. Precisávamos criar um logo responsivo, modernizar a fonte, deixá-la menos agressiva e trabalhar com cores mais contemporâneas.

O resultado é uma marca dinâmica, com cantos arredondados e levemente inclinada, trazendo toda flexibilidade da Flexível, por mais clichê que possa parecer. O ícone criado a partir do X foi o elemento que precisávamos para dar força à identidade.

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Tecnologias

Mas nosso trabalho não acabou por aí. A empresa possui linhas de tecnologias próprias, onde cada uma delas possui uma nomenclatura diferente e todas estão dentro de um grupo, o Flexx Technologies.

Como trouxemos o termo tecnologias para o tagline, chegamos à conclusão de que não seria mais necessário utilizar o termo Flexx Technologies, pois ele competia com a marca mãe nos materiais e aplicações.

Assim, eliminamos os selos, que eram de difícil identificação pelo mercado, e criamos uma nova nomenclatura para as tecnologias, todas começando com o prefixo FLEXX.

A gente amou mudar junto com a Flexível. E você, está pronto para mudar também?

Sobre o autor

Anne Mello

Diretora de Arte, trabalha na Woop há 5 anos e é apaixonada por gatos, feeds, design e marketing digital.

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