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Estamos vivendo uma época em que o consumo de conteúdo deve ser prático para se encaixar na rotina agitada. Por isso, o desejo por praticidade tornou-se um pré-requisito para o lançamento de novos recursos.
Com esse cenário, as marcas precisam se adequar às formas como o público consome conteúdo, e nem sempre a melhor opção é um artigo longo, um vídeo ou até mesmo uma imagem.
Sendo assim, o áudio marketing surge para suprir essa necessidade em consumir conteúdo de interesse do usuário de modo rápido e prático.
O áudio marketing consiste na prática de produzir conteúdo em áudio, geralmente na forma de programas de rádio, podcasts ou narrações. Mas marcas como Apple, Microsoft, Amazon e Google vão além e trazem assistentes ativados por voz, o que nos fornece um novo meio de consumir conteúdo.
A grande quantidade de conteúdo disponibilizado na rede e a falta de tempo devido à rotina agitada que vivemos fazem com que as pessoas não consigam ler ou ver tudo o que gostariam.
Sendo assim, o áudio marketing consegue contornar esse problema muito bem, pois é possível ouvir o conteúdo no ônibus, no metrô, no carro, na fila de um banco, na academia, fazendo comida e em qualquer outro tempo em que a leitura não se encaixa.
Por isso, tudo indica que o consumo do áudio marketing continuará crescendo, sendo uma forte tendência no universo da comunicação, permitindo que as pessoas optem por apenas ouvir o conteúdo, em que o vídeo não está facilmente disponível.
Com o aumento no desejo do consumidor por experiência de áudio, surgirão novos aplicativos e nova tecnologia de áudio para preencher o tempo que, de outra forma, haveria silêncio. Podemos citar como exemplo o aplicativo Clubhouse, lançado em março de 2020 e que se tornou popular no início de 2021. O aplicativo de rede social permite somente o compartilhamento de áudio, ou seja, não existe espaço para texto ou imagens. Foi muito comparado a um podcast ao vivo, já que os áudios não ficam salvos, diferente do podcast.
A comodidade na utilização do aplicativo chama atenção: não necessita de grandes produções e pode ser acessado de onde você estiver desde que tenha acesso à internet.
O Clubhouse é só um exemplo de aplicativo focado em conteúdo de áudio que fez sucesso e se tornou popular em pouco tempo, provando que os conteúdos em áudio vêm ganhando cada vez mais força e se mostrando necessários nas estratégias de marketing.
Se a sua marca já produz conteúdo com qualidade e quer testar algo novo para o seu marketing de conteúdo, sem grandes riscos ou investimentos, os posts em áudio são uma excelente escolha. Eles vão ajudar a melhorar o seu SEO, vão deixar o seu conteúdo mais humanizado, colaboram na aproximação com a audiência, auxiliam na geração de leads. Além disso, são inovadores e fáceis de aplicar.
De fácil consumo, os podcasts não são mais novidade, mas a sua popularidade vem crescendo constantemente devido, principalmente, à conveniência no consumo dos conteúdos, pois é possível ouvir um podcast enquanto realiza multitarefas.
Com o aumento na procura por conteúdo em áudio, muitas marcas estão entrando para o mundo do podcasting. Afinal, estar onde seu cliente em potencial está e entregar conteúdo relevante faz parte de uma boa estratégia de marketing.
Então, analise o seu mercado e veja como seus concorrentes estão trabalhando essa estratégia de Áudio Marketing. Se o podcast for um formato com apelo para o seu público, talvez esteja na hora de pensar como aplicar esse conteúdo de áudio no seu negócio.
Mais fácil de ser compartilhado nas redes sociais, o audiograma é um conteúdo de áudio sobreposto em uma imagem. A imagem chama a atenção e dá aos seus ouvintes algo para olharem enquanto ouvem.
Esse formato pode ser utilizado em um post com a imagem de um gráfico que necessite de uma explicação mais detalhada, por exemplo.
Se quiser saber como você pode aplicar as estratégias de áudio marketing no seu negócio para aperfeiçoar as suas estratégias de comunicação, entre em contato conosco clicando aqui.
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