Como humanizar conteúdos de IA: veja as melhores estratégias

Já comentamos aqui em nosso blog que as IAs estão transformando a maneira como produzimos e ranqueamos conteúdo. E elas estão transformando não apenas isso, mas também, obviamente, a forma como nos relacionamos com nossos públicos.

A capacidade de enriquecer a experiência do usuário com a marca para gerar um bom relacionamento aparece como uma das principais motivações para a adoção de IAs no ambiente de trabalho, de acordo com o estudo Inteligência Artificial na América Latina 2023, feito por NTT DATA e MIT Tech Review.

A criação de conteúdo é uma das aplicações de IA que evolui mais a cada dia, mas um dos principais desafios enfrentados pelas marcas é como humanizar conteúdos de IA para não se tornarem robotizados e mecanizados, entregando um tom não natural. Continue a leitura e veja as melhores estratégias.

Leia também: SEO e Inteligência Artificial: Como levar sua estratégia de SEO mais longe?

A importância do conteúdo humanizado no marketing

Em um mundo digital cada vez mais saturado, onde as marcas competem pela atenção do público, o conteúdo humanizado emerge como uma estratégia essencial para construir conexões genuínas e duradouras com os consumidores.

Mais do que nunca, os clientes desejam se relacionar com marcas que entendam suas necessidades, valores e experiências. O conteúdo humanizado vai além de simplesmente vender produtos ou serviços; ele busca envolver e inspirar, contando histórias autênticas que ressoam com as emoções e experiências do público-alvo.

Ao adotar uma abordagem humanizada em sua estratégia de marketing, as marcas podem construir confiança e lealdade entre os consumidores, criando relacionamentos significativos que transcendem transações comerciais.

Leia também: O que é Conteúdo Interativo e quais são os benefícios para a sua empresa?

Humanizar conteúdos de IA: um diferencial competitivo

Humanizar conteúdos de IA: um diferencial competitivo

Embora a pesquisa do Hootsuite Social Trends (2024) indique que 64% dos consumidores estão menos propensos a engajar com conteúdos se souberem que foram produzidos por IA, a tendência é de que se torne cada vez mais difícil identificar quais conteúdos foram criados por humanos e quais não foram.

Assim, uma das armas para sua marca se diferenciar com um conteúdo de qualidade e capaz de engajar com o público será a autenticidade e a capacidade de um texto, vídeo ou áudio de provocar as reações mais humanas, como medo, emoção, sensibilidade ou empatia.

Como já vimos que “humanizado” não quer dizer que o atendimento será feito por um humano, então, que tal conhecermos algumas formas de “humanizar” um conteúdo produzido por IAs? Continue a leitura e veja as principais estratégias.

Leia também: Como aplicar a inteligência artificial no marketing de forma estratégica?

Como humanizar conteúdos de IA?

Como humanizar conteúdos de IA?

O primeiro ponto a ser comentado é que, para funcionar, toda inteligência artificial precisa ser “treinada”. Esse processo, que chamamos de “machine learning”, é essencial para que as IAs possam “aprender” como nos comunicamos uns com os outros.

Um treinamento ideal também garante que as IAs não adotem comportamentos que não são esperados nem tolerados, como racismo, machismo, etarismo, capacitismo, entre outros.

E fazer esse treinamento de uma forma eficiente significa apresentar à IA aspectos predefinidos da personalidade da marca, como qual o tom de voz desejado, quais termos usamos e quais não devemos usar, etc.

Além disso, depois de fornecer uma base sobre quais os aspectos mais importantes da comunicação da marca que devem ser respeitados, para tornar o texto da IA ainda mais humanizado é essencial melhorar o prompt, ou seja, a solicitação que é feita a ela.

Em parceria com a MaIA, assistente de IA da WOOP, selecionamos algumas dicas importantes para você tornar seu conteúdo ainda mais humanizado e natural. Veja as recomendações:

Ajuste o tom de voz

Treine a IA para que ela trabalhe com um tom de voz que reflita a marca e se relacione bem com seu público. Por exemplo, se for uma marca jovial e dinâmica, o tom deve ser mais informal e enérgico. O tom humaniza o conteúdo ao torná-lo mais familiar e acessível.

Inclusão de coloquialismos e expressões idiomáticas

Adicionar o uso de expressões populares, gírias e frases idiomáticas pode tornar o conteúdo mais pessoal, mostrando que a marca entende e compartilha a linguagem e as concepções com seu público.

Conte histórias

A narrativa é uma forma poderosa de humanizar conteúdo. Compartilhar histórias, depoimentos e experiências – reais ou ficcionais – que ressoam em um nível emocional, pode criar uma conexão forte com os leitores.

Personalização

Use dados para personalizar o conteúdo conforme as preferências e comportamentos de diferentes segmentos de público. Abordagens personalizadas ajudam as pessoas a sentirem que o conteúdo foi criado especialmente para elas.

Interaja e responda

Encoraje e participe da interação nos canais de comunicação. Responder a comentários e perguntas de forma personalizada e atenciosa ajuda a criar uma percepção de que há pessoas reais por trás da comunicação.

Empatia

Incorpore elementos que demonstrem compreensão dos problemas, desejos e necessidades de seu público. Mostrar empatia por meio de conteúdos ajuda a estabelecer uma ligação emocional.

Evite jargões excessivos

Em muitos casos, o uso de termos muito técnicos ou jargões da indústria pode criar distanciamento. Treine a IA para explicar conceitos de forma acessível e com linguagem clara.

Inclua elementos visuais e animados

Imagens, emojis, GIFs, vídeos e outros elementos visuais podem adicionar personalidade e emoção ao conteúdo, tornando-o mais acolhedor e menos robótico.

Revise e edite com olhar humano

Apesar da eficiência das IAs em produzir conteúdo, sempre é bom ter uma revisão humana para garantir a sutileza e nuances que somente a experiência humana pode fornecer.

Incorpore feedbacks

Use feedbacks de consumidores e espectadores para adaptar e melhorar o conteúdo, mostrando que a marca escuta e valoriza a opinião do seu público.

Ao aplicar essas dicas, é possível criar conteúdos que, apesar de oriundos de uma IA, são percebidos como mais calorosos, pessoais e autênticos pelo público, ajudando a fortalecer a imagem da marca e a facilitar a comunicação com o seu público-alvo.

Leia também: Inteligência artificial no branding: veja formas de aplicação

Aqui na WOOP, somos entusiastas da IA e usamos constantemente a nossa assistente MaIA para auxiliar na criação de conteúdos e insights.

Vem conversar com a gente e aproveitar os benefícios de contar com uma agência especializada para colaborar com a criação de conteúdo por meio de uma estratégia completa.

Para impulsionar sua marca, conte com a WOOP

Sobre o autor

admin

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.