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Nossa nave está prestes a completar 11 anos de uma jornada bem sucedida. Foram inúmeras missões para os mais diversos clientes, todas cumpridas e entregues com a máxima criatividade e dedicação. Para quem gosta de números, se cada ano correspondesse a um quilômetro, já seriam 4.015 km percorridos em mais de 32 mil horas de jobs.
Mas por que estamos falando em distância? Oras, por causa do nosso propósito de inspirar pessoas e marcas a irem mais longe. Para isso acontecer, não basta apenas ter uma nave potente, é preciso contar com uma tripulação experiente, capaz e motivada. Sim, porque é a motivação que faz as ideias acontecerem. E são as ideias que fazem a nossa nave decolar.
Agora, voltando aqueles números, podemos dizer com orgulho que nossos woopers foram, chegaram e continuarão levando a gente e os nossos clientes mais longe. Como? Com boas práticas de endobranding.
Vamos lá! De maneira rápida e simples: é um jeito criativo de inspirar e motivar os seus colaboradores a serem embaixadores da sua marca. Como fazer isso? Com um discurso genuíno, alinhado à cultura, aos valores, à visão e à missão do seu negócio. Fazer o seu cliente interno acreditar e praticar o seu modo de ser, pensar e agir é a melhor maneira de persuadir e conquistar o seu cliente externo. A verdade é que não tem ninguém melhor que o seu colaborador para propagar o seu propósito.
Bem, para entender na prática como funciona, que tal conhecer alguns cases de Endobranding bem sucedidos que a Woop ajudou a construir?
A parceria começou com um trabalho de rebranding, criado pela agência para divulgar a virada de chave da empresa. Junto ao redesign de marca e à modernização de todos os materiais de comunicação que mostravam ao mercado a mudança da Flexível, foi identificada a necessidade de repensar o relacionamento com o público interno.
Foi assim que a Woop usou toda a sua expertise para criar uma campanha exclusiva para os colaboradores, mostrando que eles faziam parte do novo momento vivido pela empresa. A ideia não era apenas informar ou comunicar, mas alinhar a equipe com a cultura organizacional, o propósito e os objetivos estratégicos da empresa, engajando os colaboradores e fazendo com que eles se sentissem peça fundamental no crescimento, na evolução, na transformação e no sucesso do negócio.
A campanha envolveu uma série de ações. Começou com um teaser, foi apresentada com um vídeo motivacional e se estendeu com ações inusitadas no ambiente de trabalho, como adesivação de espelhos no banheiro, vídeos e cards em grupos de Whatsapp da empresa e até um concurso entre os colaboradores.
Para desmistificar a ideia de que empresas de tecnologia são um ambiente frio, sem diálogo e cada um com o seu fone de ouvido, a Consistem contou com a ajuda da Woop para criar uma campanha de endobranding que se estendeu ao decorrer do ano, com ações pontuais e cotidianas. Como a área de TI é muito concorrida e com alta rotatividade, o objetivo da campanha era reter e atrair talentos para a empresa, criando um sentimento de pertencimento no colaborador, que se sente valorizado, orgulhoso e essencial no sucesso da organização, o que resulta em mais satisfação e, consequentemente, maior produtividade.
No planejamento criado pela Woop, se destaca o calendário de datas comemorativas, que se desdobraram em ações, integrações, dinâmicas realizadas com a equipe, e wallpapers temáticos e motivacionais nos desktops.
Aqui na nossa nave não tem essa de “em casa de ferreiro, espeto é de pau”. A gente cria campanha pros colaboradores dos nossos clientes sem deixar de pensar nos nossos woopers. Um bom exemplo de endobranding foi a campanha de 10 anos, alinhada ao DNA da agência, construído em parceria com os gestores.
Assim que definido e aprovado o propósito de “inspirar pessoas e marcas a irem mais longe”, uma série de ações foi criada antes de apresentá-lo aos colaboradores. Mais do que instigar a curiosidade e “vender” o conceito, o objetivo era fazer nossos woopers embarcarem na ideia, tomando para isso o discurso e a prática de levar os clientes mais longe, com ideias que decolam. Foram criados diversos materiais, como torneio de avião de papel, vídeo de apresentação do conceito, adesivo no teto, adesivos em espelhos e muitas outras ações e intervenções dentro da agência, que fortalecem o propósito diariamente.
Sabe a expressão “vestir a camisa”? Então, com ações bem pensadas e boas práticas de endobranding é possível elevá-la ao nível de tornar o seu colaborador um embaixador da sua marca. Dessa maneira, o discurso e a prática são legitimados e compartilhados pelos próprios colaboradores da empresa, levados de dentro para fora, despertando o reconhecimento, a admiração e o interesse do mercado.
Quer saber mais sobre endobranding e como ele pode inspirar seus colaboradores e levar sua marca mais longe? Fale com a gente e vamos juntos!
Publicitário nostálgico contemporâneo, pai de gato e usuário de all star. Otimista incorrigível, se dedica a entender coisas que um dia saberá, talvez.