9 curiosidades sobre o mundo da publicidade

Antes de começar este texto, já vamos derrubar um mito: a vida em agência não é como as comédias românticas retratam. Tem emoção, inspiração, transpiração, e as ideias não caem do céu. Mesmo assim, com briefings estranhos, prazos apertados e orçamentos limitados, muitas ideias ganham vida e criações que marcam época.

Mas o tema de hoje não são as campanhas que todo mundo lembra, e sim as curiosidades da publicidade que muita gente não sabe. Então, deixe os leads, o budget e o target de lado por alguns minutos e conheça 9 curiosidades sobre o mundo da publicidade.

Nossa lista não promete mudar vidas, mas traz conhecimento útil e boas referências para inspirar sua marca. Afinal, se a Coca-Cola inventou o Papai Noel como a gente conhece hoje e o nosso querido Monteiro Lobato já foi redator do Biotônico Fontoura, com criatividade, oportunidades e boas ideias, é possível ir mais longe das mais diferentes maneiras.

Então continue a leitura e veja:

9 curiosidades da publicidade que você precisar conferir.

O comercial de TV mais longo do mundo

Que tal tentar adivinhar a duração desse comercial? 30min? 2h? 5h? Longe disso! Segundo o Guiness Book of Records, o comercial mais longo do mundo foi veiculado no dia 8 de dezembro de 2018, no canal Woohoo, e tem 14h horas de duração. Você pode assistir ao “resumo” desse comercial clicando aqui.

Criado pela agência Wieden + Kennedy para o desodorante Old Spice, da P&G, o nome do comercial é “Anúncio Infinito” e tinha como objetivo produzir um conteúdo tão duradouro quanto o novo desodorante Old Spice com a tecnologia Durascent, lançada na época. O comercial impactou mais de 60 milhões de pessoas e promoveu um crescimento de 440% no alcance orgânico dos canais da marca nesse período.

O comercial mais caro do mundo

Com certeza, o comercial do desodorante da Old Spice teve um custo bem alto para ser produzido, mas nem se compara com o anúncio criado para o perfume Chanel nº 5 lá em 2004. Quase duas décadas depois, ele ainda é o mais caro da história, tendo custado US$ 33 milhões.

10% dessa quantia foi apenas o cachê da atriz Nicole Kidman, estrela do comercial. O anúncio também contou com a participação de Rodrigo Santoro e da Orquestra Sinfônica de Sidney. Você pode assistir ao comercial aqui. 

O primeiro anúncio na internet

No século passado, mais precisamente em 1994, quando a internet ainda engatinhava e a banda larga era algo inimaginável até então, foi criado o primeiro o anúncio para internet. Eram outros tempos, época em que não havia CTAs, leads, inbound nem remarketing, mas já existia o tal gatilho.

Com a pergunta “Você já clicou o seu mouse bem aqui?”, o despretensioso web banner criado para a operadora AT&T teve uma taxa de 44% de conversão de pessoas que viram e clicaram. 

Maior outdoor do mundo

Um outdoor comum tem cerca de 9 metros de largura por 3 metros altura. Já os painéis triplos, geralmente presentes em rodovias, têm aproximadamente 27 m x 3 m. Parecem grandes, mas são minúsculos se comparados ao maior outdoor do mundo criado pela Ford para anunciar a EcoSport com 5.265 metros quadrados, composto por nove lonas distribuídas em 135 metros de largura por 54 metros de comprimento e com peso de 2 toneladas.

Além dos 30 litros de tinta usados na impressão, foram horas e mais horas de tratamento digital e retoque nas 470 janelas do prédio localizado em Madri, na Espanha. Digitalmente, o tamanho do arquivo tinha 68 GB. Fisicamente, o outdoor tinha o tamanho de 20 quadras de tênis.

Propaganda mais antiga do mundo

Embora a primeira agência de publicidade tenha surgido junto com a Revolução Industrial lá em 1841, historiadores apontam que os registros mais antigos referentes à propaganda são de Pompeia. Pesquisadores encontraram tabuletas divulgando casas de banho, lutas de gladiadores além de pregoeiros vendendo seus produtos.

Contudo, o primeiro panfleto foi criado em Paris em 1482 e divulgava uma manifestação religiosa chamada de “O grande perdão de Nossa Senhora”. Também nessa época, começaram a ser utilizados os primeiros símbolos (ícones) e sua associação a produtos, produtores e serviços, o que hoje chamamos de logotipo.

O garoto propaganda mais famoso no Brasil

Era uma vez uma época em que não havia internet e o principal meio de entretenimento e informação da família brasileira era a televisão. Foi assim, sem a concorrência de Youtube e streamings, com boas ideias, texto inteligente e muito carisma, que o ator Carlos Moreno marcou gerações.

O garoto propaganda mais famoso no Brasil estrelou mais de 340 comerciais para a Bombril de 1974 e 2013 e entrou para o Guinness como a campanha que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial.

 

Site mais acessado do mundo

Ficou com dúvida sobre qualquer coisa, em qualquer hora do dia e lugar? Basta “dar um google”. Pensando assim, é fácil imaginar que o buscador é o site mais acessado no mundo, mas não é, não.

Outra curiosidade da publicidade é que, atualmente, o site mais acessado é o Facebook. Apesar de bastante criticada, a rede social mais popular do mundo ainda é muito amada e soma mais de 836,7 milhões de visitantes todos os dias.

O primeiro comercial LGBTQ+ da história

Em 1994, quando a diversidade não era pauta de absolutamente nada e o preconceito era ainda maior do que atualmente, a IKEA dos EUA veiculou o primeiro comercial LGBTQ+ da história. Felizmente, hoje seria só mais um filme retratando o cotidiano, mas, na época, causou barulho. O comercial passou em TV aberta e mostrava um casal homoafetivo escolhendo uma mesa de jantar.

O maior anunciante de 2020

Esse título muda de mãos de ano em ano. Mas, em 2020, quem se destacou como maior anunciante do mundo foi a Amazon. Segundo o ranking da Ad Age, maior veículo de propaganda e marketing do planeta, a empresa de Jeff Bezos aumentou em 34% os investimentos em publicidade, superando US$ 11 bilhões investidos em marketing e indo do quinto para o primeiro lugar da lista.

Fortalecer marcas é melhor do que quebrar recordes

Quando a comunicação de seu produto ou serviço é lembrada, sua marca é reconhecida. Resultados são melhores que recordes. Por isso, é bom contar com quem entende sua realidade, conhece o mercado e sabe onde seu público está.

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Sobre o autor

Jean Pierre

Jean Pierre Boos

Publicitário nostálgico contemporâneo, pai de gato e usuário de all star. Otimista incorrigível, se dedica a entender coisas que um dia saberá, talvez.

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