Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.
A tecnologia cresce a cada dia em variados cenários da sociedade. O setor de comunicação é um desses cenários que obtém constantes inovações e atualizações.
Para todos os que trabalham com esse setor, estar atualizado e inteirado de todos esses crescimentos e inovações tecnológicas é fundamental. Em 2021 vimos o termo metaverso ficar em evidência e a previsão é de que ganhe ainda mais destaque em 2022.
Em paralelo ao metaverso estamos acompanhando a ascensão do termo NFT. Você sabe do que se trata? Ainda não?
Então continue a leitura e conheça a tecnologia que está transformando a forma como nos relacionamos com marcas, influenciadores e famosos. Confira o que são NFTs e por que investir.
NFT significa “token não fungível”. Em linguagem simples, são itens que não são consumidos após o uso. Ou seja: algum item que permanece vivo, como uma obra de arte, um vídeo ou uma figurinha colecionável.
Mas a grande sacada dos NFTs são os seus certificados de autenticidade. Tratam-se de peças que são registradas em blockchain, e cuja propriedade é inquestionável. Qualquer processo de revenda também é registrado, permitindo o esclarecimento da posse.
Podem ser NFTs, itens como imagens, vídeos, gifs, documentos e músicas presentes de forma digital.
Combinada com o metaverso, esta característica particular permite que mesmo os itens não tangíveis sejam comercializados pela internet, e ainda, que gerem royalties para seus criadores a cada revenda futura.
Empresas dos ramos mais diversos podem se beneficiar desta tecnologia, desde a indústria esportiva até a de arte, desde a de entretenimento até a de moda, garantindo a comercialização de itens que antes podiam simplesmente ser copiados.
A ferramenta abre, ainda, uma janela de oportunidade para a criação de conteúdo exclusivo para ser vendido digitalmente, ou personalizado via CRM. Isso porque a propriedade virtual garante um relacionamento mais próximo com as marcas, e a sensação de pertencimento aos fãs.
Outra vantagem dos NFTs é a não-existência de custos operacionais, como de logística, armazenamento, transporte, falhas, devoluções, etc. Ou seja: para as marcas, se traduz em uma fonte de renda sem possíveis complicadores.
O conceito ainda é novo, mas as possibilidades abertas por essa tecnologia são muitas, e podem ser exploradas por cada tipo de empresa de uma maneira diferente, personalizada e muito conectada à personalidade de cada marca.
Mas e você, já tinha ouvido falar em NFTs? Acompanhe nosso LinkedIn e saiba mais sobre as principais tecnologias que estão surgindo e que podem ser exploradas pelo universo da comunicação e do marketing.