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O mundo do marketing é inquieto, dinâmico e se reinventa a cada nova tendência que vira realidade. Com o surgimento de novas plataformas e canais, que trazem uma infinidade de recursos para os mais diversos objetivos, é possível criar todo tipo de estratégia para sua marca atingir seu público e, consequentemente, gerar mais vendas.
Entre tantas ferramentas disponíveis para levar seu produto ou serviço, que tal saber mais sobre a newsletter, o que ela é e por que incluí-la na sua estratégia de marketing?
A newsletter é um tipo de e-mail marketing utilizado na estratégia de comunicação bastante eficaz e de baixo custo. O termo em inglês “newsletter” pode ser traduzido como “boletim informativo”, já que o principal propósito desse tipo de e-mail é compartilhar informações, notícias, artigos e demais conteúdos relevantes.
Geralmente apresenta as maiores taxas de retorno e é ideal para converter leads, construir relacionamento e fidelizar clientes. Por isso, geralmente é o formato de e-mail mais utilizado quando as empresas começam a se comunicar por esse canal.
Por ela conter uma grande variedade de conteúdo, acaba atingindo os leads em todos os estágios do funil de vendas, ou seja, desde leads que começaram a demonstrar algum interesse até leads que já se transformaram em clientes. Normalmente a newsletter é enviada para toda a base de contato de forma recorrente, podendo ser enviada uma vez por semana, uma vez a cada 15 dias ou apenas uma vez ao mês.
Seja qual for o seu segmento, sempre haverá algo a dizer para o seu público. Dessa forma, para criar uma newsletter interessante, é preciso saber quais assuntos priorizar e como abordá-los.
Como mencionamos anteriormente, um dos objetivos da newsletter é construir relacionamento com o lead. Por isso, jamais utilize esse tipo de e-mail apenas para divulgar produtos e promoções, pois isso fará com que muitas pessoas percam o interesse, aumentando o descadastro e as marcações de spam.
Aproveite essa forma de contato para disponibilizar conteúdos relevantes e de qualidade mostrando que você se importa em oferecer informações pertinentes para o seu público. Assim, você irá construir um relacionamento de confiança com o consumidor que poderá gerar uma venda futura.
O teor pode ser institucional, reforçando valores, diferenciais e compromisso da sua marca. Mas também pode ter um apelo mais promocional, com a vantagem de, além de divulgar preços e condições especiais, mostrar autoridade sobre o produto ou o serviço oferecido por meio de informações úteis.
Sendo assim, a newsletter é imprescindível para que a estratégia de inbound marketing dê resultados. Do topo ao final do funil, é a oportunidade para você oferecer aos prospects e suspects uma jornada de conhecimento que aprimora a experiência de compra.
Para que a sua newsletter não caia na caixa de spam e seja vista, lida e lembrada, que tal conferir algumas dicas que irão fazer toda a diferença?
Identifique os assuntos de interesse da sua lista de contatos, segmente a mensagem e ofereça ao seu público conteúdo qualificado, com informações úteis, que respondam dúvidas e gerem interesse por sua marca ou seu produto.
Uma dica muito importante é criar colunas e seções regulares na newsletter. Para isso, separe os temas, destaque os pontos principais e crie chamadas atrativas, mas lembre-se de seguir sempre uma sequência lógica nos assuntos abordados.
Uma chamada criativa, curta (em torno de 40 a 50 caracteres) e relevante é determinante para que o e-mail seja aberto. Evite CTAs e fuja dos clichês. Usar o assunto principal como chamada ajuda a aumentar a taxa de cliques. Por último, mas não menos importante: é recomendável que o nome da sua empresa conste no remetente do e-mail.
Menos é mais. Seja simples, direto e objetivo no layout. Quanto mais complexos os templates, maior é chance de quebra de layout, o que compromete a visualização do conteúdo.
Condensar sua newsletter em apenas uma imagem dificulta a visualização do conteúdo e reduz drasticamente os resultados. Tenha atenção especial com o recurso ALT, que são palavras ou frases exibidas quando uma foto não aparece. Certifique-se de que as imagens estejam no seu servidor próprio e não use serviços gratuitos de hospedagem de imagem.
Não basta só criar a newsletter, enviar e esperar. Use as ferramentas de e-mail marketing para medir a efetividade, mensurar a taxa de abertura e identificar os melhores horários e os assuntos mais clicados. Com base nessas informações, é possível redefinir conteúdos e estratégias, além de melhorar o ROI.
Antes de enviar a newsletter para a sua base de contatos, envie para você mesmo e para mais pessoas se possível. Assim, poderá ser avaliado possíveis quebras de layout e eventuais erros. Verifique e teste os principais servidores de e-mail na sua lista.
Agora que você já sabe o que é, quando usar e a importância da newsletter para o sucesso da sua marca, que tal descobrir como uma agência de publicidade pode ajudar a alavancar o seu negócio?
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Publicitário nostálgico contemporâneo, pai de gato e usuário de all star. Otimista incorrigível, se dedica a entender coisas que um dia saberá, talvez.