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Aqui, na agência, sempre que rola uma piadinha me envolvendo, ela vem acrescida de termos como burpees, pular caixotes e afins, exercícios comuns no crossfit. A associação do meu nome com essa modalidade acontece porque meus colegas acompanham minhas publicações nas redes sociais sobre os treinos e sabem da minha dedicação ao esporte.
Por isso, fica fácil concluir que parte da minha imagem está ligada a essa atividade física.
Essa introdução toda tem um motivo: mostrar que, assim como acontece com pessoas, as marcas também podem construir uma identidade visual forte para serem lembradas pelos consumidores por suas características e pela forma com que se comunicam, fortalecendo sua competitividade no mercado.
Vem comigo para saber o que seu negócio precisa para ser reconhecido com facilidade através de uma imagem forte aplicada a uma estratégia para encantar e converter clientes.
Antes de entrarmos mais a fundo no assunto, vamos deixar bem claro o que é a identidade visual de uma marca.
Ela é composta por um conjunto de elementos gráficos como cores, tipografias, formatos, e até frases e o slogan entram na jogada. Essa combinação tem a missão de refletir o nome, a ideia, a empresa, a sua missão e o serviço de maneira prática e fácil, gravando a marca na cabeça do público para que as pessoas não tenham de pensar muito para identificar do que se trata.
Além do exemplo pessoal que eu citei no início deste artigo, existem outros mais clássicos.
É bem provável que você associe a combinação das cores vermelho e amarelo com o McDonald’s ou que emende mentalmente o slogan “Porque você vale muito” após ouvir o nome da marca Garnier, especializada em cuidados pessoais.
A cor roxa, a essa altura, já se transformou em referência de banco online, não é verdade?
Essas associações positivas reforçam o poder da marca e sua autoridade e fazem com que os clientes se conectem de alguma forma com ela. Além de gerar valor e deixar o negócio muito mais interessante, esse reconhecimento aumenta as chances de se converter em vendas lá na frente quando o consumidor estiver nos momentos de decisão de compra.
Muitas vezes, esse processo de escolha se torna até automático. Afinal, fica subentendido que uma marca tão fácil de lembrar tenha uma boa qualidade, não é verdade?
É importante reforçar que a identidade visual vai muito além do logotipo, a representação gráfica da marca. Ela diz respeito à forma com que a empresa vai se posicionar visualmente, quais serão as cores, sua estratégia de comunicação, as imagens, as publicações e os anúncios, entre outras coisas.
Todos esses elementos são originados a partir do branding, um processo que envolve não apenas as questões gráficas, mas que define também quem é a empresa, como ela se posiciona e como vai querer conversar com sua persona.
Sem um branding com uma essência de marca bem estruturada, é muito mais difícil criar uma identidade visual e se posicionar de maneira competitiva no mercado conquistando o reconhecimento espontâneo dos consumidores.
Apesar de simples, o conceito de identidade visual exige uma ampla análise do segmento, da concorrência e da missão e dos valores do negócio.
Na Woop, temos uma equipe multidisciplinar especializada em elaborar o planejamento estratégico de novas marcas e, inclusive, renovar a identidade de empresas já estabelecidas no mercado que desejam modernizar sua comunicação (aqui tem 5 casos famosos e inspiradores de redesign de marca).
Em nosso Instagram ou Linkedin, você pode conhecer alguns dos projetos incríveis de identidade visual feitos pela agência que enchem nossos woopers de orgulho.
Para falar com o nosso time de especialistas e trocar uma ideia sobre como dar um Woopgrade na identidade do seu negócio, é só mandar uma mensagem. Estamos ansiosos para tirar todas as suas dúvidas.
Agora, vou indo nessa que o treino já vai começar. Até a próxima!
Jornalista, crossfiteira e mãe, ela é redatora do Núcleo Digital aqui da Woop :)