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Você já deve ter notado que, de um tempo para cá, tem se tornado comum aparecer nos sites um aviso sobre a utilização de cookies. Esse aviso normalmente aparece na parte debaixo da página e oferece as opções de aceitar ou de personalizar os cookies.
Mas o que isso quer dizer? Afinal, o que são cookies? Se você quer entender melhor tudo isso e ainda saber como os cookies interferem na sua privacidade digital, continue a leitura deste artigo, pois vamos explicar tudinho!
Os cookies são pequenos arquivos, como se fossem pequenos robôs, usados por servidores de internet para identificar os comportamentos de um visitante de um site, sendo que as informações coletadas ficam salvas no navegador do próprio usuário.
Ou seja, os cookies têm a finalidade de personalizar um site de acordo com o perfil do usuário e ainda servem para agilizar o transporte de dados entre as páginas desse mesmo site.
Você deve estar se perguntando quando foi que eles surgiram, afinal, parece ser algo tão recente em nossas vidas, não é mesmo? Mas a verdade é que os cookies existem desde os primórdios da internet, nos anos 1990. Só que, de fato, foi com a LGPD que eles ganharam força.
Isso porque o aviso de cookies passou a ser obrigatório nos sites com a chegada da LGPD, aprovada em 2018. A medida visa regulamentar a transparência e promete mais segurança nas informações fornecidas pelo usuário.
Então, seriam os cookies algo positivo na vida dos usuários e para as próprias marcas? Podemos adiantar que sim, mas vamos explicar melhor no tópico abaixo.
Quem já aceitou os cookies de um site sem ao menos ler a política de privacidade levante a mão: o/. Afinal, será que existe alguém que lê todos aqueles termos? Fica a reflexão. Bom, o recomendado é, sim, ler todos os documentos antes de assinar. Isso vale para tudo na vida. Mas, no caso dos cookies, fique tranquilo, eles não vão roubar os seus dados ou algo do tipo.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os cookies não são uma espécie de vírus ou de spam. Como explicado anteriormente, são pequenos arquivos enviados pelos sites e que ficam armazenados no próprio navegador.
Eles podem ser gerados pelo próprio site que o usuário está navegando ou podem ser de uma empresa terceira, normalmente de anunciantes. Não é por acaso que, quando você pesquisa um tênis de tal marca, depois, ele aparece em todos os lugares digitais que você visitar.
Sendo assim, os dados coletados pelos cookies são utilizados principalmente para a publicidade on-line, na exibição de anúncios personalizados para cada usuário, por exemplo.
Mas quem ganha com isso? O usuário, pois recebe uma experiência mais personalizada, e também as marcas, pois, as informações coletadas pelos cookies possibilitam que elas sejam mais assertivas na hora de oferecer conteúdo compatível com os interesses do usuário.
Afinal, os cookies rastreiam o comportamento dos usuários, gerando informações bem importantes que vão facilitar a vida de todo mundo, seja no lançamento de campanhas, nas vendas de produtos, entre outras coisas.
Como você já deve ter entendido, os cookies “contam” para as marcas como os usuários se comportam na internet.
Por isso, os dados normalmente coletados são os seguintes:
Além de oferecerem uma experiência mais personalizada aos usuários e fornecerem informações relevantes para as marcas, os cookies possuem ainda outras vantagens. Separamos três delas. Veja só:
Já pensou em ter que inserir login e senha a cada vídeo carregado no YouTube ou na Netflix? Isso aconteceria se não houvesse os cookies.
São eles os responsáveis por lembrar de que um usuário está logado em um site. Com os cookies, o login fica ativo mesmo após atualizar a página, por exemplo.
Para oferecer mais segurança ao usuário, vários sites exigem a senha mais de uma vez antes de finalizar as transações.
A medida tem o objetivo de evitar problemas com golpes, mas é sempre bom checar qual é a credibilidade do site antes de qualquer ação, especialmente as que envolvam dinheiro.
Os cookies permitem que as páginas de um site carreguem mais rápido, pois neles já constam dados importantes, como nome do usuário, senha etc.
Se os cookies forem removidos, é provável que o site fique bem mais lento, pois seria necessário carregar todas as imagens e outras informações novamente.
Um relatório da União Europeia sobre a proteção de dados mostrou que 70% dos cookies nos sites são utilizados para oferecer publicidade personalizada ao usuário. Nessa pesquisa, foram analisados 500 sites.
Sendo assim, a maioria das marcas utiliza os cookies para tal finalidade, sem intervir negativamente na privacidade digital do usuário. Aqui vale lembrar da importância de sempre conferir a confiabilidade da empresa, beleza?
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os cookies? Aproveite para compartilhar essa informação com alguém. 😉