5 desafios para os setores de marketing em 2023

Com o fim de umas das eleições mais disputadas e polarizadas da história do Brasil, é momento de pensar no ano que vem, mesmo que 2022 ainda nos reserve grandes emoções com a busca incansável de um hexacampeonato.

Entre incertezas políticas e econômicas e a esperança de reconquistar a glória futebolística, o mais certo é começar a pensar no que vale realmente a pena torcer: a sua marca. Então descubra quais serão os 5 desafios para os setores de marketing para 2023.

Evoluir para sobreviver. Entender para se destacar.

Uma nova rede social pode ser criada, novas ferramentas e recursos podem surgir e plataformas podem mudar, assim como o hábito de consumo e a maneira de se relacionar com o seu público vem mudando constantemente.

Contudo, algumas tendências se transformaram em realidade, vieram mesmo para ficar, e agora impõem novos desafios para o marketing, que não pode apenas se adaptar, mas precisa se reinventar em sua forma e conteúdo para ser mais efetivo, inclusivo, colaborativo, criativo e, claro, lucrativo.

As marcas precisam adaptar as tendências a sua estratégia, objetivo e propósito, e não o contrário. Afinal, é desperdício de tempo e dinheiro mudar tudo a cada novidade.

Segundo o estudo Globalization Deep Dive, é fato que o consumidor tem cada vez menos tempo para as marcas, o que exige cada vez mais conteúdo com intenção, rápido e significativo.

De preferência, conteúdos que mostrem como as marcas se preocupam e estão atentas ao seu impacto ambiental, social e coletivo no mundo.

Entre outras macrotendências que o estudo apresenta, também estão a necessidade de se conectar com as comunidades e sua cultura para fortalecer as relações humanas. E também o “colab-influencer” que é a personificação da marca na visão, opinião e voz dos funcionários, o que legitima e humaniza o discurso da empresa ou organização.

Diante de um cenário onde o consumidor tem plena consciência do seu poder e no qual a estratégia precisa ir além do discurso, os desafios a serem superados são tão grandes quanto as possibilidades, valores e propósitos, e crescimento e resultados.

 

Supere os 5 desafios para os setores de marketing em 2023

Para o ano de 2023, os setores de marketing terão vários desafios a serem superados, e estar preparado para cada um deles é de extrema importância. Por isso separamos para você os 5 principais desafios que merecem sua atenção. Confira!

1 – Prepare-se para o Google Analytics 4

O bom e velho Google Analytics vai mudar após 15 anos. Mas calma, para quem souber aproveitar as mudanças, será para melhor. O Google adaptou a ferramenta às novas realidades do mercado.

Com uma interface totalmente diferente e novas funcionalidades, como a forma de captura dos dados e os relatórios, o GA4 foi criado para atender de maneira eficiente as três frentes: App, Web e App + Web.

A forma de coleta da nova ferramenta é baseada em interações que o usuário executa em seu site ou app, como clicar em um menu, descer a barra de rolagem da página e realizar uma pesquisa no site. Em resumo, todas as ações que o nosso usuário executa dentro do site ou app são eventos para a ferramenta.

Google Analytics 4 é separado em Conta, Propriedade e Fluxo de Dados, e traz 4 novas métricas exclusivas, como: Sessões engajadas; Sessões engajadas por usuário; Tempo médio de engajamento; e Taxa de engajamento

2 – A união entre o SEO e o UX

O objetivo de uma boa estratégia de SEO é influenciar a inteligência artificial responsável por analisar e avaliar a qualidade de um site para melhor indexá-lo e classificá-lo nas páginas de buscas.

Isso é com a otimização de palavras-chave, número de links e URLs amigáveis, além de características relacionados à facilidade de uso, como o formato do conteúdo e o tempo de carregamento da página, além de um web design responsivo.

Enquanto isso, o UX tem com finalidade aprimorar a experiência do usuário com a marca, produto ou serviço, o que envolve desde uma interface funcional e atraente à acessibilidade, design e conteúdo.

Ou seja, não basta estar apenas bem indexado e ser facilmente encontrado, ou somente oferecer um conteúdo atrativo, é preciso uma sinergia perfeita entre a otimização de busca e a experiência do usuário.

Quanto mais facilitada for a busca e melhor for a jornada do seu público no seu site, maior será a taxa de conversão e retorno.

 

3 – Consumidores cada vez mais conscientes

A preocupação com o futuro, a natureza e as causa sociais fez nascer novas oportunidades de negócios para quem leva a sustentabilidade a sério. O consumidor está cada vez mais consciente do impacto de suas escolhas e hábitos e busca por marcas que estejam alinhadas aos seus valores.

Um estudo recente da Nielsen revela que 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente. 58% não compram produtos de empresas que realizam testes em animais e 65% não compram de empresas associadas ao trabalho escravo.

Vale lembrar que é importante ir além do discurso e mostrar na prática, com ideias, atitudes e posicionamento próprio, para não parecer uma oportunista e correr o risco de cancelamento.

4 – A LGPD veio para ficar

A Lei Geral de Proteção de Dados veio para mostrar que a internet não é “terra de ninguém”. Em vigor desde 2020, a LGPD foi criada para padronizar a cultura da privacidade e proteção de dados no Brasil, tornando mais transparente a relação entre os usuários com as empresas e instituições.

O objetivo é proteger os dados pessoais, aumentar a segurança e prevenir ataques cibernéticos e vazamentos ou sequestro de informações.

Mais do que uma obrigação que evita processos e indenizações por uso indevido de dados e invasão de privacidade, atender à LGPD é uma demonstração de respeito com o seu cliente, que aumenta credibilidade da sua marca, produto ou serviço.

5 – Adaptabilidade a todas as telas e formatos

Já estamos quase em 2023, numa época em que os tablets e smartphones são cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, e ainda assim muitos sites não são responsivos, que é quando a tela não se adapta ao formato do dispositivo, tornando a navegação difícil e a experiência do usuário frustrante.

Para se ter a ideia da importância de um site adaptável, uma análise das visitas feitas por mais de 63 milhões de consumidores a 1.001 sites brasileiros durante um ano, revelou que 56% dos acessos são feitos por meio de dispositivos móveis.

O seu público está cada vez mais conectado e precisa ter a facilidade de acessar o seu conteúdo onde estiver, quando quiser e no formato que preferir.

Agora que você já conhecer os desafios que 2023 reserva para o seu marketing digital, que tal contar com a criatividade e a expertise de uma agência especializada em levar pessoas e marca mais longe? Fale com a Woop, embarque em nosso foguete e dê um woopgrade na sua comunicação.

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