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A busca imparável por inovação constante está presente em todos os segmentos, inclusive no mercado de propaganda, branding e comunicação.
O surgimento de novas ferramentas e a evolução da tecnologia permitem que as marcas estejam em todos os lugares, conversando com diversos públicos, se aproveitando dos infinitos recursos e ferramentas que as redes sociais oferecem.
Mas inovar requer muito mais que oportunismo ou a simples adaptação aos novos cenários. Já ouviu falar em Inovação de Marketing? Conheça esse conceito capaz de diferenciar a sua empresa.
Inovação de Marketing não se resume a aproveitar a trend do momento, estar nas redes sociais ou compartilhar memes para se comunicar e se relacionar com seu público. Isso tudo é muito importante, mas inovar no marketing é uma jornada que transcende a linguagem e o posicionamento.
Numa era em que o conteúdo é o grande diferencial para criar relações e conexões, a forma como ele é divulgado é primordial para gerar uma coisa cada vez mais valorizada: experiências.
É claro que saber como se comunicar com o seu público-alvo é fundamental, assim como conquistar aquele espaço nobre e disputado na sua mente e coração, mas a inovação é resultado de um planejamento inteligente, somado à criatividade na execução, à qualidade na entrega e uma dose de agilidade para identificar oportunidades.
E quando a gente fala em oportunidades, não se trata apenas de ações ou momentos pontuais, mas de qualquer movimento que tire sua marca do lugar-comum.
Além da linguagem, inovação de marketing pode estar em um rebranding, em uma mudança de embalagem, em um novo produto e em um reposicionamento e até em um novo canal de relacionamento. Afinal, para inovar é obrigatório acompanhar as novas tecnologias, suas evoluções e tudo que elas proporcionam.
Ou seja, inovar é se aproveitar das transformações e entender as mudanças comportamentais do consumidor.
O mundo tecnológico está evoluindo cada vez mais rápido, surpreendendo a humanidade com uma infinidade de recursos inimagináveis, que estão transformando a sociedade, as relações, os comportamentos e as profissões.
O universo do marketing não está alheio a todas essas transformações e as inovações de ontem já são tendências hoje, que podem levar sua marca mais longe amanhã. Confira a seguir algumas inovações criadas que você já pode aplicar no seu negócio.
Também conhecido como marketing dirigido, esta tecnologia usa dados dos consumidores, como perfil, hábitos e características para definir estratégias mais assertivas.
Tão importante quanto ampliar a presença em diversos meios e plataformas, é integrar os mais diferentes canais de vendas, aprimorando a experiência de compra do consumidor.
Cada vez mais populares na interação entre as empresas e os consumidores, os robôs de conversação estão sendo cada vez mais aprimorados com inteligência artificial para oferecer um “atendimento humanizado”, sendo usados em SAC para responder perguntas e até mesmo fazendo vendas.
A fusão entre o mundo físico e o digital mostra que é possível integrar on e off e oferecer experiências diferenciadas, como um showroom de imóveis visto com óculos VR (realidade virtual), onde é possível personalizar todo o ambiente virtual.
De graça é bom, mas pago é ainda melhor. Os produtos freemium funcionam como uma espécie de degustação, onde consumidor usufrui de um benefício gratuito, mas tem a opção de pagar para ter uma experiência ainda mais completa.
Isso que a gente nem falou de outras inovações, como as plataformas digitais, o conteúdo interativo, a responsabilidade social corporativa, os cupons de desconto, a gamificação e o inbound marketing.
A Inovação de Marketing não está apenas na mudança de como fazer, mas na mudança do pensar. Com o conjunto de boas práticas e ações mencionados a seguir, fica mais fácil atingir os objetivos e alcançar melhores resultados.
Os líderes e gestores precisam engajar sua equipe a inovar todos os dias, tornando essa busca uma prática comum, que vai impulsionar a criatividade, gerar novas ideias, trazer novas estratégias e oportunizar melhores resultados.
Quem se adapta à evolução, sobrevive. Quem ignora a transformação, fica pelo caminho. A tecnologia é essencial para inovação e estratégica para ser mais assertivo, preciso e presente.
Use para ir aonde o seu cliente está, para identificar a melhor forma e meio de se relacionar, para medir o desempenho das suas campanhas e para oferecer experiências que geram vendas e reconhecimento.
Estudar a concorrência é sempre uma boa estratégia para entender o que pode ser feito e o que deve ser evitado. Coletar, interpretar, avaliar e mensurar as informações qualifica a pesquisa e ajuda a identificar oportunidades ainda não exploradas, bem como o que funciona e o que não dá resultado.
Pensar, testar, experimentar! A equipe envolvida com inovação de marketing precisa ter autonomia para tirar as ideias do papel e liberdade para dar suas opiniões.
Se mesmo depois de conhecer o que é o conceito Inovação de Marketing, entender a sua importância e saber como usar na sua empresa, você ainda precisa de motivos, que tal uma mão-cheia de razões para começar a investir quanto antes?
Viu só como é possível trazer mais inovação para o marketing do seu negócio? Agora que você sabe como aplicar e os resultados que pode gerar, vá além! Leia nosso blog e encontre vários artigos para você ficar por dentro der tudo que envolve o universo do marketing, branding, propaganda e comunicação.
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