Como definir o tom de voz da marca nas mídias sociais

Você já se pegou seguindo uma marca nas redes sociais e sentindo como se estivesse conversando com um velho amigo? Ou, ao contrário, já viu uma marca que parecia completamente fora do lugar com posts que mais pareciam robóticos e sem vida?

Isso acontece por causa do “tom de voz da marca” nas mídias sociais. O tom de voz é a personalidade da sua marca nas redes sociais e é essencial para criar conexões autênticas com o seu público.

Neste conteúdo, vamos explorar o que você deve considerar ao definir o tom de voz da sua marca. Confira!

Como definir o tom de voz da marca

Formado por elementos como vocabulário, gramática, tom, humor e estilo, um tom de voz bem definido ajuda a marca a se comunicar de modo claro, coerente e autêntico.

A seguir, mostraremos quais são os pontos principais que precisam ser avaliados para que a maneira de se expressar nas redes sociais tenha a ver com a sua marca.

Conheça o seu público-alvo

Antes de definir o tom de voz da marca, você precisa conhecer a sua “plateia”. Faça pesquisas, estude os seus seguidores, descubra as suas necessidades, os seus desejos e a sua linguagem. Leve em consideração:

  • Público-alvo: Quem é a sua audiência? Qual é a sua idade, o seu gênero, os seus interesses e o seu estilo de vida?
  • Posicionamento da marca:Qual é a essência da sua marca? Quais são os seus valores e diferenciais?
  • Objetivos:O que você espera alcançar com a sua comunicação nas mídias sociais?

 

Escolha a sua linguagem e o seu estilo

Decida qual linguagem e estilo melhor representam a sua marca e ressoam com a sua audiência. Você pode optar por ser formal, informal, técnico, amigável…

Essa consistência deve estar presente em todas as plataformas, seja no Instagram, seja LinkedIN, seja YouTube.

Linguagem e estilo do tom de voz da marca

Mantenha a consistência

Seja coerente com o tom de voz da marca escolhido em todas as interações nas mídias sociais. Isso cria uma identidade de marca sólida e ajuda os seguidores a reconhecerem a sua marca facilmente.

Conte histórias relevantes

Utilize o seu tom de voz para contar histórias que sejam relevantes para o seu público. O storytelling é essencial para que você possa criar um vínculo emocional com os seus seguidores.

A Dove, por exemplo, utiliza o seu tom de voz para promover a autoestima e a aceitação do corpo, contando histórias sobre autoconfiança e beleza real.

Esteja atento às mudanças

As tendências nas mídias sociais estão em constante evolução. Esteja atento às mudanças e adapte o seu tom de voz quando necessário. Isso mostra que a sua marca está atualizada e relevante.

A Netflix acompanha as tendências atuais e usa o seu tom de voz para interagir com o público sobre os lançamentos mais recentes e os eventos culturais.

Pense em uma analogia

Para facilitar o processo de definição do tom de voz da marca, pense em uma analogia. Imagine que a sua marca é uma pessoa. Qual seria a personalidade dela? Como ela se comportaria em uma conversa?

Aqui estão alguns exemplos que podem ajudá-lo nesse passo:

  • Uma marca jovem e descolada pode ter um tom de voz informal, divertido e descontraído.
  • Uma marca tradicional e conservadora pode ter um tom de voz formal, sério e respeitoso.
  • Uma marca inovadora e disruptiva pode ter um tom de voz irreverente, provocativo e criativo.

analogia no tom de voz da marca

Dicas práticas para implementar o tom de voz da sua marca

Depois de definir o tom de voz da sua marca, é importante implementá-lo de modo consistente em todas as suas comunicações nas mídias sociais.

Além de criar um manual de estilo com as diretrizes para uso da linguagem, indicamos:

  • Usar vocabulário e gramática adequados ao seu público-alvo.
  • Evitar jargões e gírias que possam ser incompreendidos.
  • Ser consistente em todo o seu conteúdo.
  • Usar humor e criatividade para se conectar com o seu público.

Algumas marcas para se inspirar

Algumas marcas se tornam reconhecidas pela forma com que se comunicam com os seus seguidores nas redes sociais. Confira três que podem servir de inspiração para a sua empresa:

A Netflix tem um tom de voz informal e divertido que combina com o seu público-alvo, jovem e conectado.

A Coca-Cola tem um tom de voz positivo e otimista que transmite a mensagem de que a marca é uma fonte de alegria e felicidade.

Já a Apple tem um tom de voz elegante e sofisticado que combina com a sua imagem de marca premium.

Cases de sucesso Woop: tom de voz da marca

Com uma expertise valiosa em marketing digital, a Woop tem alguns cases na manga quando se trata de adequação do tom de voz às redes sociais.

A WEG Home, braço da gigante WEG S.A. focado em soluções para smart home, é um deles. Para o perfil no Instagram, a marca adotou uma comunicação aproximada, inteligente e que apresenta os produtos de maneira simples e clara.

No caso da Indumak, que busca se conectar com representantes da indústria para divulgar as suas soluções em empacotamento automático, o tom de voz é sério, embora seja prático e respeitoso.

A Ambev Tech, hub de tecnologia da gigante cervejeira Ambev, adotou um tom de voz que conversa com o seu público-alvo, um mix de galera geek das gerações Y e Z.

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