7 benefícios da sua marca fazer um site novo

Possuir um site é extremamente importante, pois é um dos principais canais do marketing digital onde as empresas precisam estar presentes atualmente.

Muito além de um novo visual, os benefícios da sua marca fazer um site novo são muitos, incluindo até gerar ainda mais vendas.

Mas, e quando seu site fica ultrapassado e você precisa dar aquela repaginada? Qual a melhor solução: atualizar o site antigo, ou construir um novo do zero?

Hoje vamos te mostrar aqui alguns bons motivos para você deixar de lado a preguiça, esquecer seu site antigo e começar um site completamente novo. Continue a leitura!

Benefícios da sua marca fazer um site novo

Confira abaixo as sete principais razões e benefícios que você deve considerar para tomar a decisão de criar um novo site para sua empresa.

1 – Responsividade

Uma pesquisa de 2019 realizada pela Salesforce estima que 80% do tráfego digital naquele ano foi feito por meio de dispositivos móveis. Além disso, 40% dos brasileiros aumentaram o uso de seus smartphones durante o pico da pandemia.

Isso significa que seu site PRECISA estar otimizado para funcionar em todos os formatos (desktop, smartphone ou tablet). A essa característica, damos o nome de responsividade.

A maior parte dos sites construídos há mais tempo não oferecia essa possibilidade, simplesmente porque os celulares não eram tão utilizados para navegação, em função de diversos fatores e entre eles, a velocidade da internet.

Com a iminente chegada da internet 5G, as pessoas vão começar a acessar cada vez mais páginas e apps pelo celular e assim se torna cada vez mais necessário ter um site adaptável.

E nós vamos além: seu site deve, inclusive, ser pensado sob a lógica do “mobile first“, em que botões, espaçamentos e outros itens são pensados para serem, primeiramente, “amigáveis” ao uso pelo mobile.

E seguindo essa lógica, pode ter certeza: adaptar seu site atual vai dar muito mais trabalho do que construir um site responsivo do zero.

2 –  Design atualizado e sem limitações

O design de sites evoluiu muito nos últimos anos, e foi se adaptando aos principais comportamentos dos usuários. Assim, um design pensado há cerca de 2 anos já pode estar completamente obsoleto para as necessidades digitais de hoje.

Isso porque, atualmente, a experiência do usuário, ou “user experience” (UX), deve ser o foco principal na construção de um site, e pode ser extremamente difícil e limitante ter que inseri-la em um site pronto, utilizando a plataforma já existente.

É por isso, também, que se faz tão importante contratar profissionais qualificados para o desenvolvimento do seu site.

3 – SEO

Não adianta ter um site se ele não for construído para ser encontrado e bem posicionado nos mecanismos de busca. O Search Engine Optimization (ou SEO) determina quais as melhores práticas e técnicas para tornar seu site otimizado para ser bem ranqueado nos buscadores.

E fazer a adaptação de SEO em um site já existente é outro fator que se torna mais difícil do que construir um site novo, pensado para o SEO.

4 – Confiabilidade

Um site desatualizado, com visual antiquado ou com falhas e problemas técnicos pode transmitir justamente a mensagem que você não quer passar: a falta de confiança na sua marca.

Para garantir que isso não aconteça, nada mais adequado do que construir um site totalmente novo, que tenha um planejamento a longo prazo e que consiga se adequar ao crescimento e aos próximos momentos da sua empresa.

5 – Demora no carregamento

Estruturas antigas e pesadas tendem a oferecer mais lentidão no carregamento da página. E nem precisamos falar que demorar para carregar é a PIOR coisa que poderia acontecer com seu site, não é mesmo? Mais do que um motivo que faz a experiência ser ruim, esse é quase um espantalho para os consumidores.

6 – LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados, implementada recentemente no Brasil para proteger a privacidade dos usuários, traz exigências de coleta, armazenamento e processamento de dados que são muito mais difíceis de serem implementadas em uma estrutura de site antiga.

7 – Gerar tráfego e movimentação on-line

Também é possível utilizar a criação de um novo site para alavancar sua presença on-line, criando uma campanha de lançamento para estimular a visitação do seu novo espaço, gerando mais tráfego e fazendo com que ele seja melhor posicionado nos mecanismos de pesquisa.

Viu só? Se você ainda não tinha pensado em renovar ou recriar seu site, este é o momento ideal, e estas dicas com certeza mostram a vantagem de criar um novo site em vez de apenas atualizar o antigo.

Gostou desse conteúdo? Então confira também outros posts sobre o assunto!

Leia também: Tendências de marketing 2022: veja o que estará em alta

Leia também: Por que ter um blog: entenda a importância para a sua empresa

 

Sobre o autor

Cláudia Dezorzi

Cláudia Dezorzi

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.