Tudo o que você precisa saber sobre SEO em 2021

Nesta época do ano, é comum ouvirmos falar sobre as tendências de SEO em 2021. Mas você sabe, realmente, o que isso quer dizer?

Em primeiro lugar, vamos ao conceito de SEO (Search Engine Optimazation): é um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma página no topo do ranking do Google. Para tal, é imprescindível que haja uma boa estratégia de marketing digital que envolva desde a criação de conteúdo e construção de autoridade até a experiência do usuário.

Quando uma página é bem posicionada, ela aumenta consideravelmente as chances de atrair e converter leads, uma vez que ela gera um grande alcance orgânico para o site. Porém, o Google atualiza frequentemente os seus parâmetros, e, além do algoritmo mudar o tempo inteiro, o comportamento e as preferências do usuário também sofrem alterações.

O lado bom é que existem inúmeras pesquisas que nos ajudam a ficar por dentro das tendências e descobrir quais serão as novidades de SEO em 2021.

SEO em 2021: confira as atualizações e saiba como ranquear em primeiro lugar!

Você já deve ter ouvido falar sobre o Google BERT, o novo algoritmo de pesquisa do Google. Ele é considerado a maior mudança da plataforma nos últimos cinco anos e promete ser uma das grandes atualizações de SEO em 2021.

Basicamente, o BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers) surgiu com o intuito contribuir para que as pesquisas sejam entendidas de modo mais humano. Contudo, fica o alerta para as empresas: antes, o principal objetivo era pensar e dar foco à palavra-chave, diferentemente da nova realidade em que devemos pensar em usá-la da maneira mais natural possível. Agora, ao invés de focarmos na otimização SEO para conteúdos web, todos os esforços deverão ser direcionados à qualidade das produções e da linguagem utilizada.

Dando sequência nas atualizações de SEO em 2021, em uma análise publicada pela Rock Content, a qualidade da experiência que você oferece aos visitantes do seu site será um dos fatores mais importantes e é o que ajudará a sua empresa a manter um bom posicionamento no ranqueamento do Google.

Porém, vale ressaltar que a criação de um conteúdo relevante e valioso para o usuário, também é uma tendência de SEO em 2021. Aliás, essa é uma tendência atemporal, ou seja, ela nunca mudará. Por isso, é muito importante que você foque em um conteúdo rico e ofereça exatamente o que os usuários estão buscando. Dessa forma, você estará garantindo a satisfação dos visitantes ao entrarem em seu site.

Outro ponto importante para fazer com que o Google perceba a qualidade das suas páginas é que elas devem seguir os fatores E-A-T. Mas o que isso quer dizer?

  1. Que os seus conteúdos devem ser criados por uma equipe que entenda do assunto. (Expertise)
  2. Que a sua página seja uma referência no mercado. (Authoritativeness)
  3. Que a sua marca conquiste a confiança do público. (Trustwirthness)

 

Portanto, foque em uma equipe que seja especialista no assunto de SEO. Afinal, o Google vai priorizar páginas que ofereçam um conteúdo especializado.

Feito isso, é hora de voltarmos lá para o terceiro parágrafo deste tópico e falarmos sobre a famosa “experiência do usuário”. Vamos lá?!

Esclarecendo dúvidas sobre a Experiência do Usuário (UX)

Conforme vimos anteriormente, a experiência do usuário será uma das principais tendências de SEO em 2021.

Quando falamos em experiência do usuário (UX), estamos falando de uma experiência rica e eficiente. Ou seja, para maximizar seus resultados de SEO em 2021, você deverá investir em páginas estáveis, interativas e de carregamento rápido. Até porque, o Google preza pela melhor experiência para os seus usuários.

Isso contribui para que os algoritmos valorizem aquelas páginas com melhor usabilidade e velocidade de carregamento, fazendo com o que os robôs associem tudo isso e transformem em sinônimo de qualidade.

SEO em 2021: foco nos dispositivos móveis

Você sabia que, desde 2019, o mecanismo de pesquisa do Google prioriza a versão para dispositivos móveis de um site, considerando-a como a versão primária e, consequentemente, deixando a versão para desktop em segundo plano?

Pois é! O número de pessoas que acessam a internet pelo smartphone não para de crescer. Aliás, de acordo com um estudo publicado pelo World Advertising Research Center, a estimativa é de que em 5 anos mais de 50% dos internautas acessarão a internet somente por seus smartphones.

Com base em todas essas informações, podemos entender que a experiência de pesquisa móvel precisa ser tão eficiente e satisfatória quanto a experiência de pesquisa no desktop. Certo?

Portanto, se o seu intuito é sair na frente da concorrência, a hora é agora. Otimizar o conteúdo e as configurações do seu site para dispositivos móveis garantirá que a sua página se mantenha no ranqueamento do Google, e, consequentemente, isso trará bons resultados para a sua empresa.

Em tempos de tantas mudanças como o que estamos vivendo, manter-se atualizado é a melhor forma para dar o pontapé inicial rumo ao sucesso. Para saber mais sobre os hábitos de consumo e tendências de comunicação pós-pandemia, baixe o nosso infográfico.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a utilização do SEO em 2021? Então envie uma mensagem pra gente. Ficaremos felizes em ajudar!

Sobre o autor

Anah Molinari

Anah Molinari

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