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O universo do marketing é dinâmico e vive se reinventando para levar empresas mais longe e trazer o público mais perto.
Vivemos na era da experiência, onde as pessoas querem conhecer mais sobre as marcas com quem estão se relacionando, como se posicionam e o que pensam. Para se posicionar na mente e no coração das pessoas, é preciso se dedicar ao que chamamos de brand awareness.
Descubra o que é essa estratégia de branding, e conheça 7 dicas para aumentar o conhecimento de marca.
É uma estratégia de branding que pode ser definida como reconhecimento de marca. É uma forma de criar conexões e relações genuínas com o púbico, que se identifica ao conhecer o discurso, os propósitos e os valores da empresa.
Essa familiaridade fortalece a confiança na marca e seus produtos, constrói relacionamentos duradouros e gera resultados institucionais e comerciais.
Já ouviu falar em lovemarks? São marcas que atingiram muita fidelidade do seu público. São marcas amadas, que movem multidões nas redes e nas ruas, que transformam seus clientes em embaixadores da marca, por exemplo: as filas que se formam em frente às lojas da Apple e os fãs da Coca-Cola.
Numa era em que as comunidades são cada vez mais fortes e o “marketing boca a boca” está mais vivo do que nunca, o reconhecimento de marca é ainda mais importante para facilitar a jornada de compra. Ele influencia na decisão de compra e aumenta o alcance e a influência que a marca traz.
Agora, pare e pense: como você quer que a sua marca seja lembrada daqui a 10 anos? O brand awareness é fundamental na construção de um legado que vai ajudar a posicionar sua marca e torná-la reconhecida pelo valor e não apenas pelo preço.
Afinal, a concorrência pode copiar promoções, ofertas e até mesmo características de produtos, mas a essência da sua marca, aquilo que só ela pode dizer e que a torna tão única, ninguém imita.
Por isso, o reconhecimento de marca deve ser considerado uma vantagem competitiva. Pois, além de tudo, ele aproxima, diferencia, cativa, conecta e cria oportunidades de conexão com as pessoas.
Uma boa estratégia de brand awareness gera identificação, que se transforma em confiança, resultando em vendas. Essa conexão de interesses e afinidades faz clientes virarem fãs da marca, indicando e recomendando e convertendo essa admiração em ainda mais vendas.
Os clientes que acabam se tornando embaixadores da marca, compartilham e indicam seus produtos e serviços, potencializando o alcance da marca.
A presença e o engajamento nas redes sociais se fortalecem, o acesso ao site aumenta, as vendas pelo e-commerce e a procura no PDV crescem. Quem confia na sua marca, impulsiona o seu reconhecimento.
Uma marca reconhecida e lembrada pelos seus valores e propósitos contribui para o sucesso das campanhas de marketing.
Com uma identidade sólida e um posicionamento que gera identificação, o planejamento e a criação se tornam mais assertivos em sua estratégia e mensagem, ajudando a impulsionar campanhas nas redes sociais, nos sites, nos blogs e no e-mail marketing.
Confira a seguir 7 dicas de ouro para aumentar o conhecimento de marca e levar sua marca mais longe.
Identificar o seu público é tão importante quanto saber onde ele está, a hora de planejar a melhor estratégia para levar sua mensagem até ele.
Diversifique, marque presença e invista em mídia paga, postagens em redes sociais orgânicas ou conteúdo de blog relevante para ajudar seu público a conhecer a sua marca e entender quem ela é, e que está ali para atender seus desejos e necessidades.
Não se esqueça dos canais de marketing tradicional, mas tenha atenção especial às tendências do seu público.
As respostas dessas perguntas são determinantes para fazer sua marca ser percebida, lembrada, reconhecida e admirada.
Conteúdo relevante funciona, engaja e dá resultado! Para aumentar o reconhecimento da sua marca e expandir suas credibilidades em uma comunidade cada vez maior, participar de lives e videoconferências, escrever artigos e conquistar seguidores nas redes sociais é uma estratégia inteligente.
Quando seus artigos, vídeos ou publicações estiverem disponíveis, compartilhe com amigos, seguidores e contatos.
Lembre-se: não é necessário estar em todas as plataformas ao mesmo tempo, basta estar presente naquelas que mais transmitem quem sua marca é de verdade, e que tenham relação com o seu posicionamento e público.
Quanto mais visitantes você tiver em seu site, mais as pessoas conhecerão sua marca e saberão quem ela é. Para isso, é preciso facilitar o acesso, que resulta em um bom tráfego.
Um site responsivo, adaptado para mobile, rápido e com bons conteúdos é indispensável. Você pode usar o Google Analytics para analisar as origens de acesso e saber o que tem se mostrado mais eficaz para aumentar o tráfego e a conscientização.
A identidade visual diz muito sobre uma marca. Por isso, na hora de escolher cores, imagens, fontes, símbolos e elementos para site, redes sociais e campanhas, tenha o cuidado e a sensibilidades para que ela traduza a sua essência e permita a fácil identificação e reconhecimento da sua marca.
Não basta só mostrar ao cliente quem sua marca é e tudo que ela faz. Pois, mais do que conhecer a sua marca, as pessoas querem saber o que a sua marca pode fazer por ela.
E o que seria? Agradar, ouvir, resolver, atender, no PDV ou nas redes sociais. Tudo isso junto gera satisfação, que gera preferência, que gera indicação. Se a sua marca quer ser percebida como única, trate o seu cliente como se ele também fosse único, do pré ao pós-venda.
Quando se trata de reconhecimento de marca, qualidade vale mais que quantidade. Logo, foque em alcançar um público que realmente se identifique e esteja querendo o seu produto ou serviço.
Saber em qual plataforma o seu cliente ou prospect está é importante para concentrar seus esforços para transformar seguidores em fãs.
Agora que você já sabe a importância de investir em brand awareness, que tal entender mais sobre O que é Rebranding, conhecer mais sobre Design Thinking ou descobrir os Impactos da Transformação Digital no Marketing?
Nosso blog está repleto de conteúdos que informar e inspirar o woopgrade que você quer para sua marca.
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