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O avanço das novas tecnologias permitiu que as organizações desenvolvessem uma série de estratégias para se aproximar do cliente e otimizar o processo de compra.
Nesse sentido, com o uso crescente de dispositivos móveis, é fundamental pensar sobre navegabilidade, rapidez e facilidade de acesso às páginas da empresa.
Assim, responsividade e adaptabilidade das telas mobile são grandes soluções para quem deseja aumentar os resultados e oferecer uma experiência positiva para o usuário.
Por isso, criamos este artigo que abordará o conceito e os benefícios do site responsivo e do site mobile, indicando qual o ideal para a sua empresa. Continue por aqui e confira!
A responsividade é um conceito da área de design que serve para definir uma técnica de organização do layout de uma página na internet, que sofre modificações para se ajustar à tela do usuário.
Essa adaptação permite que sejam preservadas a coesão de informações e qualidade dos elementos, independente do dispositivo em que a página estiver sendo acessada — desktop, ou mobile.
Essa ação promove uma melhor navegação, experiência e compreensão da utilização do site por parte do usuário.
Garantir uma boa navegabilidade é importante para que o cliente permaneça nas páginas e volte a fazer negócio com a empresa. A seguir, listamos algumas vantagens de optar pelo formato responsivo.
Quando fazemos uso do site responsivo, utilizamos somente uma URL. Ou seja, em vez da criação de um site para desktops e outro para dispositivos móveis, existe apenas um que se ajusta para atender a todas as telas.
Por isso, os custos do investimento da criação e manutenção de um site responsivo é consideravelmente menor, comparado a de um site mobile.
Mais uma vez, o fato de possuir apenas uma versão faz do site responsivo uma boa alternativa, no que diz respeito a atualizações e manutenções. Aqui, elas são, geralmente, mais simples e rápidas, exceto nos casos específicos que demandam mais trabalho.
Um site responsivo, quando desenvolvido de modo coerente, é capaz de suprir as necessidades dos usuários, independente do local em que eles estejam acessando a página.
Logo, por fazer uso de um único domínio, os acessos são contabilizados para fins de autoridade e, consequentemente, a página será melhor ranqueada nos sites de busca.
Apesar de ser uma grande solução de navegação entre os vários dispositivos existentes, o site responsivo também tem as suas desvantagens. Confira algumas delas:
Mesmo que a sua empresa conte com um grande e competente time de desenvolvedores, o tempo de carregamento de uma página responsiva pode ser maior.
E, como esse fator depende do local em que o usuário navega, o seu acesso pode sofrer interrupções ou lentidão, resultando no abandono da página.
A velocidade variável — característica das páginas responsivas — faz com que sites de busca, como o Google, reduza a relevância do seu site nos resultados das pesquisas.
Uma boa velocidade e navegabilidade são fatores importantes que os buscadores utilizam para ranquear os sites nas melhores posições.
O tópico mencionado anteriormente impacta na taxa de conversão, diminuindo-a. Sabemos que a demora no carregamento acarreta dificuldade de interação com a página.
E que, por sua vez, gera o abandono do cliente, aumentando a taxa de rejeição e fazendo cair a taxa de conversão, prejudicando os lucros do negócio.
O conceito de site mobile sugere que ele deve estar, necessariamente, vinculado a outra URL. Assim, a empresa terá dois sites, um voltado para o ambiente desktop e outro para dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Essa opção desenvolve páginas simplificadas, que melhora a agilidade no carregamento e facilidade na interação do usuário. Além disso, possuem um layout focado no processo de conversão, para que as compras sejam realizadas de modo rápido e seguro.
A simplicidade dos códigos desenvolvidos nos sites mobile e seu foco na conversão faz com que essa solução traga resultados positivos para as empresas. A seguir, separamos algumas vantagens principais.
Por não necessitar levar em consideração a exibição do conteúdo de uma página para telas maiores, o site mobile possui menos linhas de programação.
Dessa forma, tudo é pensado para rodar em dispositivos móveis — por esse motivo, os elementos, como imagens, são menores — fazendo com que o desempenho do carregamento do site seja excelente.
As possibilidades oferecidas pelos smartphones — como as telas touch screem —, permitem uma customização diferenciada, que facilita a navegabilidade e otimiza processos.
Dessa forma, é possível realizar pagamento por meio da leitura de um leitor de QR code ou tornar dados mais seguros utilizando métodos de reconhecimento facial.
A simplicidade e facilidade de acesso do site mobile faz com que o cliente realize as suas compras rapidamente. Isso interfere de modo positivo nos resultados da empresa e promover a fidelização do público.
Embora apresente diversos benefícios, a utilização do site mobile também apresenta algumas desvantagens. Confira a seguir.
As características dos sites mobile são muito particulares. Ou seja, a programação, os elementos da página e, por vezes, o conteúdo são próprios desse tipo de site.
Além disso, quando uma empresa opta por desenvolver duas páginas — uma para desktop e outra para mobile —, o trabalho de desenvolvimento se duplicará.
Todos esses fatores elevam o custo de investimento, que contempla os serviços de manutenção e mesmo os de publicidade.
A duplicidade de domínios de uma única empresa na internet faz com que os mecanismos de busca, como o Google, entender que são sites diferentes. Isso significa dividir a autoridade do site, o que pode acarretar em diminuição do tráfego nas páginas.
De acordo com informações do DataReportal no estudo Digital 2023 Global Overview, o uso de internet no Brasil está crescendo ano após ano.
Nesse cenário, os usuários de internet no aumentaram 7,1 milhões (o que representa um crescimento de 4,1%) entre 2022 e 2023, totalizando 181,8 milhões de pessoas conectadas em todo país.
Além disso, o estudo aponta que existe um total de 221,0 milhões de conexões móveis ativas no Brasil no início de 2023. Esses números oferecem para nós um panorama de como as pessoas estão cada vez mais conectadas e realizando diversas tarefas pelos seus smartphones.
Portanto, realizar a otimização dos sites para esses dispositivos é essencial na busca pela melhoria de resultados em qualquer organização.
A utilização do modelo mobile em um contexto de massificação da utilização dos dispositivos móveis gera uma grande oportunidade de crescimento do negócio e ajuda a empresa a aprimorar a sua relação com o público.
Se você deseja criar um site estratégico para a sua empresa, entre em contato e faça a sua marca decolar!