6 insights para o profissional de marketing em 2021

Que o ano de 2020 mudou o rumo e acelerou as mudanças do setor de marketing já não é mais novidade. O planejamento de comunicação das empresas precisou se adequar ao momento inusitado que (ainda) estamos vivendo.

Com isso, as marcas precisam ficar por dentro dos insights e das novidades para estabelecer uma conexão com o seu público e atender às suas necessidades.

Confira 6 insights para o profissional de marketing em 2021 que separamos:

1.      Atenção às novas normas da LGPD

As práticas da sua empresa estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)? Você sabe como isso afeta o marketing?

Com o avanço da tecnologia da informação, é possível coletar inúmeras informações das pessoas, facilitando a estratégia de marketing e o plano de atração de clientes em potencial. Porém, com a vigência da nova lei, a coleta desses dados poderá ser realizada somente mediante o consentimento total do titular dos dados. Ou seja, se a sua empresa quiser utilizar estratégias interativas para coletar dados para o time de marketing e vendas, será necessário que a Política de Privacidade e o Termo de Uso contemplem esse tipo de ação para que o consumidor saiba exatamente para que os seus dados serão usados.

Por serem áreas que lidam diretamente com o uso de banco de dados, o Inbound Marketing e o Marketing Direto precisarão ter suas práticas revisadas com bastante atenção. Isso não significa que os profissionais de marketing deverão parar de trabalhar com os dados das pessoas, mas será necessário ficarem mais atentos às especificações da LGPD.

2.      Consumo Virtual

Com a pandemia do novo coronavírus, nós nos deparamos com a necessidade de encontrar formas para manter hábitos e consumir produtos mantendo o distanciamento, gerando assim, um crescimento no consumo via e-commerce.

Uma pesquisa da Ebit l Nielse mostra que as compras online cresceram 47% no primeiro semestre de 2020, ou seja, ter presença digital deixa de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. As marcas que não disponibilizarem canais de vendas online não terão preferência pelo público.

Como o comportamento do consumidor está mudando constantemente, é necessário ficar atento a essas mudanças. Por isso, deixamos algumas dicas:

  1. Comunique-se com seus clientes.
  2. Explore os formatos disponíveis para que o seu público encontre a sua marca.
  3. Fique de olho nas plataformas que facilitam as vendas.
  4. Diversifique os canais de venda.
  5. Pense em longo prazo.

 

 3.      A Personalização é necessária

Outro insight para o profissional de marketing em 2021 é a personalização que, resumidamente, consiste em realizar mudanças de acordo com quem o seu cliente é e o que ele deseja. Ou seja, deve-se produzir produtos ou entregar serviços que respondam às necessidades individuais de casa consumidor. Não basta tratar pelo primeiro nome no título do e-mail, é preciso reunir dados e informações para personalizar a experiência de cada pessoa que entrar em contato com a sua marca.

Entregue um atendimento mais rápido e conveniente, ofereça material personalizado, utilize ferramentas para acompanhar as preferências e prever o motivo mais provável pelo qual ele possa entrar em contato. Ofereça também uma boa experiência para que ele se envolva até estar pronto para fechar negócio com a sua empresa.

4.      Foco no relacionamento e no atendimento ao cliente

O relacionamento e o atendimento ao cliente vêm passando por diversas alterações. Como mencionado anteriormente, os consumidores estão cada vez mais exigentes e procuram por atendimentos rápidos e personalizados.

Foi-se o tempo em que os clientes esperavam para relatar um problema ou acompanhar o pedido em determinado horário. Hoje, o consumidor quer poder entrar em contato no horário e pelo canal de comunicação que ele quiser (chats, redes sociais, e-mail, entre outros). O atendimento em múltiplos canais veio para ficar.

Outro ponto importante é que as pessoas querem uma relação de confiança acima de preços competitivos e produtos de qualidade. Faça atendimentos humanizados com foco na satisfação total do cliente para garantir que todo o contato que ele tiver com a sua marca seja satisfatório.

Relacionamento e atendimento se complementam. Portanto, o atendimento deve ser pensado para oferecer a melhor experiência possível e assim estabelecer relações duradouras. Por isso, se tem uma prática que devemos adotar, é a humanização.

5.      Propósito de marca cada vez mais fundamental

Nos dias atuais, para manter uma empresa competitiva no mercado, é preciso muito mais do que entregar produtos e serviços de qualidade; é necessário um alinhamento de propósito com a sua audiência.

O propósito de marca mostra a sua essência, o motivo pelo qual a sua empresa existe. É isto que as pessoas querem ver: marcas defendendo causas e mostrando que se preocupam com o ser humano, e não só com o lucro. Esse é um fator que influência muito no processo de fidelização do cliente.

Ter um propósito bem definido é um passo indispensável, isso torna a comunicação interna mais eficiente, fazendo com que os próprios funcionários se tornem defensores da marca. Para ter esse alinhamento, você pode utilizar o DNA de marca para construir ou rever o propósito da sua empresa. Converse com a gente sobre isso!

6.      Tenha um bom parceiro

Com tantas mudanças e exigências, é preciso estar atento a quando, onde, como e com quem a sua empresa deve se comunicar.

Para manter uma comunicação de sucesso, é necessário analisar o mercado, avaliar as melhores estratégias, alinhar os objetivos com o plano de ação e conversar da melhor maneira com o seu público.

Para isso, nada melhor do que contar com o auxílio de um parceiro especializado e profissional que vai analisar e traçar toda a sua estratégia de comunicação. Aqui na Woop, temos uma equipe preparada e cheia de expertise para dar o woopgrade que a sua empresa precisa. Somos uma agência full service que leva marcas mais longe. Quer saber como? Fale com a gente, e vamos juntos!

 

Sobre o autor

Andriely Lucavei

Andriely Lucavei

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