Calendário Promocional: 7 ideias para marcas que querem ir mais longe

Planejar o ano de uma marca, mais do que um desafio, é um exercício de inteligência, criatividade e, principalmente, foco. Foco? Sim, foco! Isso porque é muito fácil se perder no meio do caminho, esquecer datas, sair dos trilhos e executar ações que não têm relação com o seu negócio.

Mas para resolver esses problemas existe uma ferramenta que pode salvar vidas (inclusive de marcas): o bom e velho calendário promocional. Aí você deve se perguntar: mas todos têm acesso a ele, como vou me diferenciar? A resposta está na escolha das datas e na relação que elas têm com a sua marca e o seu ramo de atuação.

Aqui na WOOP, desenhamos o calendário promocional com os nossos clientes pensando sempre em quais datas são essenciais (que não podem deixar de ser comemoradas), quais são “café com leite” (que podem ser somente lembradas) e quais são oportunas (que representam bons negócios ou visibilidade).

Para mostrar alguns exemplos de como planejamos o nosso próprio calendário promocional, selecionamos 7 ações que executamos em 2019. Esperamos que elas inspirem você a escolher as datas que melhor combinam com o seu negócio.

Dia da Mulher

 

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Talvez você não saiba, mas na WOOP as mulheres são maioria. Por isso, escolher o Dia da Mulher como uma data a ser comemorada faz todo sentido com o nosso calendário promocional. Em 2019, fizemos uma ação de endomarketing, criando capas de revista para cada uma das Woopers. As manchetes falavam sobre suas qualidades. Além de colar as capas por toda a agência, fizemos publicações nos stories do nosso perfil no Instagram, mostrando para todos o quanto a WOOP valoriza as mulheres.

50 anos da chegada do homem à Lua

 

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O propósito da WOOP é “Inspirar marcas e pessoas a ir mais longe”. Em 2019, colocamos esse conceito em prática de diversas formas. Uma das ações aconteceu no aniversário de 50 anos da chegada do homem à Lua. Aproveitamos o hype da data e criamos um jogo no Instagram Stories. O objetivo era levar uma nave espacial mais longe, assim como fazemos com marcas e pessoas. O sucesso foi estratosférico.

 

 

Dia do Cliente

 

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Na WOOP, fazemos questão de estar sempre próximos dos nossos clientes. Por isso, não colocar o Dia do Cliente no nosso calendário promocional é algo impensável. Na ação de 2019, entregamos um kit com café, doces e produtos naturais para os nossos clientes. A ideia foi criar um “mimo” com vários “combustíveis” para levá-los mais longe. Uma forma de comemorar a data e reforçar o nosso propósito.

Outubro Rosa

 

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Aproveitamos a chegada de outubro para falar de um assunto importante: o autoexame. Encontramos uma oportunidade de fazer isso de maneira criativa. Desenvolvemos uma sequência de stories que ensinava, com o simples toque na tela do celular, como realizar o autoexame. A ação foi compartilhada por influencers e pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul.

Dia do Cão

 

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Dia do Cão? Mas essa data está no calendário promocional da WOOP? Bem, temos uma mascote oficial aqui na agência: a Mel. Uma cachorrinha que está em todos os brainstorms, reuniões e conversas. E para mostrar a todo mundo esse “jeito WOOP” de tratar os animais, colocamos a Mel para pilotar os nossos stories por um dia. Cada passo dela foi documentado no Instagram no Dia do Cão. A ação e, claro, a Mel fizeram o maior sucesso.

Dia do Profissional de Propaganda

 

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Todo profissional tem o seu dia nos calendários promocionais que você encontra na internet.  Se a sua empresa é daquelas que dá valor aos colaboradores, então comemorar essa data é uma boa ideia. Aqui na WOOP, aproveitamos o 17 de outubro para mostrar aos nossos WOOPERS e a outros profissionais de propaganda aqui da região a sua importância. Em 2019, além de um café da manhã delicioso, fizemos um post marcando os nossos profissionais e os perfis de todas as agências aqui da região. Assim, essa data foi marcante pra muita gente.

Novembro Azul

 

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Como fizemos uma ação durante o Outubro Rosa, nada mais justo do que também fazer uma ação no Novembro Azul. Afinal, as datas conversam com o nosso propósito. Dessa vez, criamos uma série de stories no Instagram trazendo dados sobre o câncer de próstata. Tudo com uma linguagem bem futebolística, pra chamar a atenção dos marmanjos.

 

E aí, gostou da forma como utilizamos o calendário promocional para fazer com que a WOOP fosse lembrada? Você pode fazer o mesmo pela sua marca. Lembre sempre de escolher datas que tenham relação com o propósito, os valores e as características do seu negócio.

Se você precisar de alguma ajuda para desenhar a estratégia do seu calendário promocional ou mesmo se quiser uma dose extra de criatividade nas ações a serem executadas, venha tomar um café aqui com a gente. Estamos prontos para inspirar você e a sua marca a ir mais longe.

 

Sobre o autor

Johnny Loewen

Johnny Loewen

Redator de origem, Diretor de Criação no dia a dia, guitarrista nas horas vagas, cinéfilo nos fins de semana e filósofo de boteco sempre que surge um convite.

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