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Você com certeza já ouviu falar em marketing digital, mas você sabe o que significa ter Maturidade no marketing digital?
Muito além do Instagram e do Facebook, contar com um marketing digital bem estruturado elevará sua marca ao sucesso e além, garantindo que seja atingido um nível alto de maturidade em marketing digital.
Quer saber o que é e como consultar o nível de maturidade em marketing digital da sua empresa? Então continue a leitura!
A maturidade em marketing digital procura avaliar quão bem uma marca se adapta às evoluções do mundo digital, indo muito além de ter uma presença digital.
Atualmente, estar presente nas redes sociais já é um requisito mínimo para as empresas, gerando conteúdo adequado e aumentando o engajamento dos seguidores, mas isso não é nem a metade do iceberg do marketing digital.
Como assim? Saber utilizar ferramentas de marketing digital (como Google e Facebook Ads) é ótimo, mas, sem um posicionamento adequado, sem uma estratégia consistente, essa habilidade apenas estará gastando verba em vão.
Maturidade em Marketing Digital tem a ver com o quanto a marca consegue se adaptar facilmente às novas tecnologias, isso envolve desde técnicas de atendimento ao cliente, de gestão de negócio até visão macro da marca.
A maturidade em marketing digital se dá pelo nível em que um negócio prospera no mundo digital, no quanto de experiência sua marca vem criando relevância no mercado.
Segundo uma pesquisa das empresas Rock Content, Resultados Digitais, Mundo do Marketing e da Vendas B2B, 94% das empresas entrevistadas escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento, e 95% admitiram que suas estratégias de marketing digital têm algo a melhorar.
Para deixar mais claro, vamos voltar para o início da pandemia do Covid-19. As marcas que já contavam com vendas por delivery, e-commerces e demais estratégias abrangentes de vendas não sofreram um choque tão grande, pois já estavam previamente preparadas.
Diferente das marcas que não estavam no mesmo padrão de evolução que, além de necessitarem de uma mudança rápida para a sobrevivência, precisaram se estabelecer de modo diferente para o consumidor competindo com todas as outras que também não tinham se adaptado.
Estar sempre atualizado com as novidades do mercado é algo custoso para as marcas já que requer muito tempo e estudo, por isso muitas marcas aderiram aos serviços de especialistas: as agências de publicidade (como a Woop Comunicação).
Diferente da maioria das áreas, a maturidade do marketing digital não diz respeito ao tempo em que sua marca utiliza as plataformas digitais, e sim ao resultado que é alcançado por meio dela.
Para saber em que nível você está e como prosperar, primeiro é preciso saber todas as classificações de maturidade em marketing digital, confira quais são os níveis e as suas soluções:
Este é o nível em que a empresa não está na internet, talvez até tenha uma conta no Instagram, mas não possui conta no Google Meu Negócio. Estar nesse nível é reforçar que o consumidor não consegue acessar informação alguma sobre a sua marca na internet.
Caso sua empresa se encontre nesse nível, é aconselhável primeiro fazer um estudo mais aprofundado sobre o seu consumidor, para saber quais redes são mais utilizadas pelo seu público-alvo.
Também é necessário criar um site para a sua marca (ou um e-commerce), mesmo que seja algo mais simples. É preciso achar alguma forma de manter um banco de leads ativos para subir de nível – você pode contar com a ajuda de uma agência publicitária para dar um start.
Diferente do Nível Zero, no Nível Iniciante, a marca já possui o básico de comunicação digital, conta com perfis nas redes sociais e, possivelmente, já tem um site, mas não conta com uma estratégia estruturada e raramente atualiza as redes sociais.
Resumindo, caso você tenha redes sociais e um site, porém raramente venda alguma coisa pela internet, você se encontra neste nível.
Para evoluir o nível da sua empresa, é preciso contar com uma estratégia de marketing digital por meio da estruturação de metas e objetivos para o seu negócio.
É essencial que o conteúdo oferecido para o consumidor seja bem planejado, investir em SEO, e várias outras estratégias como o Inbound Marketing, por exemplo.
A marca que se encontra neste nível já consegue garantir algumas vendas online e conta com um planejamento de comunicação, porém, ainda não consegue bater e, muito menos, superar suas metas definidas previamente.
Você já tem estratégias e uma presença legal na internet, mas como é possível evoluir a partir disso? Com ajuda especializada! Conte com uma equipe ou uma agência que busque sempre manter suas estratégias refinadas e atualizadas conforme as mudanças do mundo digital.
Além disso, seu time de marketing precisa conversar ativamente com o time de vendas e com seu público para avaliar os resultados e realizar a tratativa do cliente desde o momento de atração até o pós-vendas e a fidelização.
Sua empresa está vendendo bem na internet, e sua campanha está rodando como deveria rodar. Este nível é onde todas as marcas querem chegar para se tornarem competitivas no mercado, porém, exige ainda mais dedicação e organização comunicacional para dar continuidade.
É muito comum que nessa fase de maturidade, quando vivida apenas pela empresa sem o apoio de especialistas, erros fatais acabem acontecendo, levando a marca a decair de nível.
Nesse nível, é comum que o trabalho comece a ficar pesado demais para que apenas poucas pessoas possam exercer a função, sendo necessário a contratação de uma equipe especializada.
Mesmo com a força de uma agência, o ideal é contar com uma pessoa especializada em cuidar do marketing digital dentro da empresa, assim o gestor pode focar no negócio em si.
Aqui na Woop, contamos com uma equipe especializada em estratégias e marketing digital. Além disso, contabilizamos mais de 40 profissionais focados em segmentos específicos para que tudo saia o mais perfeito possível.
Nosso objetivo como empresa é levar marcas e pessoas mais longe para que ganhem status de referência no mercado que atuam e faturem cada vez mais.
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