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O marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing criativa e não convencional, que visa causar um grande impacto com recursos limitados. Inspirada nas táticas de guerrilha militar, essa abordagem se destaca por ideias inovadoras e surpreendentes.
Ela rompe as estratégias tradicionais de marketing e busca chamar a atenção de forma inesperada e memorável, e se baseia na criatividade e originalidade. Além disso, ele tem a vantagem de gerar buzz e viralização.
Quer saber mais sobre essa estratégia? Continue a leitura.
Quem ouve ou lê esse termo pela primeira vez pode até achar estranho e pensar o que marketing tem a ver com guerra. Acredite, tem muito mais a ver do que você pensa.
Também conhecido como “Guerrilla Marketing”, o Marketing de Guerrilha foi criado na década de 70 pelo publicitário Jay Conrad Levinson, que se inspirou nas táticas alternativas usadas na Guerra do Vietnã, quando os vietnamitas usaram criatividade para superar a desvantagem numérica e a falta de recursos.
Hoje, o Marketing de Guerrilha é definido como um tipo de publicidade criativa e não muito convencional usada para divulgar produtos ou serviços de maneira inusitada, pensada para gerar um grande impacto.
Seja para divulgar um produto, uma solução, um serviço ou uma ideia, o Marketing de Guerrilha entrega mais com menos. Porque é mais barato, dá resultado, e é uma chance de sair do lugar-comum e se diferenciar da sua concorrência.
Em uma época em que os anúncios convencionais bombardeiam as pessoas de todos os lados, nos mais diferentes meios, canais e plataformas, uma abordagem chamativa, impactante e ousada conquista a atenção do público.
Mais do que surpresa, ela deve provocar reações no consumidor, gerando engajamento e interação com a sua marca.
Sim! Não só é possível, como é necessário levar esse conceito para o universo on-line. A facilidade de mensuração, a variedade de métricas e as multipossibilidades que o meio digital e suas ferramentas oferecem, fazem da web um lugar promissor para desenvolver ações de marketing de guerrilha.
Confira a seguir algumas dicas para fazer marketing de guerrilha no seu mundo digital.
O principal objetivo do marketing de guerrilha é provocar impacto e atingir o maior número de pessoas possível. Por isso, antes de planejar e executar a ideia, é importante saber onde seu público está, para direcionar seus esforços. A combinação de lugar e hora certos é determinante para uma ação bem-sucedida.
Geralmente as ações físicas de marketing de guerrilha viralizam na internet. Mas, por que ficar só no compartilhamento orgânico e espontâneo, se você pode transformar a ação em conteúdo? Leve sua ideia mais longe e explore ao máximo as possibilidades de criar conteúdos em cima da ação.
Pode ser vídeo, webinar, e-book, e-mail marketing e tudo que a sua criatividade permitir para aumentar ainda mais o alcance da sua ideia.
Fazer só por fazer ou porque está todo mundo fazendo não é o melhor dos motivos para investir em marketing de guerrilha. É preciso pensar não somente no agora, mas no depois.
É preciso ter bom senso, pois é importante pensar no legado que a sua ação deve deixar. A “sacada” de hoje pode não ser bem aceita amanhã, criando problemas e prejuízos à imagem da marca.
Além de uma ideia boa e do lugar certo, o timing também conta muito para uma ação de marketing de guerrilha bem-sucedida. As oportunidades se apresentam das mais diferentes formas. Uma notícia, um acontecimento, uma provocação, uma data pontual, tudo tem potencial para se transformar numa boa ideia.
Se você procura vídeos de ações de marketing de guerrilha vai ver que, geralmente, as pessoas não ficam apenas surpresas, muitas delas se envolvem e entram na brincadeira. Porque a verdade é que as pessoas gostam de participar e se sentirem parte da ação.
E quem disse que precisa ser uma ação física para gerar interação? O universo digital oferece uma grande variedade de recursos para sua marca e suas personas interagirem. Lembre-se que um público engajado gera melhores resultados.
Uma coisa é saber onde seu público está, outra é saber o que ele deseja e considera importante. Entender como a sua audiência se comporta é importante para criar ações não apenas inusitadas e criativas, mas segmentas, e consequentemente, mais assertivas.
Para conhecer sua audiência, vale usar formulários, questionários e pop-ups para coletar dados relevantes e definir quem é e como pensa seu público.
Já dizia Leonardo Da Vinci que a “simplicidade é o último grau de sofisticação”. Considere isso ao criar sua campanha de guerrilha e tenha em mente que o que a torna grandiosa é a criatividade aplicada, a reação causada e os resultados atingidos.
Existem infinitas opções de marketing de guerrilha. De uma ação no meio da Avenida Paulista a um show de grande porte, de uma ativação de marca na praça de alimentação de um shopping até o universo de infinitas possibilidades da internet, tudo pode ser palco e cenário de uma campanha criativa e impactante.
O marketing de guerrilha pode ser ao ar livre, indoor, e grandes eventos ou interativo. O que ele não pode ser é morno, sem graça, sem ideia ou feito apenas por fazer.
Que tal conferir um marketing de guerrilha criado pela Woop para Ambev Tech, realizada na Oktoberfest de Blumenau? Vale o seu play!
Fale com a Woop e vamos mais longe juntos! Aproveite e veja outros conteúdos no nosso blog.