O que é phygital e por que ele pode ser o futuro da publicidade?

O mundo da publicidade vem recebendo atualizações constantemente para acompanhar a demanda das marcas e potencializar as vendas.

A estratégia da vez é o Phygital e, caso você não saiba ainda o que é, chegou o momento de saber tudo sobre a nova tendência do momento!

Além de compreender o que é o phygital, nesse conteúdo você verá exemplos de marcas que já estão colocando esta estratégia para funcionar e como adaptar essa tendência para a realidade do seu negócio.

O que é phygital?

Juntando o termo physical, físico em inglês, e digital, nasceu o phygital, uma estratégia de omnichannel que aumenta a imersão do consumidor na experiência, contando com ações digitais e físicas.

O conceito de estratégias digitais somadas as físicas não é algo novo na publicidade, mas a grande diferença entre essa abordagem e o phygital está na sua simultaneidade.

Estratégias de phygital envolvem a experiência do consumidor como um todo, possibilitando a interação tanto pela internet quanto pelo mundo físico. Ela envolve tanto a jornada digital quanto off-line do consumidor, proporcionando uma experiência em ambos os canais de venda.

Qual o efeito do phygital no mercado?

Como o phygital proporciona uma experiência ainda mais envolvente para o consumidor, de forma geral, ele impacta diretamente no mercado, transformando a forma como as empresas interagem com os consumidores, transformando-as em únicas, personalizadas e integradas.

Em outras palavras, para manter-se a par das inovações do mercado e conquistar novos consumidores, a empresa que aderir ao phygital precisa oferecer experiências aprimoradas, expandir o alcance e aumentar a eficiência operacional do negócio como um todo.

Como é uma estratégia de phygital na prática?

Uma estratégia de phygital envolve a integração cuidadosa dos elementos físicos e digitais, buscando criar uma experiência envolvente e unificada para os consumidores, como já citamos anteriormente.

Mas como é possível atingir isso na prática? Com a implementação de aplicativos e plataformas on-line que ofereçam recursos como pesquisa de produtos, informações detalhadas e opções de compra.

Parece bem abstrato de entender, mas é só pensar que ambos se complementam e criam uma vivência única e estratégica, e funcionam em conjunto e simultaneamente.

Além disso, o uso de dados coletados em ambos os ambientes permitem oferecer recomendações personalizadas aos clientes. É comum utilizar realidade aumentada e realidade virtual em suas estratégias, que proporcionam mais imersão do consumidor.

Outro exemplo de estratégia de phygital está na conexão entre os programas de fidelidade e a interação dos usuários nas redes sociais. Ao adotar essa abordagem, seu negócio pode oferecer uma experiência atraente e única, melhorar o engajamento e o valor para eles.

Conheça cases reais da estratégia de phygital

O phygital está revolucionando o mercado, tornando os diversos desejos do consumidor em realidade, como é o caso dos produtos ofertados pela Amazon.

Enquanto a gigante do e-commerce oferece livros digitais, ela também oferece livros físicos, atingindo dois segmentos diferentes de um mesmo nicho de consumidores.

Outro grande exemplo de phygital aplicado em marcas reais é o Amazon Go, presente nos Estados Unidos. Aprimorada pelo sistema de self-checkout, que permite que os clientes

realizem o pagamento de forma autônoma, a Amazon oferece aos seus consumidores a opção de visitar sua loja física para realizar compras ou retirar produtos evitando filas de espera.

Adaptando-se a tendência phygital, a exposição Drivethru.art, da ARCA e da Luis Maluf Art Gallery, possibilitou que as pessoas pudessem conferir as obras de 18 artistas sem que precisassem sair de seus carros.

Além disso, a exposição também contava com a possibilidade de visualização on-line por meio de um QR Code. Essa estratégia foi pensada para se adequar ao cenário da pandemia de 2020, mas ainda hoje é uma ótima referência de estratégia de phygital.

O importante de uma estratégia como esta é soltar a criatividade e sair do óbvio, como foi o caso da Bilibili e da Cygames, em Xangai.

As empresas se uniram para criar uma ação revolucionária em comemoração ao primeiro ano de um de seus jogos, projetando no céu um QR Code gigante, contando com 1.500 drones para sua exibição, que levava o usuário para o download do game.

Não existe limite para uma estratégia de phygital, o segredo é usar a sua criatividade.

Como começar a utilizar phygital na sua empresa?

Antes de implementar alguma ação de phygital é importante seguir uma abordagem com base em fontes confiáveis, realizando uma análise aprofundada do target, compreendendo suas preferências e comportamentos de consumo como um todo.

Assim você identificará mais facilmente os elementos físicos e digitais que podem ser integrados para proporcionar uma experiência envolvente.

Também é importante que a marca invista em tecnologias adequadas para permitir a integração entre esses espaços, como aplicativos móveis, telas interativas e soluções de realidade aumentada ou virtual.

Mas, claro, todas as estratégias precisam ser pensadas com base em um plano comunicacional eficaz para que seja possível, também, o monitoramento dos resultados e dos feedbacks dos consumidores, possibilitando realizar ajustes e melhorias contínuas na estratégia da marca.

E, para facilitar ainda mais a adesão de uma estratégia eficaz de phygital, é preciso contar com uma equipe especializada, como é o caso de uma agência de publicidade, como a Woop.

Na Woop, oferecemos serviços especializados de mapeamento e criação de estratégias para impulsionar o crescimento de negócios de diferentes segmentos.

Com base em nossa experiência e conhecimento, integramos os elementos físicos e digitais para criar uma experiência envolvente para nossos clientes, buscando sempre os levar mais longe.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa a explorar todo o potencial dos ambientes on-line e off-line.

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