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Mais de 2,6 bilhões de downloads, cerca de 1 bilhão de usuários ativos, sendo quase 17 milhões somente do Brasil. Esses são os números surpreendentes do TikTok, uma rede social que virou fenômeno em todo o planeta e já é uma das dez maiores do mundo.
Cantores, artistas, humoristas, esportistas, ativistas e influencers já estão na rede, criando conteúdos divertidos que geram engajamento, interação e identificação com o seu público. Com cada vez mais usuários, a pergunta que fica é: TikTok para marcas: é hora da sua empresa entrar nessa dança?
Se o seu público está lá, a resposta é sim! Afinal, quanto mais canais a sua marca usar para conversar e se relacionar com o seu público, melhor.
Mas lembre-se: antes da sua marca entrar em qualquer rede social, é preciso fazer um estudo sobre os canais em que a sua persona costuma estar presente. O TikTok, por exemplo, é perfeito para marcas mais descoladas, infantis ou joviais que querem gerar uma maior aproximação.
E isso não se limita a um tipo de negócio específico, pode ser uma marca de roupa, brinquedo, um restaurante e até determinadas indústrias.
Estar no app que deixou Instagram, Facebook e WhatsApp para trás e se tornou a rede social mais baixada do mundo em número de downloads, com certeza, é um bom negócio. Várias marcas já estão usando o TikTok para se aproximar dos seus clientes com uma linguagem jovem, moderna e divertida.
O TikTok virou febre em todo o mundo pelo seu formato, que é focado na criação e veiculação de vídeos curtos (15 a 60 segundos), com diversos efeitos e recursos de edição.
Isso não significa que basta criar um videozinho e postar. É preciso pertinência, criatividade, autenticidade, bom humor e aquela dose de bom senso para que todos se divirtam junto com a sua marca.
A verdade é que, assim como diversas outras redes sociais, o TikTok oferece oportunidades para todos os segmentos. No entanto, entender que se trata de uma plataforma na qual o entretenimento norteia o teor do conteúdo é essencial para não gerar frustrações ou eventuais cancelamentos por uma linguagem extremamente comercial, que coloca o público como só mais um lead.
Um dado interessante é que 41% dos usuários do TikTok são da geração Z, com idade ente 16 a 24 anos. Segundo o relatório do Think With Google, a publicidade tradicional não funciona mais com esse público, sendo o conteúdo de engajamento nas redes sociais a solução mais viável para atingi-lo. O relatório também aponta que 64% dos usuários preferem vídeos de marcas que sejam autênticos e que reproduzam a realidade.
Uma música com refrão chiclete ou uma batida marcante são indispensáveis na criação de conteúdos que engajam e viralizam.
Vale lembrar que o TikTok é uma plataforma peculiar e exige um conteúdo diferente dos criados para as demais redes sociais. Por isso, esqueça a linguagem formal ou os vídeos muito montados. O que o público gosta é de espontaneidade, vídeos caseiros, gravados do celular e editados com os recursos, filtros e ferramentas do próprio aplicativo.
A dica é: não pense no seu vídeo como uma propaganda do seu produto ou serviço, mas como um conteúdo criado para a sua marca conversar, divertir e entreter o seu público sem perder a sua essência.
Nem tudo é dancinha ou coreografia. Embora esse tipo de conteúdo seja bem comum, existem diversas outras maneiras de engajar o seu conteúdo, como mostrar bastidores do dia a dia do seu negócio, aproveitar o meme do momento e usar situações do cotidiano para divertir o seu público.
O TikTok não funciona à base de curtidas, e sim de engajamento. Dessa forma, além de caprichar no conteúdo, é sempre bom utilizar um CTA para incentivar os usuários a comentarem, clicarem no link e se inscreverem.
Se o seu concorrente já está no TikTok, é bom se apressar. Se ele ainda não está, é bom se apressar também. Afinal, essa rede social pode ser uma grande oportunidade para a sua marca aparecer e engajar com o seu público.
Além de criar os seus próprios conteúdos, outra alternativa que tem apresentado bons resultados e que grandes marcas têm apostado é na parceria com tiktokers conhecidos, que contam audiência e notoriedade.
3 dicas para sua marca engajar no TikTok:
Nestas ações, os participantes usam #, gravam um desafio e postam no TikTok. O “convite-desafio” pode ser o que a imaginação permitir, desde um passo de dança até a dublagem de um áudio. A ideia é fazer o desafio “bombar” entre os usuários, aumentando o alcance e o engajamento do seu conteúdo.
Os influenciadores digitais são essenciais na estratégia comunicação das empresas atualmente. Para fazer o seu conteúdo chegar onde você deseja, é preciso ter o cuidado de escolher o tiktoker com perfil e linguagem mais adequados aos valores da sua marca.
A exemplo das demais redes sociais, o TikTok também oferece a opção de anúncios pagos. São vídeos de 9 a 15 segundos que podem ser pulados e que têm os seus resultados medidos pela quantidade de cliques em um link, número de impressões ou vídeos visualizados, taxa de cliques e engajamento.
O que faz do TikTok uma rede social tão diferente das demais é a combinação de formato e conteúdo que, além de entreter os mais diversos públicos, oportuniza a humanização das marcas com vídeos que apostam na experiência do usuário.
Já que estamos falando tanto sobre se aproximar do consumidor e criar experiências, aproveite e leia também o nosso artigo sobre Human Experience, o conceito que está mudando a maneira de fazer o marketing.
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Publicitário nostálgico contemporâneo, pai de gato e usuário de all star. Otimista incorrigível, se dedica a entender coisas que um dia saberá, talvez.