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Embora a comunicação seja um processo milenar que todo ser humano aprende desde que nasce, ela é um processo vivo que vai se transformando ao longo do tempo.
Se essa transformação é perceptível nos nossos relacionamentos pessoais, imagine nas atuações de profissionais que dependem da comunicação para existirem.
É o caso do profissional de marketing. Todo bom profissional deve sempre estar disposto a aprender e desenvolver ou aprimorar as suas habilidades para ter sucesso na sua carreira.
As técnicas e as referências vão mudando conforme o mundo se moderniza e o mercado se atualiza. O mercado acaba exigindo diferentes conhecimentos dos seus profissionais conforme a demanda social. Assim, algumas áreas ganham destaque e viram tendência.
Por isso, a ideia da Woop neste post é mostrar para você quais são as habilidades específicas que todo profissional de marketing deve ter como foco em 2022. Vamos vê-las juntos?
Focada no estudo de mercado, a impulsão de negócios realiza pesquisas com o intuito de entender o comportamento dos consumidores e identificar as tendências para melhor direcionar os esforços de marketing.
A atuação do profissional de marketing será estratégica e analítica. Além das tendências de mercado, o ritmo de mudanças na sociedade, principalmente relacionadas com a tecnologia, serão pontos de atenção.
O neuromarketing é uma ciência que reúne profissionais com aptidão a psicologia e áreas relacionadas ao estudo do comportamento do consumidor. Neste ramo, o profissional é responsável por investigar como o cérebro age na tomada de decisão para a compra.
Isso inclui, entre muitas outras coisas, a aplicação da psicologia das cores, o estudo de zonas de calor do campo de visão e até mesmo os famosos focus group, reuniões para estudar como as pessoas reagiriam a determinados lançamentos de produtos ou campanhas.
Com o mundo volátil no qual vivemos, saber tomar decisões certas de modo rápido é um grande diferencial que tende a ser cada vez mais valorizado daqui para a frente.
O processo de tomada de decisão pode ser difícil em alguns momentos, mas manter o foco no objetivo principal e analisar as etapas de cada processo de maneira estratégica é muito importante.
Avaliar os riscos e os retornos de cada ação do planejamento estratégico com base nas informações coletadas sobre o mercado e o comportamento do consumidor com agilidade pode ser o diferencial para se destacar entre os profissionais de marketing em 2022.
Não tem volta. O mundo virou digital, e planejar ações dentro desse universo é uma necessidade para qualquer tipo de negócio que deseje ter sucesso e ser reconhecido no mercado.
Mesmo empresas que não trabalham diretamente com marketing digital precisam dele para divulgar os seus produtos e serviços; por isso, profissionais com conhecimento em marketing digital é um grande diferencial.
Os profissionais que atuam com Growth Hacking possuem e aplicam uma mentalidade que move uma empresa para novas direções, pois são guiados por métricas e dados. Essa é uma metodologia que funciona de maneira diferente para cada tipo de empresa.
Por meio dela, deve ser definido qual é o problema que precisa ser resolvido e, a partir disso, planejar testes para identificar qual é a melhor forma de solucioná-lo.
Acompanhando os resultados, será possível verificar se o crescimento foi de acordo com o esperado ou se é necessário aplicar outros tipos de testes e hipóteses, sempre de olho nas métricas.
Ao final do processo, novos problemas podem ser descobertos, gerando novos testes e novos resultados. Ou seja: trata-se de um processo contínuo e que, por isso, leva ao crescimento.
Gostou dessas sugestões? Já possui conhecimento em alguma delas? Quer ficar por dentro de outras tendências do mercado da comunicação e do marketing? Então aproveite e conecte-se com a gente no nosso Linkedin.
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