Impactos da transformação digital no marketing: aprenda a adaptar o seu negócio

Para uma marca continuar viva no mercado, evoluindo e agregando cada vez mais valor na mente do consumidor, é preciso que ela esteja disposta a se adaptar as novidades do mundo tecnológico. Não se trata mais de apenas planejar, chegou a hora de colocar em prática!

Dentre as novidades apresentadas ao mercado, a transformação digital vem ganhando destaque em todas as áreas de atuação. Antes de atualizar o software do conhecimento, primeiro você precisa entender o que é essa tal Transformação Digital.

Continue a leitura para compreender o que é e quais são os impactos da transformação digital no marketing da sua empresa.

O que é transformação digital

Como o próprio nome já diz, a transformação digital se trata de uma mudança/uma transformação radical na mentalidade e processos de uma empresa, aplicando a tecnologia para resolução de problemas tradicionais e adaptação de novas demandas de mercado.

Mudar a mentalidade da sua empesa para que ela se encaixe nas demandas do mundo digital é uma ação necessária para que a empresa se adapte ao mercado atual. As mudanças relacionadas a estas demandas, impactam diretamente o setor de marketing da empresa.

Mas para realizar essa transformação de uma marca off-line para on-line, é necessário planejamento. É preciso esclarecer que a transformação digital, aplicada ao marketing, vai muito além de criar contas nas redes sociais, é necessária uma análise estratégica.

Uma transformação digital abrange mudanças na estrutura da empresa e leva tempo para ser feita. Claro, será preciso investimento para aprimorar o marketing da empresa para que ele seja digital, mas isso não definirá a qualidade da sua mudança. Como assim?

Não é apenas uma questão de realizar os maiores investimentos, mas sim, elaborar uma estratégia consistente e bem planejada. A transformação digital requer muito movimento da parte de gestão da empresa aliada ao marketing e inovação.

Quais os impactos da transformação digital no marketing de uma empresa

Quando se analisa a evolução tecnológica do mundo de 2012 para o agora, percebe-se que a crescente foi gradativa e direcionada ao on-line. Com as diversas possibilidades de gerar uma comunicação ainda mais próxima entre a marca e o consumidor.

O consumidor quer ser ouvido e compreendido, não persuadido. O inbound marketing surgiu com esse intuito, foi uma necessidade gerada pela consequência da transformação digital.

Atualmente, o maior foco das empresas é conquistar o consumidor em sua zona de conforto. O omnichannel representa bem esse conceito, já que engloba estratégias que “lembram” o consumidor de comprar o seu produto, assim como garantem uma relação pós-venda.

Além do relacionamento com o cliente, com a transformação digital foi possível coletar e analisar dados referentes às tendências de comportamento e compra do consumidor, podendo oferecer soluções para dores que os clientes ainda nem perceberam que sentem.

A questão primordial aqui, é compreender que o maior impacto causado pela transformação digital está em ser cada vez mais criativo, pragmático com seu negócio e próximo do seu cliente.

Como manter minha empresa atualizada e adaptar meu negócio

Estar sempre a par das tendências do momento, sempre acompanhando sites confiáveis e analisando o comportamento do seu target é o foco quando se trata de transformação digital.

Digitalizar sua marca vai exigir um padrão de atualização recorrente, não planejado a longo prazo, mas estando sempre aberto a mudar sua marca para melhor.

Lembre-se: você pode atualizar seu posicionamento como marca, ou ficar apagado pelo efeito manada. E quando o assunto é vendas, ficar apagado nunca é legal.

Para que haja uma transformação digital na sua marca, é preciso sempre estar disposto a abraçar comportamentos novos, como mudar a estrutura socioeconômica da empresa, por exemplo.

A transformação digital é o efeito causado pela mudança de comportamento do consumidor. Levando isso em consideração, pode-se citar tendências de transformação digital que já estão acontecendo (a passos de formiga, por enquanto) no mundo das marcas.

A primeira delas é o data-driven marketing, voltando as decisões mais importantes apenas à análise de dados. Em seguida encontra-se a estruturação da Internet das Coisas, que procura analisar informações coletadas na rede e gerar uma ação que responda ao problema.

Ainda na questão estratégica, outra tendência do mercado é o business inteligence, que é uma análise mais aprofundada dos dados de uma empresa.

Outras tendências que vem ganhando espaço no mercado e já foram debate de muitos filmes de ficção científica do passado, são a realidade virtual e a realidade aumentada, pois possibilitam uma interação ainda maior entre o consumidor e o seu produto ou serviço.

Ainda são aplicadas a inteligência artificial, como o aspirador assistente que mapeia a sua casa, por exemplo, e a automação de marketing, que consiste em facilitar ainda mais o processo de compra do usuário.

Ou seja, para estar a par das tendências do mercado, é necessário que sua marca planeje e opte por estratégias específicas, que também podem ser personalizadas, e que se adaptem ao seu mercado e tipo de negócio. É necessário estar disposto a acolher a mudança.

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