O impacto do ESG no Marketing da sua empresa

Conforme o mundo se transforma e novas demandas de mercado e da sociedade surgem, as empresas que desejam estar na vanguarda da inovação e do crescimento precisam acompanhar estas mudanças.

Em 2004, durante uma Conferência do Pacto Global, o Ex-Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, fez uma provocação aos 50 CEOs das mais importantes empresas mundiais para que ajudassem a olhar para 3 eixos fundamentais para a preservação da vida e do planeta:

A preservação ambiental, a preocupação com as questões sociais e o compromisso com uma governança transparente e ética.

Vinte anos depois, o ESG não só se tornou uma prática consolidada no mundo corporativo, como também uma exigência do consumidor moderno. Continue a leitura e saiba mais sobre essa sigla e qual o impacto do ESG no Marketing.

Leia também: Inovação de marketing: conheça o conceito capaz de diferenciar a sua empresa

Como mencionamos acima, o consumidor moderno cobra responsabilização e impacto positivo de empresas em toda a cadeia relacionada aos produtos e serviços que consome.

Esses são apenas alguns dos dados que comprovam como o mundo moderno e os consumidores valorizam o tema, e a importância de contar com práticas voltadas a ESG dentro das companhias:

Os investimentos em ESG devem chegar a US$ 53 trilhões até 2025.

90% dos líderes empresariais reconhecem que ESG traz retorno financeiro positivo.

66% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de empresas que se comprometem com práticas ESG.

Podemos ver a importância da sigla ESG para as empresas atuais, mas o que ela engloba? Confira abaixo o significado de ESG:

Environmental (Ambiental): Refere-se às práticas que visam minimizar o impacto ambiental da empresa, como a redução da emissão de carbono, o uso eficiente de recursos naturais e a gestão de resíduos.

Social: Abrange as iniciativas que promovem o bem-estar dos colaboradores, da comunidade e da sociedade em geral, como a diversidade e inclusão, o respeito aos direitos humanos e o investimento em ações sociais.

Governance (Governança): Diz respeito às práticas que garantem a gestão transparente, ética e responsável da empresa, como a implementação de um código de conduta, a realização de auditorias internas e a participação dos stakeholders nas decisões estratégicas.

Ou seja: o ESG (Environmental, Social and Governance) surge como um conjunto de práticas que, ao contrário do que muitos pensam, vai além da preocupação com a sustentabilidade.

Trata-se de uma soma de fatores que mede o impacto de uma empresa no meio ambiente, na sociedade e na governança corporativa, representando os esforços e o compromisso dessa marca em minimizar os impactos negativos provenientes de suas atividades, e potencializar as ações corporativas que podem contribuir para um amanhã melhor para todos.

Mas mais do que um simples plano de ações, ele precisa fazer parte do DNA da marca e dos pilares estratégicos da empresa, norteando os valores, a cultura e as ações de todos dentro da companhia.

Confira nosso post: Não. ESG não é um novo nome para sustentabilidade.

Qual a relação entre ESG e Marketing?

Em um mundo cada vez mais conectado e preocupado com os rumos da sociedade e do planeta, não há mais espaço para marcas que não reconhecem seu papel nas importantes e necessárias transformações.

O ESG traz benefícios palpáveis para as empresas, como: a economia de recursos naturais e financeiros, o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo, e a construção de uma política de compliance.

Mas também propicia os benefícios intangíveis, que são externalizados em forma de posicionamento de marca.

Leia também: Posicionamento de Marca X Posicionamento de Mercado: Entenda a diferença!

Benefícios do ESG no Marketing

Confira a seguir alguns dos benefícios que o ESG pode trazer para o Marketing da sua empresa.

Conscientizar sobre problemas sociais e ambientais

Os consumidores gostam de marcas que se posicionam e são transparentes com seus valores. Segundo a pesquisa Global Consumer Pulse, da Accenture, mais de 83% dos brasileiros compram de marcas alinhadas com seus valores pessoais.

Engajar o público

Uma marca que se posiciona a respeito de questões que são caras para seus consumidores tende a gerar muito mais conversação e interação com seu público do que aquelas que preferem não se comprometer, pregando a neutralidade.

Divulgar seu propósito

O ESG pode ser a forma perfeita de materializar o propósito de uma marca por meio de ações concretas. De transformar as palavras bonitas em ações efetivas para melhorar a vida de quem se relaciona com a sua marca.

Diferenciar a marca

Como já falamos, uma postura voltada ao cumprimento da agenda ESG ajuda a criar uma reputação melhor, atraindo e fidelizando clientes, e trazendo credibilidade para a imagem da marca.

Tudo isso colabora para uma percepção de diferenciação, além, claro, de agregar valor aos produtos e serviços oferecidos ao mercado.

Atrair e reter talentos

As empresas que adotam práticas ESG possuem, junto ao público, a percepção de imagem de bons empregadores, auxiliando sua marca a atrair talentos e a mostrar-se para o mercado como uma boa empresa para se trabalhar.

Gerar mais competitividade

Além de transmitir uma imagem de marca comprometida com o amanhã, manter compromissos ESG ajuda as empresas a estarem mais preparadas para receber investimentos públicos, alocar melhor seus recursos de longo prazo, ampliar produtividade e desenvolver melhores relações com fornecedores e parceiros.

Mas claro: para tudo isso acontecer, a adoção de uma agenda ESG precisa ir muito além do falatório. Neste post, temos algumas dicas para quem deseja sair do discurso e ir para a prática quando o assunto é ESG.

Como aplicar o ESG no Marketing?

A verdade é que já não é suficiente demonstrar interesse nos temas ambientais e sociais se isso não faz, de fato, parte da sua rotina dentro da corporação.

O “greenwashing” (estratégia de destacar uma característica sustentável de serviços ou produtos para camuflar práticas socio ambientalmente nocivas), é um exemplo de postura que muitas empresas adotaram com a onda de crescimento da atenção ao tema sustentabilidade, mas que é completamente repudiada pelos consumidores.

Empresas que aplicam o ESG no Marketing de forma efetiva já estão transformando sua percepção junto ao consumidor final.

Um dos cases mais relevantes no Brasil é o da Natura, que sempre teve uma pegada de preocupação com o meio-ambiente e o bem-estar dos envolvidos em sua cadeia de produção, mas passou a adotar isso como regra em todos os seus processos com um programa de ESG abrangente, que inclui ações como a redução da emissão de carbono, o uso de materiais reciclados e a promoção da diversidade e inclusão.

Existem muitos outros exemplos de marcas que já aplicam o ESG no Marketing de forma eficiente, mas o importante mesmo é saber como adaptar as estratégias para a realidade do seu negócio.

Confira nosso post: Cases globais de como a agenda ESG pode ser usada para conectar com consumidores

Implementar as diretrizes corretas para o uso do ESG no Marketing depende, primeiramente, da sua forma, meio e capacidade de atuação.

Cada tipo de empresa tem um perfil e características próprias que fazem com que a adoção do ESG Marketing seja diferente de um nicho para outro e de um formato de empresa para outro.

Aplicar as práticas ESG em um negócio B2B é muito diferente de aplicá-las em uma marca que vende para o consumidor final, por exemplo.

Conheça aqui algumas dicas para divulgar suas ações ESG no segmento B2B, e outras dicas para aplicar o ESG Marketing em empresas B2C.

Quer conhecer mais estratégias para alavancar sua marca e mostrar aos consumidores as boas práticas ESG da sua empresa? Converse com a WOOP! Juntos, podemos criar formas melhores e mais inteligentes de levar a sua marca ainda mais longe.

Para impulsionar sua marca, conte com a WOOP

Sobre o autor

admin

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.