Gostou deste artigo?
Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo especial e GRÁTIS.
Discurso alinhado ao propósito, estratégia de comunicação traçada e linguagem definida. Saber o que, como e para quem falar é importante, mas não é em qualquer lugar que a sua marca vai ser vista ou ouvida.
As redes sociais oferecem diversas opções para conectar você ao seu público. E sim, você pode estar presente em todas elas, mostrando seu jeito de ser e fazer, e também seus produtos ou serviços, desde que isso faça sentido com o que você produz ou vende. Mas em uma delas a sua voz precisa se destacar, para fortalecer a sua personalidade e construir um relacionamento genuíno, sincero e humanizado com o seu cliente. Se você ainda está à procura desse canal, continue lendo e descubra porque o Telegram pode ser a rede ideal para sua marca.
Antes de falar o que é o Telegram, que tal alguns números? Meta de 1 bilhão de usuários até 2022, 365 milhões de downloads em 2019, 27% de presença nos celulares do Brasil. E pra finalizar: 200 milhões de usuários mensais. É como se quase toda a população do Brasil usasse essa rede. Então, porque não levar sua marca aonde muitos dos seus clientes estão?
O Telegram nada mais é que um aplicativo de mensagem. Mas também é muito mais que isso. Desenvolvido com base na melhor experiência do usuário, a marca tem criptografia aplicada em toda a sua comunicação e garante não vender informações a terceiros, priorizando a máxima privacidade e segurança de quem usa a ferramenta.
O que diferencia essa rede dos concorrentes são seus diversos recursos e possibilidades, que agilizam o contato com o cliente e ajudam a estreitar relacionamentos entre pessoas e marcas.
Pelo Telegram é possível enviar mensagens de texto, vídeo, imagem e áudio em qualquer tipo de arquivo (mp3, zip, rar, doc, etc.), de até 1,5gb cada. Por estar hospedado na nuvem, é possível acessá-lo a qualquer hora, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, como celular, tablet e computador, pois está tudo sincronizado.
A conta pode ser personalizada no Telegram com o nome da empresa, o que facilita a localização pelos usuários e ainda gera um link no site da empresa, para contato direto com a equipe.
Outra grande vantagem é a possibilidade de criar grupos com até 200 mil usuários e enviar mensagens para um público amplo e segmentado em uma mesma conversa. Para auxiliar a equipe de vendas, também é possível gerenciar as conversas para a empresa, podendo apagar mensagens, editá-las, controlar o fluxo dos usuários e fixar temas mais importantes.
Com esse recurso é possível automatizar mensagens e integrá-lo como ferramenta de atendimento ao cliente. O aplicativo traz uma série de bots já programados, mas também permite a criação de bots exclusivos para a estratégia de prospecção, vendas e relacionamento da marca. Crie mensagens, customize enquetes, pesquisas e informativos.
Para otimizar o tempo, o Telegram permite que o usuário seja avisado somente quando for mencionado no grupo. Ainda é possível localizar facilmente as mensagens clicando na hashtag.
Conteúdos úteis, relevantes e segmentados podem sem transmitidos em grande quantidade de forma pública ou privada. Para facilitar a identificação, as mensagens enviadas contêm o nome e fotos usadas no canal.
O Telegram disponibiliza um recurso que permite marcar mensagens como “não lida”, permitindo encontrá-las para que sejam respondidas posteriormente.
Voltando aos números, o índice de rejeição dos usuários do Telegram para relacionamento com marcas é de 1%, um dado que fortalece sua aceitação. Muito usado para disseminar conteúdo segmentado por veículos de comunicação, o aplicativo reúne recursos que o qualificam como uma poderosa ferramenta de marketing. Pode tanto ser estratégico para auxiliar em vendas complexas como ERPs e soluções de tecnologia, quanto comercial para vendas mais comuns, mas que exigem um canal de comunicação ágil e confiável entre empresa e cliente.
Divulgação de promoções, lançamentos e condições exclusivas, anúncio de recall, oportunidades de negócio, notícias por afinidade, pesquisas de interesse, atendimento humanizado, etc. Tudo segmentado e com a máxima privacidade para sua marca se fazer presente. Afinal, quem não é visualizado, não é lembrado.
Agora que você já sabe o que é o Telegram, como ele funciona e tudo que permite fazer, é hora de aproveitar o momento atual para mesmo a distância, se conectar e se aproximar do seu cliente. O aplicativo é confiável, a segmentação é fácil e a interação é ágil. Só falta definir a melhor estratégia para chegar no seu cliente e fazê-lo sentir-se especial e ouvido.
Quer entender mais sobre o que estamos falando? No nosso blog a gente conta mais sobre comunicação Human to Human.
Para ficar por dentro das notícias e tendências de comunicação que podem inspirar sua marca a ir mais longe, assine nossa News.
Publicitário nostálgico contemporâneo, pai de gato e usuário de all star. Otimista incorrigível, se dedica a entender coisas que um dia saberá, talvez.