Por que ter um blog: entenda a importância para a sua empresa

“Afinal, por que ter um blog se já tenho um site?” Essa é uma dúvida comum entre gestores e donos de empresas, pois muitos ainda desconhecem a relevância dessa ferramenta.

Como consequência disso, boa parte deles acredita que ter um site já é o suficiente para trazer visibilidade à marca.

Mas a verdade é que a empresa pode estar perdendo muitas oportunidades de negócio, caso ainda não tenha um blog. Essa é uma estratégia bastante promissora do marketing digital e que pode trazer mais resultados do que se imagina.

Quer entender melhor sobre por que ter um blog para empresa? Continue a leitura deste post, pois vamos te explicar tudinho. Vem!

O que é um blog?

Antes de apresentarmos os motivos, vamos te contar o que é um blog. Resumidamente, podemos dizer que é uma página on-line para compartilhar conhecimento sobre um determinado tema, que é subdividido em categorias conforme o mercado de atuação da marca.

Um dos grandes diferenciais do blog é que você pode se aprofundar mais nos conteúdos, indo além das informações básicas sobre as características de produtos e serviços. Por exemplo, se a empresa oferece soluções para a Indústria 4.0 o universo de temas pode ser dividido em automação industrial, inteligência artificial e outras tecnologias que fazem parte desse universo.

Cada conteúdo publicado no blog é chamado de post, que é composto por textos, imagens, links e até formatos audiovisuais. Classificamos esses posts como artigos e eles devem possuir leitura dinâmica, palavras-chave e outras estratégias de SEO.

Outra característica importante de um blog é a frequência de atualização, ou seja, é essencial estabelecer uma frequência periódica e seguir um calendário de postagens para que não haja uma grande divergência entre a quantidade de posts de um mês para o outro.

Desse modo, a frequência de publicações pode ser mensal, semanal ou até diária. Tudo depende dos objetivos da empresa e dos resultados que ela deseja atingir, combinado?

Também é válido dizer que a maioria dos blogs fica dentro do site da empresa, na parte onde está posicionado o menu. Assim, ele é facilmente encontrado pelos usuários que estão navegando pelo site.

Mas por que ter um blog para empresa?

Agora que você já entendeu o que é, vamos compreender por que ter um blog para empresa é importante?

Uma pesquisa feita pela Content Trends apontou que as empresas que utilizam blog aumentam em 3,7 vezes o número de visitas do site em comparação às que não possuem.

Com base nisso, separamos alguns dos principais motivos que fazem do blog uma estratégia fundamental para aumentar a visibilidade de uma empresa. Confira:

Aumenta a autoridade

Ao abordar um determinado tema, com certa frequência e trazendo informações relevantes, a empresa mostra que é referência no mercado de atuação e, portanto, ganha mais visibilidade.

Dessa forma, aumenta a sua autoridade e atrai mais leitores para o blog que podem se transformar em futuros clientes.

Traz mais oportunidades de negócios

Lembre-se de que ao ganhar mais visibilidade, a empresa também aumenta as chances de gerar oportunidades de negócios. Como você deve saber, os clientes passam pela jornada de compra, o blog ajuda o cliente em potencial a chegar cada vez mais perto do momento de compra. Isso porque ele passa a ser nutrido com informações relevantes, como veremos a seguir.

Nutre seu cliente em potencial

Ao gerar conteúdo você estará nutrindo o seu cliente em potencial, ou seja, aquela pessoa que tem interesse no seu produto ou serviço, com informações a respeito do seu mercado de atuação.

Assim, você vai estar conquistando a confiança desse cliente em potencial, e quando ele decidir que chegou a hora de adquirir determinado produto ou serviço, certamente vai lembrar da sua empresa.

Melhora o posicionamento nos buscadores de pesquisa

Quando se tem um blog para empresa e as estratégias de marketing de conteúdo são utilizadas corretamente aumentam as chances de indexação nos buscadores de pesquisa, como o Google.

Ou seja, a sua marca aparece com mais frequência nos resultados de pesquisa, melhorando o posicionamento da empresa na internet e fazendo com que as pessoas encontrem a sua marca com mais facilidade.

Contribui para captação de leads

Com os artigos sendo acessados constantemente por diversas pessoas o blog é uma

excelente opção de canal para captar novos leads. Com usuário já interessado pelo conteúdo, fica muito mais fácil de induzi-lo a baixar algum material relacionado ao assunto, que funciona como uma isca para captação de novos contatos. Assim, você pode ir nutrindo esses leads utilizando a estratégia de inbound da empresa.

Conte com a Woop Comunicação para construir o blog para empresa

Como vimos, ter um blog é essencial para uma empresa que deseja aumentar sua visibilidade, autoridade e as oportunidades de negócios. Mas se você acredita que é algo burocrático de se fazer ou simplesmente não possui tempo disponível, conte com o apoio de uma agência.

Com forte consolidação no mercado e 12 anos de experiência, a Woop Comunicação possui uma equipe de profissionais especializados em marketing de conteúdo, SEO e outras estratégias de marketing digital para a criação do blog para sua empresa.

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