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Praticamente todo mundo faz compras online. Quem não é chegado a essa forma de comprar, geralmente, é porque prefere ter contato físico com o produto e saber mais detalhes – o que nem sempre é possível pela internet, a menos que o vendedor promova um live commerce.
Comprar pela internet pode ser uma enorme praticidade, mas também pode ser um problema, quando o produto recebido difere do que está descrito e mostrado em fotos e vídeos da loja.
É nesse contexto que o live commerce se mostra uma estratégia mais assertiva para alavancar as vendas online.
Além desse fator, é importante considerar que o público sempre terá preferência em comprar um item que possui uma recomendação de alguém confiável e que tenha uma imagem relevante relacionada com o tema.
Está percebendo como é importante se atualizar e se adaptar às novas necessidades do consumidor? Então, se você ainda não tinha ouvido falar em live commerce, chegou a hora de saber o que é essa estratégia, seus benefícios, tipos e dicas para colocá-la em prática.
O live commerce é um evento virtual, promovido por uma empresa, para vender seus produtos ou serviços, usando uma plataforma de streaming ao vivo, que pode ou não contratar influenciadores e/ou artistas relevantes naquele setor para participarem.
O Brasil está recebendo muito bem essa estratégia de marketing porque realmente tem potencial: o público é interessado e há pessoas o suficiente para movimentar a economia dessa forma.
Mas, a ideia do live commerce surgiu na China. O resultado das vendas no país em 2020, de acordo com a KPMG (rede global de firmas de auditoria, fiscalidade e consultoria) e a AliResearch (braço de pesquisa do Alibaba Group), foi de mais de um trilhão de yuanes – cerca de R$ 750 bilhões.
Um live commerce não precisa, obrigatoriamente, ter a participação de influenciadores. Mas, se tiver, é uma grande vantagem.
Quando falamos sobre as pessoas serem mais impactadas por um produto ou serviço quando suas qualidades são enaltecidas e aprovadas por uma pessoa que elas consideram relevante dentro daquele nicho, essa é a função dos influenciadores.
Vai dizer que você não sente mais confiança na qualidade de algum produto ou serviço, e fica mais propenso a comprar, após receber uma recomendação de alguém que considera conhecedor do assunto? É isso.
E o fato de fazer um evento ao vivo para vender mais, qual a importância? A resposta também está na sua experiência enquanto cliente.
Busque na memória quantas vezes você desistiu de comprar um produto ou serviço por não encontrar informações suficientes sobre ele, ou não ter certeza de que a marca é realmente confiável.
Agora, quando você está participando de um live commerce, a forma de interagir com quem está apresentando os produtos é diferente e mais intimista.
Você pode pedir para ver o produto mais de perto, ter melhor noção de tamanhos, texturas, tonalidades, enfim, pode tirar dúvidas na hora e sentir mais segurança para fechar a venda sem arrependimentos.
Como vimos, basicamente, o live commerce é uma transmissão ao vivo para vender produtos ou serviços (principalmente produtos). Mas, não é sempre igual.
Existem diferentes tipos de eventos, que devem ser escolhidos conforme o que faz mais sentido para o seu público e o que você está oferecendo. Veja os três principais:
Já falamos da importância de ter influenciadores no seu live commerce para aumentar a confiança do seu público naquilo que está sendo oferecido. Então, esse é um dos tipos de evento. Mas, atenção.
Só faz sentido investir na presença de um influenciador, se for uma pessoa realmente relevante para o seu público e que esteja preparada para contribuir com o evento, sabendo qual é a sua função – que deve ser predeterminada no planejamento da estratégia.
Neste tipo podem ter influenciadores também, mas o que será feito durante a live é diferente. A ideia, no tutorial, é fazer uma live mostrando como determinado produto funciona e as diferentes formas que pode ser usado para que as pessoas tenham o máximo de conhecimento sobre ele.
Um exemplo que pode ser adaptado para o live commerce são os vídeos tutoriais de maquiagem ou de produtos para cozinha, em que os influenciadores ficam falando sobre as características dos produtos, suas qualidades, pontos negativos e afins, ajudando o público a tomar a decisão de compra.
O terceiro tipo de live commerce é aproveitar o momento em que um produto está sendo lançado oficialmente no mercado para já iniciar as vendas.
Esse tipo de live é interessante para um público que gosta da exclusividade, de ter as primeiras peças ou aquelas que participaram do lançamento, como, no caso de joias, bolsas ou roupas que acabaram de ser apresentadas em um desfile.
Assim como qualquer estratégia de marketing, o live commerce exige planejamento para ser um sucesso. Afinal, são muitos detalhes para deixar tudo funcionando perfeitamente na sua live e atender seu público com a eficiência, a praticidade e a confiança que ele exige.
Então, veja o que não pode faltar para colocar a sua estratégia em prática.
Saiba para quem você está fazendo o seu live commerce: hábitos de consumo, gostos e interesses relacionados ao seu produto ou serviço.
Esse é o primeiro passo para determinar quem será o influenciador participante da live, o melhor local, o tempo de duração do evento, a quantidade de produtos, o que precisa ser dito sobre eles e tudo mais.
Além de estudar o público, estude as plataformas disponíveis para saber qual é a mais adequada no seu caso. Lembre-se que será por meio da plataforma que as pessoas irão interagir com você e fazer as compras, portanto, precisa ser bem intuitivo e funcional.
Quanto mais preparado você estiver para fazer essa live de vendas, melhor. Então, faça um planejamento detalhado de tudo o que for necessário para colocar a live no ar: pessoas, produtos, local, horários, estruturas, planilhas, etc.
Também, roteirize tudo o que deve acontecer durante o evento, passo a passo. Por exemplo: quem vai começar apresentando, o que cada pessoa vai dizer, qual a variedade de produtos que irá apresentar, qual a ordem de apresentação e quais as características que devem ser mencionadas.
Procure prever o máximo possível do que vai ocorrer durante todo o tempo da live, e prepare-se para os imprevistos também, pensando antecipadamente nas soluções para não deixar o seu público a ver navios caso ocorra algum problema.
Essa é uma dica para complementar o seu evento, desde a fase de divulgação até o pós-evento, ganhando pontos com seu público.
O Real Time Marketing consiste em ter profissionais treinados para estarem sempre atentos ao que está acontecendo na internet agora, em tempo real, e na forma como as pessoas estão interagindo com esses acontecimentos.
Basicamente, é estar por dentro das trends relevantes para o seu negócio e saber como inserir a sua marca nessas trends, de forma inteligente, no momento adequado, de modo a gerar maior engajamento do seu público com o seu negócio.
Isso pode ser feito na forma de publicações nas redes sociais ou de ações feitas com agilidade para aproveitar o momento, com sacadinhas perspicazes, daquelas que fazem o seu público enxergar os valores da sua marca e ver sentido em seguir o que você faz e oferece.
É uma forma de agregar valor no dia a dia do seu público, que vai refletir na quantidade de pessoas nas suas lives e no sucesso das suas vendas.
Esse assunto de Real Time Marketing ainda rende muita conversa, assim como outros temas que o complementam, por isso, fica aqui o nosso convite para você continuar acompanhando o nosso blog recheado de conteúdo de qualidade, como este artigo com 7 Tendências para o Marketing Digital em 2023.