5 cases de redesign de marca famosos para se inspirar

“A gente não é muito bom em fazer propaganda, mas somos excelentes em fazer hambúrguer”, esse era o mote de um comercial veiculado nos anos 90. De lá para cá, o tempo passou e muita coisa mudou, mas essa ainda é a maneira como muitas empresas tratam um dos seus maiores patrimônios: a sua marca.

Já que vivemos um período de transformações, que tal conhecer 5 cases de redesign de marca famosos para se inspirar? Afinal, se o momento exige reinvenção, comece por onde todo mundo vê.

Redesign de marca pode ser uma boa estratégia de marketing

Modernização, reposicionamento de produto ou serviço, mudança de propósito, readequação de público, atualização de linguagem, evolução mercadológica. Esses são apenas um dos vários motivos para você parar, olhar para sua identidade visual e pensar na necessidade ou na oportunidade de investir em um bem estruturado projeto de redesign de marca.

Os motivos podem ser diferentes, mas os objetivos de uma reformulação são sempre os mesmos:  aumentar o reconhecimento, fortalecer o relacionamento, criar conexões e, claro, melhorar os resultados. Sim, porque mesmo que sutil, um eficiente redesign de marca está diretamente ligado a uma eficiente estratégia de marketing.  Então, que tal inspirar-se?

O BOTICÁRIO

Uma nova fonte, a transformação de uma simples letra em um ícone próprio, uma bem pensada variação de combinação de cores e uma mudança de slogan. Foi assim que o redesign da marca O Boticário fez a marca renascer para um consumidor cada vez mais diversificado e empoderado.

Um logotipo que transmite, beleza, alegria e sofisticação acessível para os diferentes tipos de público que a marca atinge.

PEPSI

Ao longo das décadas, a Pepsi já passou por diversas reformulações de marca, indo de um logotipo inteiramente tipográfico em seu início até a última versão, que harmoniza significado e minimalismo.

Na busca de se fazer entender pelos mais jovens e manter a conexão com os mais “old school” – que também evoluíram seus hábitos e comportamentos – a marca apostou numa tipografia leve e embarcou na onda da positividade, estilizando seu símbolo como se fosse um sorriso.  O resultado é uma marca que conversa com todos os públicos.

STARBUCKS

Quem já teve a oportunidade de beber um café da Starbucks entende porque ela conquistou o status de lovemark. Contudo, a empresa enfrentou uma queda significativa nas vendas em 2011, e enxergou na crise uma oportunidade de explorar outros mercados e levar seu nome mais longe.

Foi assim que a marca passou por um completo redesign de marca que além de elementos, ousadamente retirou o nome da empresa e a palavra “coffee” do logotipo. A coragem foi premiada com o consequente aumento de vendas e o top of mind na categoria das grandes cafeterias do mundo.

NATURA

A Natura é um exemplo de marca que acompanhou a evolução do mercado e que para nortear o seu processo de redesign ouviu quem faz ela ser o que é: consultoras e consumidores.

Assim, nasceu uma marca leve, moderna e simpática, que em suas fontes, cores e símbolo, claramente harmoniza com a proposta de beleza e bem-estar da empresa. O resultado foi a fidelização do público antigo, o maior reconhecimento do mercado e claro, o aumento de vendas.

GOOGLE

Seguindo aquela máxima da publicidade que diz “menos é mais’, a Google apostou na simplicidade criativa para o seu redesign. Como o que já é bom sempre pode ficar melhor, a mudança foi apenas tipográfica, o que deixou a marca simultaneamente mais moderna, sóbria e orgânica.

O logotipo conta com uma fonte criada exclusivamente para a Google, e preserva a sequência de cores que a torna facilmente reconhecível em qualquer plataforma.

Se você quer saber mais sobre redesign e entender quando sua marca deve fazer, a gente fala mais sobre isso aqui.  Já para entender mais sobre o propósito e como ele pode diferenciar sua empresa no mercado, saiba mais aqui.

Agora, se você quer aproveitar as transformações para se reinventar e alcançar melhores resultados, o rebranding pode ser a melhor estratégia tanto de venda, quanto de comunicação. Fale com a Woop e conte com a gente para dar aquele woopgrade que a sua marca precisa.

Sobre o autor

Jean Pierre

Jean Pierre Boos

Publicitário nostálgico contemporâneo, pai de gato e usuário de all star. Otimista incorrigível, se dedica a entender coisas que um dia saberá, talvez.

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