O que é comunicação estratégica e qual a sua importância para a empresa?

Hoje o assunto é comunicação estratégica, um conceito que utiliza técnicas de comunicação para atingir objetivos organizacionais da empresa de forma eficaz. Ela tem como objetivo alinhar a comunicação com as estratégias da empresa, transmitindo mensagens consistentes com os propósitos organizacionais e com a imagem que a empresa deseja projetar ao mercado.

Nesse conteúdo você vai entender o que é comunicação estratégica, sua importância e porque investir nela é um passo importante para levar sua marca mais longe.

Mas, o que é comunicação estratégica?

O mercado se movimenta, a concorrência evolui e as empresas estão enxergando que mais do que uma oportunidade, investir em comunicação estratégica é uma necessidade.

A comunicação estratégica é uma ampla área da comunicação, que envolve identificação e segmentação de público, criação de campanhas publicitárias, divulgação de informações, criação de conteúdo para todos os canais e meios e relação com colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade.

Todo dia e a todo momento, sua marca tem algo a comunicar. A Comunicação Estratégica tem como objetivo levar a mensagem correta para um público específico, usando os canais mais assertivos, no momento mais adequado.

É fato que para criar contato, ser vista e lembrada e chegar até o público-alvo, a empresa precisa se comunicar de várias maneiras. Mas isso não significa que deva ser de qualquer forma, tudo que uma marca diz ou faz, provoca impacto direto na percepção do mercado.

É por isso que cada vez mais os gestores de pequenas, médias e grandes empresas têm direcionado tempo, energia e criatividade na comunicação estratégica dos seus negócios. Simplesmente porque esse é um caminho seguro e confiável para construir um posicionamento de marca que gera resultados comerciais e institucionais.

Quais são os pilares da comunicação estratégica? 

Agora que já sabemos o que é a comunicação estratégica e para que serve, que tal conhecer os pilares que a tornam mais eficiente e assertiva? 

  • Adequação – A mensagem certa só atinge o público desejado se utilizar o canal correto no momento mais adequado.  

 

  • Objetividade – Clarifique objetivos e defina metas. 

 

  • Consistência – Seja consistente na mensagem e no conteúdo. 

 

  • Planejamento – Desenvolva e siga um plano de comunicação que norteie as ações do dia a dia. 

 

  • Mobilização – A comunicação estratégica tem poder de mobilizar a economia, a política e a sociedade, gerando transformações positivas nessas áreas. 

 

  • Mensuração – Tão importante quanto ter metas e objetivos definidos, é acompanhar os resultados do processo. 

 

  • Alinhamento – Mensagem e linguagem visual precisam ter coerência entre si, para que atendam o objetivo e não gerem ruído.

 

Qual a importância da comunicação estratégica? 

Essa ferramenta de comunicação e marketing envolve uma série de ações definidas no planejamento estratégico empresarial, que utiliza diversos formatos de linguagem e símbolos, para atingir os mais diferentes objetivos e metas de médio e longo prazo. 

Os objetivos mudam, as metas são redefinidas, o público evolui, o mercado é imprevisível e as oportunidades surgem. Diante de tantas possibilidades, a importância da comunicação estratégica está, justamente, em entender o momento para saber o que, quando e como dizer.  

Uma empresa que precisa gerenciar uma crise certamente vai usar tom de voz e linguagem diferentes de uma que pretende se lançar em um novo mercado.  

Uma comunicação estratégica bem planejada e executada é essencial para a distribuição eficaz da informação, com precisão e transparência, garantindo que os processos sejam realizados adequadamente, evitando erros ou retrabalhos.  

Ela também padroniza a comunicação, simplificando o fluxo de dados, e ajuda a otimizar a imagem da empresa.  

Vantagens para investir em comunicação estratégica  

Separamos aqui as principais vantagens de investir nessa estratégia, confira a seguir. 

O mercado está cada vez mais competitivo 

Com o surgimento de novas soluções e empresas com modelos de negócio inovadores, ter uma comunicação bem pensada e estratégica é um dos diferenciais competitivos e questão de sobrevivência.  

Conversar com os consumidores mais exigentes 

O cliente sabe que tem o poder de escolher e até influenciar. Por isso, uma comunicação estratégica eficiente tem a capacidade de posicionar marca e produtos como diferenciados, mostrando que estão conectados e alinhados aos seus gostos, hábitos, crenças e preferências. 

Evitar erros que causam prejuízos 

Pequenos erros podem causar grandes danos financeiros e institucionais, determinando até mesmo o fim da empresa. Uma comunicação estratégica bem definida e alinhada ao propósito da marca, é fundamental para evitar problemas e transmitir o posicionamento com clareza.  

Melhora a presença de marca no mercado 

Uma comunicação estratégica eficaz prioriza o uso de canais pertinentes, a fim de otimizar ações que geram mais retorno de vendas e de imagem para a marca. Além disso:  

  • Melhora a relação entre todos os públicos; 
  • Constrói a imagem de marca empregadora ou marca de consumo; 
  • Cria uma apresentação pessoal mais positiva; 
  • Facilita processos de convencimento;
  • Afirma valores e pressuposições básicas; 
  • Gera a troca de informações com clareza; 
  • Melhora as atividades de liderança.

 

Ainda não investe em Comunicação Estratégica? 

Que tal dar o primeiro passo? Comece conhecendo mais sobre a importância de contratar um especialista para cuidar da comunicação da sua marca. Se quiser se aprofundar no assunto e entender como conversar com seus diferentes públicos de maneira assertiva, leia mais sobre Comunicação Não Violenta no Marketing 

Mas, se você já quer colocar em prática tudo que leu nesse conteúdo e levar sua empresa mais longe, conte com a Woop, que a gente leva sua marca ao infinito e ao além. 

Sobre o autor

admin

Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.