Tendências de marketing 2022: veja o que estará em alta

A revolução digital foi um processo que transformou profundamente o comportamento da sociedade e a forma como nos comunicamos.

Durante a pandemia do COVID-19 já podemos afirmar que uma segunda onda de transformações relacionadas ao universo digital foi trazida a galope, antecipando para as tendências de marketing de 2022, ações que estavam previstas para os próximos anos.

Devido à necessidade de isolamento e a dependência dos processos digitais, tendências que demorariam anos para chegar já estão em uso no mercado. É o caso, por exemplo, da vídeo transmissão, que ganhou uma dimensão inimaginada antes do processo pandêmico.

Essa forma de comunicação foi aprimorada ao longo destes dois últimos anos para se adaptar ao tipo de conteúdo e formato que os usuários mais consomem. Falamos um pouquinho sobre essas mudanças de comunicação nesse post aqui, onde trouxemos algumas das tendências do pós-pandemia.

5 Tendências de marketing em 2022 para você investir

Pensando nas tendências de marketing para os próximos anos, precisamos ter em mente que mesmo com o mundo em plena transformação e o processo de retorno à vida “normal” em andamento, é muito provável que os comportamentos que foram aprendidos no período da pandemia não deixem de existir.

Assim, marcas e produtores de conteúdo devem se adaptar a esse novo cenário, tendo a empatia e a flexibilidade de incluir as pessoas que não se sentem seguras para retornar a um contato presencial.

De acordo com as previsões relacionadas à tecnologia, esse mercado só tende a crescer. Ou seja, ferramentas para esse novo cenário de comunicação com certeza não vão faltar. Quer ver?

1. Social selling

 

As vendas por meio das redes sociais já existiam antes da pandemia, mas foram reforçadas e ganharam a atenção de um público, que antes não cogitava nem fazer compras online, quanto mais pelas redes sociais.

Uma das tendências de marketing em 2022 é o social selling que, apesar de se tratar de vendas online, vale ressaltar que não deve ser usado como uma estratégia para fechar vendas de forma rápida, mas como uma forma de construir um relacionamento duradouro.

O objetivo do Social Selling é levar o usuário a transitar pelas etapas do funil de vendas e, apenas ao final, fechar um negócio. Dessa forma, o usuário não realiza apenas uma compra, mas se torna de fato um consumidor da marca e replicador da sua essência.

 

  2. Marketing de vídeo

Não é segredo que o conteúdo em vídeo é o que mais engaja os usuários. O processo pandêmico apenas acelerou essa tendência, já que é uma forma rápida e fácil de consumir conteúdo e garantir entretenimento – o que as pessoas precisaram muito durante o isolamento.

Daqui para a frente, a tendência é de que os usuários se tornem cada vez mais interessados nesse formato, e que as marcas passem a apostar mais em sua criação.

3. Bots

As chamadas “pessoas virtuais” vieram para auxiliar as empresas em seus processos de atendimento ao consumidor. Durante a pandemia, quando a força de trabalho precisou se manter em casa, eles foram grandes aliados para manter o atendimento das empresas.

Conhecidos como “chatbots” (ou robôs de conversa), eles tornam a comunicação muito mais ágil e fazem com que o atendimento ao cliente seja possível 24h por dia, 7 dias por semana, por meio de qualquer canal, como WhatsApp, chat ou redes sociais.

Com a ascensão dos bots, muitas marcas adotaram essas personalidades como garotos-propaganda, fazendo com que o consumidor se familiarize com suas imagens e sinta-se mais próximo da “persona” que os atende de forma virtual. É o caso da Lu, chatbot do Magazine Luíza.

A ideia é que os robôs estejam cada vez mais aprimorados para tornar as conversas mais naturais e facilitar a vida tanto dos consumidores quanto das empresas.

4. Experiência por voz

A conexão com personalidades “que não existem” ganhou força com os assistentes virtuais. Não é à toa que Alexa, Siri e Cortana ganharam nomes tão “pessoais”. A ideia destas assistentes é que sejam como uma amiga que te ajuda com tudo que você precisa.

Em um cenário que deixou as pessoas carentes de relacionamentos humanos, a possibilidade de contar com uma voz conhecida dentro da sua casa ou junto de você onde quer que você vá se torna um atrativo enorme.

As marcas precisam perceber o potencial desta ferramenta para estarem em contato com os consumidores aderindo a essa tendência de marketing.

Um exemplo disso é o investimento em SEO. Como as assistentes virtuais citam apenas os primeiros resultados da busca em uma pesquisa por voz, por exemplo, se tornou cada dia mais importante estar bem ranqueado nos mecanismos de busca.

Seja por meio do posicionamento nas pesquisas ou investindo na produção de conteúdos de áudio e podcasts, há muitas possibilidades para utilizar as assistentes virtuais como parcerias da sua marca.

5.  Estratégias omnichannel

É claro que você já sabe que sua marca deve estar presente em diversos canais diferentes. Mas será que você está integrando todos estes canais da forma correta? Seu cliente transita pelos canais de forma fluída e tem facilidade de fazer o que precisa por meio de qualquer um deles?

É isso que a estratégia omnichannel leva em conta. Cada vez mais, é importante garantir que o consumidor possa escolher por qual canal deseja se relacionar com sua marca, e que tenha uma experiência plena e satisfatória em qualquer um deles.

E a sua marca? Já aposta em alguma dessas estratégias e tendências? Conta para a gente!

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Sobre o autor

Cláudia Dezorzi

Cláudia Dezorzi

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