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Com tantas metodologias para criação e administração de projetos existentes, fica difícil ter conhecimento de cada uma delas para analisar qual é a melhor para o seu negócio, certo?
Uma dessas metodologias é o Design Thinking; focado na visão do cliente, é a metodologia que eleva o nível das empresas, sendo uma das mais relevantes da década.
Quer entender o que é Design Thinking e como aplicar essa metodologia na sua empresa? Então continue lendo esse conteúdo para deixar sua marca ainda mais forte no mercado.
O Design Thinking é uma metodologia que alinha o posicionamento de uma marca com o do consumidor.
A ideia dessa metodologia é compreender a perspectiva do consumidor, entender verdadeiramente quais são as soluções que o cliente necessita e sugerir com seus produtos ou serviços uma forma de solucionar esses problemas.
Quando bem estruturado em uma empresa, o Design Thinking tem a força de sugerir comportamentos e instigar que seu consumidor tenha necessidades que beneficiem sua marca.
Vamos para um exemplo prático. Imagine que você tenha uma sorveteria italiana em uma cidade X. Porém, com o aumento do interesse do consumidor em produtos saudáveis, suas vendas caíram.
Ao invés de abraçar métodos que solucionariam seu problema apenas a curto prazo, como promoções de 50% OFF, por exemplo, com base no Design Thinking, você compreendeu que seria melhor posicionar sua marca como a melhor solução com base na necessidade do consumidor.
Uma solução viável seria vender produtos com menor teor de gordura, por exemplo. Sorvetes industrializados não são a melhor solução para incrementar hábitos saudáveis, mesmo assim, a sua marca está apresentando uma alternativa que se assemelha com a necessidade principal: ser mais saudável.
Claro, esse é um exemplo superficial e que não foi desenvolvido com base em uma pesquisa bem estruturada, mas deixa o assunto mais claro para compreensão.
De forma resumida, o Design Thinking é uma alternativa que foca em se aproximar verdadeiramente do universo do consumidor respondendo, de modo criativo, aos desejos e às necessidades do cliente.
Vimos que compreender o universo do consumidor faz parte do Design Thinking, mas como faço isso na prática? Toda metodologia conta com uma estrutura base para que seu entendimento seja completo, para que todos os obstáculos sejam definidos.
Abaixo, separamos as quatro etapas principais para aplicação da metodologia:
Nesta etapa, o ideal é focar na compreensão de todos os dados do seu negócio, sendo muito indicado que seja realizada uma análise SWOT que defina pontos forte, pontos fracos, possíveis oportunidades e possíveis ameaças de um negócio.
Faça um apanhado de informações e opiniões e lembre-se: toda opinião conta nessa etapa, principalmente a de clientes!
Após evidenciar os pontos que não são tão legais da sua marca, entender suas oportunidades e compreender o cenário em que sua marca está inserida, chegou a hora de bolar novas estratégias.
Antes de definir o que fazer ou não, é preciso utilizar de técnicas de big data (para aumentar as chances de dar bons resultados), depois é só deixar a mente voar! Nessa etapa se encaixa o famoso “brainstorming” e a criação de mapas mentais.
Você já tem várias ideias legais, então chega a etapa de prototipação, ou seja, avaliar quais realmente serão eficientes para o seu negócio atual.
É bom definir um filtro para qualificar quais são as suas melhores propostas (como verba, tempo de produção e entre outros), assim fica muito mais fácil de colocar as ideias em prática.
Nesta etapa do Design Thinking, é preciso ter em mente que o foco é “prototipar” suas estratégias e não investir seu dinheiro nelas. Pense na prototipação como um test-drive de ideias no qual você verá quais são mais vantajosas para o futuro da sua marca.
Agora sim, depois confirmar quais são suas melhores opções, chega a hora de desenvolvê-las. Dica: confie no resultado alcançado depois das três etapas anteriores, confie no processo!
Como nem tudo é tão simples assim, o processo não acaba aqui. O Design Thinking possibilita resultados certeiros, mas ainda será necessário investir em comunicações assertivas, monitoramento constante e avaliação dos resultados obtidos.
Por avaliar muito bem o cenário em que seu negócio está inserido e gerar possibilidades criativas para resolver problemas do consumidor, o Design Thinking é uma estratégia que tem grande vantagem competitiva e baixo custo de execução.
Essa metodologia se torna saudável e sustentável pelo fato de testar as ideias antes de investir a verba disponível em tiros no escuro.
Além do resultado, que por si só já é MUITA coisa, o Design Thinking necessita da participação de toda a equipe, valorizando a opinião e a participação ativa dos funcionários.
Ou seja, além de melhorar a relação com os funcionários, o Design Thinking aumenta o envolvimento da equipe com a empresa em si.
Agora é só aplicar as etapas definidas, certo? Errado! Antes de partir para as etapas, é preciso que a empresa suporte o cenário ideal para o Design Thinking, ou seja, é preciso estar certo sobre a felicidade dos seus funcionários dentro da empresa.
Quando os colaboradores não se sentem confortáveis para expressar suas opiniões ou sentem-se infelizes com o que exercessem, raramente demonstram interesse em ajudar a empresa ou participar de interações.
Além da boa convivência, é preciso deixar ainda mais enraizado para a empresa o processo de coleta e análise de dados, para que assim conte com um histórico mais abrangente e forte para a etapa de Imersão.
Portanto, para aderir ao método, é necessário contar com uma cultura organizacional que realmente suporte o Design Thinking.
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