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Você já se pegou seguindo uma marca nas redes sociais e sentindo como se estivesse conversando com um velho amigo? Ou, ao contrário, já viu uma marca que parecia completamente fora do lugar com posts que mais pareciam robóticos e sem vida?
Isso acontece por causa do “tom de voz da marca” nas mídias sociais. O tom de voz é a personalidade da sua marca nas redes sociais e é essencial para criar conexões autênticas com o seu público.
Neste conteúdo, vamos explorar o que você deve considerar ao definir o tom de voz da sua marca. Confira!
Formado por elementos como vocabulário, gramática, tom, humor e estilo, um tom de voz bem definido ajuda a marca a se comunicar de modo claro, coerente e autêntico.
A seguir, mostraremos quais são os pontos principais que precisam ser avaliados para que a maneira de se expressar nas redes sociais tenha a ver com a sua marca.
Antes de definir o tom de voz da marca, você precisa conhecer a sua “plateia”. Faça pesquisas, estude os seus seguidores, descubra as suas necessidades, os seus desejos e a sua linguagem. Leve em consideração:
Decida qual linguagem e estilo melhor representam a sua marca e ressoam com a sua audiência. Você pode optar por ser formal, informal, técnico, amigável…
Essa consistência deve estar presente em todas as plataformas, seja no Instagram, seja LinkedIN, seja YouTube.
Seja coerente com o tom de voz da marca escolhido em todas as interações nas mídias sociais. Isso cria uma identidade de marca sólida e ajuda os seguidores a reconhecerem a sua marca facilmente.
Utilize o seu tom de voz para contar histórias que sejam relevantes para o seu público. O storytelling é essencial para que você possa criar um vínculo emocional com os seus seguidores.
A Dove, por exemplo, utiliza o seu tom de voz para promover a autoestima e a aceitação do corpo, contando histórias sobre autoconfiança e beleza real.
As tendências nas mídias sociais estão em constante evolução. Esteja atento às mudanças e adapte o seu tom de voz quando necessário. Isso mostra que a sua marca está atualizada e relevante.
A Netflix acompanha as tendências atuais e usa o seu tom de voz para interagir com o público sobre os lançamentos mais recentes e os eventos culturais.
Para facilitar o processo de definição do tom de voz da marca, pense em uma analogia. Imagine que a sua marca é uma pessoa. Qual seria a personalidade dela? Como ela se comportaria em uma conversa?
Aqui estão alguns exemplos que podem ajudá-lo nesse passo:
Depois de definir o tom de voz da sua marca, é importante implementá-lo de modo consistente em todas as suas comunicações nas mídias sociais.
Além de criar um manual de estilo com as diretrizes para uso da linguagem, indicamos:
Algumas marcas se tornam reconhecidas pela forma com que se comunicam com os seus seguidores nas redes sociais. Confira três que podem servir de inspiração para a sua empresa:
A Netflix tem um tom de voz informal e divertido que combina com o seu público-alvo, jovem e conectado.
A Coca-Cola tem um tom de voz positivo e otimista que transmite a mensagem de que a marca é uma fonte de alegria e felicidade.
Já a Apple tem um tom de voz elegante e sofisticado que combina com a sua imagem de marca premium.
Com uma expertise valiosa em marketing digital, a Woop tem alguns cases na manga quando se trata de adequação do tom de voz às redes sociais.
A WEG Home, braço da gigante WEG S.A. focado em soluções para smart home, é um deles. Para o perfil no Instagram, a marca adotou uma comunicação aproximada, inteligente e que apresenta os produtos de maneira simples e clara.
No caso da Indumak, que busca se conectar com representantes da indústria para divulgar as suas soluções em empacotamento automático, o tom de voz é sério, embora seja prático e respeitoso.
A Ambev Tech, hub de tecnologia da gigante cervejeira Ambev, adotou um tom de voz que conversa com o seu público-alvo, um mix de galera geek das gerações Y e Z.
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