Palavra-chave: uma estratégia essencial para aumentar os views no YouTube

Todo mundo, ou quase todo mundo, que quer encontrar algo na internet procura no Google, mas quando o interesse é em vídeos a maioria prefere o YouTube. É isso que faz dessa mídia social o segundo site mais acessado do Brasil e do mundo.

Sabe o que o buscador mais famoso do planeta e a plataforma de vídeos que mais cresce têm em comum? Um inteligente e eficiente mecanismo de pesquisa que faz a diferença nas estratégias de SEO do seu negócio. Afinal, ter conteúdo de vídeo relevante é importante para gerar engajamento, mas escolher a palavra-chave é essencial para aumentar os views no seu canal do YouTube.

Números, números, números e… palavras-chave!

Com mais de 2 bilhões de acessos mensais e mais de um bilhão de horas de conteúdo em vídeo consumidas diariamente, o YouTube é atualmente o que a televisão e o rádio já foram um dia. Uma mídia de massa acessível, popular e democrática, com a diferença de que agora o usuário escolhe o que, quando, como e onde assistir.

Pessoas das mais diferentes classes, etnias e idades procuram vídeos do seu interesse na palma da mão, totalizando 70% dos acessos via dispositivos móveis.

Que tal mais alguns números surpreendentes?

  • Os usuários do YouTube coletivamente assistem a mais de 46.000 anos, em tempo de vídeo, por ano.
  • O YouTube está disponível em 80 idiomas diferentes.
  • A empresa oferece versões locais da plataforma em mais de 100 países.
  • A cada minuto, 400 horas de vídeo são enviadas para o YouTube.
  • 58% da Geração Z(1995 a 2010) e 42% dos jovens Millennials (1980 a 1995) aumentaram o uso do YouTube desde 2020.
  • Até esse momento, o YouTube tem mais de 200 milhões de canais ativos.

Com tantos vídeos criados e enviados, como fazer o seu canal ser encontrado, visto, curtido, assinado e compartilhado? Com criatividade, conteúdo relevante e uma estratégia de SEO assertiva na escolha das palavras-chaves!

Otimize a busca, maximize os views no YouTube

O consumo de vídeos já corresponde a mais de 80% do tráfego da internet e o YouTube tem influência direta nesses números, pois conta uma gigantesca infraestrutura de tecnologia capaz de entregar conteúdos para bilhões de usuários, em todas as regiões do mundo, simultaneamente.

Mas não basta só criar o vídeo, jogar no canal e acreditar que os views vão cair do céu. Segundo dados do Hootsuite, a relevância do conteúdo para as pessoas é 1,6 vez mais importante do que o valor da produção.

Contudo, apenas um bom conteúdo não é garantia de maior engajamento, nem aumento de visualizações. Afinal, seu público precisa encontrar o seu vídeo. Adivinha como fazer isso? Exatamente, com palavras-chave, que basicamente é o que separa o problema, necessidade ou desejo do seu público-alvo da solução, produto ou serviço que sua empresa oferece.

Então, se o seu objetivo é usar o poder do YouTube para levar sua marca mais longe, confira 7 dicas para aumentar os views do seu canal.

 

  1. Use as ferramentas certas para pesquisar as melhores palavras-chaves

Criar um vídeo para o YouTube é como uma receita e as palavras-chave são um dos ingredientes que fazem o prato dar certo. Ferramentas como Ubersuggest, Google Trends, Keyword Tool, SEMrush, Ahrefs e Google Keyword Planner mostram as palavras mais utilizadas em buscadores e apresentam as melhores combinações, além de uma análise da concorrência. Considere isso ao definir o tema para o seu conteúdo em vídeo! 😉

 

  1. Considere as sugestões automáticas do YouTube

O próprio YouTube já é uma alternativa para pesquisa. O campo de busca geralmente oferece sugestões automáticas que são baseadas nas buscas mais populares entre os usuários. Essa é uma maneira de selecionar palavras-chave para o seu vídeo e complementá-las com outras ferramentas de pesquisa.

 

  1. Preste atenção na concorrência

Analisar os conteúdos que as marcas concorrentes estão produzindo é outra forma de descobrir palavras-chave relevantes para o seu vídeo. Para facilitar a identificação, observe o título dos vídeos ou acesse o código fonte da página e visualize as tags que foram incluídas.

As tags podem ser verificadas clicando com o botão direito do mouse na tela. Clique em “Exibir Código Fonte da Página” e, quando abrir toda a página com a HTML do site, procure por “keywords” no código ou pressione ctrl + f e digite ‘palavras-chave’ ou ‘keywords’ na caixa de busca. Essas tags também contribuem com o algoritmo do site e possuem bons resultados de alcance, engajamento e ranqueamento.

 

  1. Não esqueça das tags

Depois de produzir e subir o vídeo é hora de adicionar o título, a descrição e as tags, também conhecidas como palavras-chaves. As tags são essenciais para aumentar alcance e melhorar o posicionamento do seu conteúdo nos buscadores. O ideal é usar entre 6 e 8 tags, intercalando entre curtas e longas, e não extrapolar o limite de 120 caracteres.

  1. Use a palavra-chave no título e na descrição do vídeo

Sempre que houver espaço para colocar texto inclua suas palavras-chaves nele. A presença das tags no título e na descrição ajudam o algoritmo a interpretar o conteúdo e recomendá-lo aos usuários.

Já reparou que o Google, ao invés de texto, sugere vídeos nos resultados principais das páginas de pesquisa quando entende que um conteúdo no formato audiovisual é mais eficaz? Para alcançar esse status, siga formatos de conteúdo que atendem melhor as dores, desejos e objetivos dos internautas, como tutoriais, “faça você mesmo”, resenhas e conteúdos divertidos.

 

  1. Todo conteúdo serve de inspiração

As palavras-chave dos conteúdos postados no seu site ou blog podem servir como base para definir as palavras-chave usadas no seu vídeo, pois estes textos já estão otimizados e vão ajudar o seu canal. Pesquise essas tags já usadas em outras plataformas dentro do YouTube para entender os resultados oferecidos, analisar títulos e tipos de conteúdo e saber se a palavra-chave pode melhorar o posicionamento do seu vídeo.

  1. Crie playlists com vídeos relacionados

Criar playlists, além de organizar o seu conteúdo, ajuda a aumentar o alcance e, consequentemente, os views de outros vídeos seus com temas semelhantes. Além de melhorar o número de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos, e também, uma forma de ajudar o algoritmo a interpretar e valorizar a palavra-chave, aumentando o desempenho nas buscas do site.

Para medir a performance da sua estratégia, use o YouTube Analytics, que apresenta resultados e facilita o entendimento sobre o que deu e não deu certo.

Saiba mais sobre SEO e entenda como as palavras-chaves bem usadas podem fazer o seu canal no YouTube decolar.

Que tal um WOOPGRADE?

 

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