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O cheirinho da marca Melissa e da MMartan é só uma parte de como o marketing sensorial pode memorizar um negócio na mente do consumidor.
Esta estratégia de venda cria uma atmosfera perfeita de vendas, já que desperta o interesse de compra através de sentidos que são atrelados aos sentimentos de bem-estar, necessidade e desejo de aquisição.
Hoje em dia, o consumidor é impactado a cada minuto por uma marca diferente, o que torna ainda mais difícil gerar um reconhecimento imediato e a preferência dele sobre o que sua marca oferece. É justamente aí que entra o marketing sensorial.
Neste conteúdo, você descobrirá como essa estratégia de marketing pode tornar sua marca memorável para o consumidor.
Muito além de comunicar e mostrar para o consumidor que sua marca é relevante e uma autoridade no assunto, é preciso envolvê-lo. E para envolver o consumidor, nada melhor do que criar memórias afetivas.
Ao criar um vínculo sensorial com o consumidor, ou seja, que faça uso estratégico de um ou mais dos cinco sentidos, é possível influenciar o consumo de um determinado produto.
Em outras palavras, se o consumidor criar um vínculo sensorial com sua ação comunicacional, é bem provável que ele recorde da sua marca como um todo.
A ideia do marketing sensorial, também conhecido como marketing de experiência, é estimular os sentidos do consumidor ao ponto que a experiência atinja o seu subconsciente, gerando assim reações desejadas e a necessidade de compra.
Veja a seguir como atingir os cinco sentidos por meio de uma comunicação estratégica e assertiva aplicada a sua marca.
Quem é que nunca sentiu vontade de ir ao cinema após sentir o cheiro de pipoca? Ou, ainda, quem é que nunca lembrou da infância ao passar perto de uma loja Melissa e sentir o cheirinho clássico de seus produtos?
É aí que o olfato é estimulado em uma estratégia de marketing sensorial.
Além de estimular o desejo instantâneo de compra, o olfato também estimula a lembrança de memórias da vida de uma pessoa e, quando estimulado corretamente, gera um vínculo instantâneo entre o consumidor e a marca.
O paladar traz o ‘gostinho’ da marca, tornando-se palatável e memorável. Todas as pessoas gostam de comer e de sentir o prazer de um alimento satisfatório, o que faz do paladar uma ótima opção para estimular os sentidos do consumidor.
Na prática, o paladar pode ser estimulado em três possíveis estratégias: no mimo, no aguardo e na lembrança. Quem é que não gosta de receber um mimo e se sentir lembrado por uma marca? Agora imagina se a lembrancinha for saborosa!
Mas calma, você também pode estimular o marketing sensorial do paladar com snacks e bebidas em salas de espera, para tornar aquele momento positivo. E, por fim, a sua marca pode estimular um sabor específico e memorável, por exemplo, a Coca-Cola é inconfundível.
Está é uma estratégia que exige um bom branding de marca! O consumidor é bombardeado diariamente com diversas marcas, e para facilitar sua lembrança de marca é ideal que o negócio siga uma identidade visual bem definida.
Fast-food representado pelas cores amarelo e vermelho? McDonalds. Refrigerante representado por letra cursiva e cores vermelho e branco? Coca-Cola. E por aí vai.
Quanto mais fácil for a identificação do consumidor com um padrão estético, maiores serão as chances de ele lembrar de um negócio específico.
Restaurantes com carne assada na hora e música sertaneja são um grande exemplo da audição agregada ao marketing sensorial, já que a maioria dos brasileiros estão acostumados a ouvirem músicas tradicionalmente brasileiras enquanto fazem churrasco aos domingos.
Outro exemplo, é quando você entra em uma loja que sempre toca um estilo musical que marca a sua experiência, ou quando vai a um restaurante e está tocando uma música italiana, por exemplo, influencia na sua escolha de prato e acompanhamentos.
O uso da audição nas estratégias de marketing sensorial facilita a memória do consumidor, já que estimula a lembrança.
Manter uma identidade sonora também facilita que o consumidor associe sua marca instantaneamente ao ouvir melodias parecidas com aquela, como no caso do ‘Tu-dum!’ da Netflix.
Não é preciso pensar tão fora da caixa para estimular o tato do consumidor, como é geralmente associado.
Você pode criar uma identidade de marca ao estimular o contato do consumidor com alguma superfície texturizada, como o caso de embalagens diferenciadas, por exemplo, mas você pode ser ainda mais sucinto.
Para facilitar, pense que o seu negócio oferece serviços demorados, como procedimentos estéticos. Se o seu consultório e a sua sala de espera contar com poltronas confortáveis e limpas, causará um estímulo de tato positivo no consumidor.
Além de ser uma estratégia diferenciada e exclusiva da sua marca, o marketing sensorial cria um vínculo emocional com o consumidor, estimulando assim o desejo de compra e fidelizando clientes em consumidores recorrentes da sua marca.
Apostar em estratégias de marketing sensorial gera experiências únicas para o consumidor, auxiliando o seu negócio a divulgar de uma forma diferente o seu serviço ou produto ofertado, assim como criar uma identidade de marca mais forte e bem estruturada.
O marketing sensorial ativa no seu consumidor a criação de memórias afetivas, gerando ainda mais valor a experiência que sua marca oferece como um todo.
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