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Marketing industrial (B2B) é basicamente um relacionamento que envolve duas empresas. É o marketing que não se destina ao consumidor final, mas sim a uma outra companhia. Ou seja, são empresas que atendem não só consumidores finais, mas também outros negócios e organizações.
Esse é um setor que representa 23,6% do PIB brasileiro e que precisa investir em comunicação para divulgar seus produtos com eficiência. É por isso que criamos esse conteúdo, para mostrar como alcançar os melhores resultados no marketing industrial.
O marketing industrial é um conjunto de ações, ideias, táticas e estratégias focadas na comunicação entre indústrias. Ou seja, quem fabrica, produz ou desenvolve produtos (ou soluções), e os vende para quem comercializa para o cliente final, é o que chamamos de B2B, business-to-business.
Ele é essencial para indústrias de todos os portes e segmentos que além de venderem mais, também querem fortalecer sua imagem institucional, posicionar sua marca no mercado, fidelizar clientes e se diferenciar da concorrência.
É um setor amplo, no qual cada empresa tem diferentes necessidades, que com uma estratégia de marketing assertiva se transformam em oportunidades.
Se antigamente o marketing industrial era pouco visado e se resumia muitas vezes a um catálogo, um site básico e um outdoor, com o surgimento do marketing digital, a comunicação B2B foi ressignificada.
O alcance maior de todos os públicos por meio de diversas plataformas, somadas a possibilidade de rápida mensuração, transformou o mundo dos negócios. Que agora vê o digital como ferramenta principal de abordagem, e não apenas como complemento ou apoio. Conforme a pesquisa da Accenture, 61% das transações B2B começa on-line.
A disrupção digital que originou a Indústria 4.0 e revolucionou a maneira de produzir, também trouxe evolução ao marketing industrial B2B, que agora acontece on-line, ao vivo e em tempo real.
Diante desse cenário, o desafio dos profissionais de marketing e gestores é elaborar estratégias específicas para cada objetivo, seja incrementar as vendas ou fortalecer a imagem da marca.
O Marketing Industrial digital é flexível, mensurável e segmentável, tudo é rápido, instantâneo e gerenciável. As diversas estratégias possíveis podem ser aplicadas em todo planejamento para atingir as mais diferentes metas e objetivos. Conheça a seguir alguma delas.
Criar conteúdo de valor, que seja útil e relevante, com informações claras e consistentes, que direcionam o cliente para o seu site e que façam parte da sua estratégia, geram confiança na marca e podem converter em vendas.
Diferentemente do B2C (business-to-consumer), quando a marca vai atrás do cliente, no marketing B2B é o cliente quem procura a indústria. É a partir desse contato que nasce a oportunidade de inserir o público na jornada de compra, do topo ao final do funil.
Uma visita ao site leva a um e-mail marketing, que oportuniza um artigo de blog, que proporciona um e-book, e toda essa trilha é percebida como autoridade de marca e pode se converter em vendas.
Você tem um site? Ok, mas saiba que só isso não basta. Sua indústria precisa ser encontrada para ser conhecida. E como fazer isso? Investindo em SEO, que são as palavras-chave que otimizam a pesquisa no Google e em outros buscadores, melhorando o seu posicionamento nas páginas de pesquisa.
Tão bom quanto aquele cafezinho ou almoço com o cliente, ou mesmo aquele brinde de aniversário, ou final de ano, é fortalecer o atendimento ao cliente, que se sente valorizado quando é bem atendido. É possível estar próximo mesmo estando longe, oferecendo canais de atendimento e relacionamento com o seu público.
Essencial na gestão de vendas, marketing e atendimento, o CRM é imprescindível para rastrear as interações com os clientes, ajudando a identificar e entender as necessidades, e preferências do seu público.
É imprevisível saber quando, como e onde um cliente em potencial vai acessar o seu site. Por isso, otimizar sua página é estratégico. Seu site precisa ser leve, funcional e informativo, com boa usabilidade e acessível de qualquer dispositivo. Quanto mais otimizado, melhor o ranqueamento no Google.
Às vezes acontece de o cliente visitar o seu site ou clicar em algum banner, mas esse interesse não converter em vendas. É aí que entra a estratégia de remarketing, que rastreia o público nos sites com base em seu comportamento na internet, lembrando de maneira criativa que aquela oportunidade imperdível ainda pode ser aproveitada.
“Instagram não é para a minha marca”, “Não vale a pena investir em Facebook”. Muitas indústrias, ainda não acreditam, mas as redes sociais são para todos. Com criatividade, planejamento, estratégia e investimento em mídia paga, sua marca pode se destacar, criar relacionamento e até iniciar uma jornada de compra em todas as redes.
Entre muitos desafios e tantas oportunidades, o que o Marketing B2B mais gera para os negócios são vantagens que impulsionam o crescimento estratégico do setor industrial. Confira os principais benefícios a seguir.
A estratégia é construída com base no público, e esse conhecimento sobre seus hábitos e preferências oportunizam uma comunicação mais assertiva, que eleva as chances de fechar bons negócios.
As ferramentas usadas para geração e análise de indicadores permitem identificar e entender tendências, mensurar resultados e calcular custos. Essas métricas são geradas conforme as necessidades e objetivos de cada indústria.
A conta é simples: menos custos, mais leads, igual aumento de receita e, consequentemente, maior lucro. Um crescimento que se torna sustentável com estratégias de inbound marketing que geram resultados a médio e longo prazo.
O marketing industrial é diferente porque desperta o interesse de empresas, gestores e decisores que já conhecem e desejam saber mais sobre o seu produto. Essa segmentação filtra os leads, gerando ganho de tempo e economia de recursos.
Conquistar a confiança de um público especializado, que influencia a decisão de compra, ajuda você a gerar autoridade para sua marca. Isso se faz compartilhando conteúdo relevante, que informa, educa e vende.
É contar com uma agência especializada em Marketing B2B, que atende grandes indústrias nacionais, dos mais variados portes e segmentos. Para entender mais sobre a importância do marketing digital para sua marca, leia esse conteúdo especial em nosso blog.
Agora que você já sabe todos os motivos para investir em Marketing Industrial, que tal começar a ir mais longe agora mesmo com a Woop?